close
logorovivo2

Rondônia participa do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Rondônia participa do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

DA REDAÇÃO

21 de Novembro de 2009 às 10:12

Rondônia participa do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

FOTO: (Divulgação)

O Estado será representado pelo Instituto Federal, com sete trabalhos e artigos
 
 
Dois ônibus levam à Brasília a delegação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que vai participar do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento será realizado do dia 23 a 27 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal, e reunirá estudantes, professores e pesquisadores de 13 países. Os campi Ariquemes, Ji-Paraná e Colorado do Oeste apresentarão trabalhos que serão vistos por um público estimado em 15 mil pessoas.
 
Em processo de expansão, o Instituto está em seis municípios de Rondônia com os campi Porto Velho e Vilhena (em construção), os campi Ariquemes, Ji-Paraná e Colorado do Oeste e o Núcleo Avançado de Cacoal. A expectativa do reitor do Instituto, professor Raimundo Vicente Jimenez, é que em 2010 seja implantado o Núcleo Avançado do Iata, no município de Guajará-Mirim.
 
Para o reitor, a participação do Instituto no Fórum Mundial é uma grande conquista. “Vamos mostrar que Rondônia tem produção de conhecimento científico, tecnológico e cultural de grande valor gerado pela educação de qualidade oferecida pelo Instituto”, destacou.
Entre os trabalhos que serão apresentados, está a ‘Experiência educativa Heron de Alexandria’, de alunos do Curso Técnico de Agropecuária do Campus Colorado do Oeste, em que, de acordo com os professores-orientadores, possibilita o entendimento da aplicabilidade de um estudo da antiguidade na atualidade. 
 
Programação
 
23/11 – Segunda-feira
19h – Abertura no Ginásio Nilson Nelson, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apresentações da Escola de Teatro Bolshoi e do Grupo Tholl - Trupe Circense.
 
Nos dias seguintes, a programação será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com:
 
Conferências - Durante três dias, 42 conferencistas de quatro continentes debatem os três temas do evento: Educação, Desenvolvimento e Inclusão.
 
Debates temáticos - Especialistas de todo o mundo discutem subtemas do Fórum.
 
Atividades autogestionadas - Realização de ações paralelas como seminários, debates, palestras e oficinas propostas pelas mais de 200 instituições integrantes do Comitê Organizador.
 
Atividades culturais – Espaço para apresentação de artes cênicas, música, artes visuais, filmes, lançamento de livros, rodas de leitura e moda.
 
Feira gastronômica - Oficinas gastronômicas e exposição de produtos fabricados nas escolas da rede federal de educação profissional.
 
Mostra de Inovação – Estudantes apresentam projetos com perfil inovador em tecnologia.
 
Paulo Freire – Caravana da Anistia - Julgamento especial do processo de anistia política do pedagogo e educador Paulo Freire.
 
Biblioteca – O Espaço Nilo Peçanha receberá doação de livros para formação do acervo de educação profissional da Biblioteca Nacional de Brasília.
 
Pôsteres – Exposição de trabalhos científicos, relato de projetos ou estudos em andamento.
 
Feira Economia Solidária – Associações e cooperativas apresentam seus produtos. 
                                                  
 
Para mais informações acesse: www.ifro.edu.br ou www.mec.gov.br/fmept

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS