close
logorovivo2

Estudante de Rondônia atua como parlamentar por 05 dias após vencer disputa de elaboração de projeto de lei - Foto

Estudante de Rondônia atua como parlamentar por 05 dias após vencer disputa de elaboração de projeto de lei - Foto

DA REDAÇÃO

12 de Novembro de 2009 às 15:25

Estudante de Rondônia atua como parlamentar por 05 dias após vencer disputa de elaboração de projeto de lei - Foto

FOTO: (Divulgação)

Durante esta semana, de segunda (9) a sexta-feira (13) uma aluna Maria Jarlane Soares Monteiro, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marcelo Cândia, de Porto Velho, é deputada federal. Essa é uma experiência reservada aos alunos das escolas públicas e particulares pelo Programa Parlamento Jovem Brasileiro.
 
O número de participantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à quantidade de deputados federais que REPRESENTAM uma Unidade Federativa da qual faz parte o aluno. Rondônia, que é representada por oito deputados federais, direito tem um participante um, vaga conquistada pela Jovem Parlamentar da Escola Marcelo Cândia, Cujo mandato está sendo cumprido e vai até sexta-feira.

 

A iniciativa é dos Deputados da Câmara, um tendão de Finalidade de possibilitar aos alunos de 16 a 22 anos, matriculados no 3 º ano do Ensino Médio uma oportunidade de disputar uma vaga para viver a experiência de participar das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados, durante o período de uma semana. Um estudante portovelhense venceu uma disputa com uma Elaboração de um projeto de lei que dispõe sobre a "Instalação de Painéis Solares para o Armazenamento e Uso da Energia Solar", demonstrando visão ambiental.

De todos os Projetos de Leis selecionados no Estado de Rondônia, chegou-se a três finalistas. Na decisão, Maria Jarlane enfrentou dois Concorrentes de peso: Cátia Queli Volkweis, da Escola Jayme Peixoto de Alencar, de Extrema, que Apresentou projeto dispondo sobre "Criação de Viveiro de Mudas" e, Daniele Estácio Barbosa, aluna da Escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, de Nova Brasilândia, com o Projeto de Lei que dispõe sobre "Política de Desenvolvimento Sustentável".

 

Durante os cinco dias de duração da legislatura, uma jovem deputada de Rondônia terá uma oportunidade de viver o dia-a-dia dos-parlamentares brasileiros no desempenho de suas Funções Legislativas. A tramitação de projetos dos jovens parlamentares (inclusive o dela) será, sempre que possível, sob as normas regimentais dos Deputados da Câmara.

O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado Anualmente, é uma iniciativa do Deputado Lobbe Neto, regulado pelo Ato n. º 49/04 da Mesa e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados.
 
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS