close
logorovivo2

CULTURA - Governo participa de conferências em 30 municípios

Em duas semanas percorrendo o interior do estado a equipe de técnicos da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – Secel participou das Conferências Municipais de Cultura em 30 municípios rondonienses

DA REDAÇÃO

12 de Novembro de 2009 às 08:20

CULTURA - Governo participa de conferências em 30 municípios

FOTO: (Divulgação)

Em duas semanas percorrendo o interior do estado a equipe de técnicos da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – Secel participou das Conferências Municipais de Cultura em 30 municípios rondonienses.
A meta do Governo do Estado era articular a participação de pelo menos metade dos municípios nessa discussão sobre os rumos da política pública para a cultura brasileira. “Conseguimos articular as conferências em mais municípios do que esperávamos. Disponibilizamos técnicos que participaram das conferências como palestrantes e no apoio a organização dos eventos. Agora estamos na fase de organização da etapa Estadual e queremos promover um grande encontro dos produtores e gestores culturais de Rondônia para apontar políticas públicas que atendam as necessidades de nosso estado”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Os municípios que realizaram as conferências municipais são: Chupinguaia, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso, Rio Crespo, Alto Alegre do Parecis, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Castanheiras, São Felipe D’Oeste, Vilhena, Ji-Parará, Guajará-Mirim, Jarú, Presidente Médici, Cacaulândia, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta do Oeste, Machadinho, Buritis, Vale do Anari, Porto Velho, Mirante da Serra, Costa Marques, Vale do Paraíso, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Colorado D’Oeste. “Alguns municípios maiores já estão envolvidos no processo de desenvolvimento cultural. Portanto, nossa maior conquista foi estreitar o diálogo com os municípios menores que ainda estão no processo inicial de discussão sobre conceitos culturais. A exemplo dos pequenos grandes municípios de Chupinguaia e Buritis, que deram uma aula de mobilização da sociedade civil e de produção cultural com seus artistas, produtores e gestores públicos”, destaca Luis Gouveia, gerente de cultura.
Entre as demandas apresentadas pelos delegados que participaram das Conferências Municipais as mais citadas foram: falta de mecanismos de financiamento, de capacitação para concorrer a editais públicos e a necessidade de cada município e do governo do estado criarem Leis de Incentivo a Cultura, Conselhos de Cultura, Fundos de Cultura e elaborarem um Planos de investimento no setor.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS