close
logorovivo2

Bancada de Rondônia promove nesta sexta-feira III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas

Bancada de Rondônia promove nesta sexta-feira III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas

DA REDAÇÃO

17 de Setembro de 2009 às 09:51

Bancada de Rondônia promove nesta sexta-feira III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas

FOTO: (Divulgação)

Em sua terceira edição, o Simpósio "Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas", acontece nesta sexta-feira (18), das 9H30 às 17H no auditório da OAB, localizada à Rua Paulo Leal 1300, Bairro Nossa Senhora das Graças, Porto Velho, Rondônia. O evento é uma realização da Bancada de Rondônia no Congresso Nacional em parceria com a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados. Neste III Simpósio "Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas pretende-se dar ênfase às diversas experiências práticas de desenvolvimento sustentável, com propostas concretas para aperfeiçoar essas ações na região amazônica, levando em conta as mudanças climáticas.
Para debater sete temas, entre eles: O Meio Ambiente, desenvolvimento e a quebra do paradigma produtivo; A remuneração pelos serviços ambientais e a posição do país na Conferência de Copenhagen; Os órgãos de fomento e obras do PAC e as suas conseqüências na economia regional, a médio e longo prazo; configuração territorial do Estado de Rondônia e o anseio de regiões pela emancipação municipal; As unidades de conservação, seus problemas, sua proteção e as potencialidades que elas geram para a sociedade; As políticas econômicas e sociais da União e suas conseqüências para a economia local e Sustentabilidade e Ecoturismo foram convidados além dos parlamentares da Bancada de Rondônia representantes do ministério das Cidades, Minas e Energia, Meio Ambiente, Agricultura, Casa Civil, Incra, DNIT,FUNASA, Secretaria Municipal e Estadual do Meio Ambiente, ONG’S, especialistas na área de sustentabilidade, infraestrutra e turismo.
Retrospecto_O I Simpósio "Amazônia e Desenvolvimento Nacional" foi realizado em 2007 e resgatou o Plano Amazônia Sustentável (PAS), trazendo para o Parlamento o debate em torno da Amazônia.  Já o II Simpósio "Amazônia tratou do Desafio do Modelo de Desenvolvimento, quando foram abordadas questões como transportes, ciência e tecnologia, com consideráveis avanços nessas áreas.
O novo modelo de desenvolvimento da Amazônia deve ter como primado o respeito e a valorização da potencialidade de seu imenso patrimônio natural e sociocultural. Desenvolver a região, deter o processo de desmatamento tornando economicamente viável a preservação dos ecossistemas e da floresta em pé, são enormes desafios para nós, brasileiros, somente alcançáveis mediante a participação de todos: governos federal, estadual e municipal, lideranças políticas, setor produtivo, academia e sociedade civil. Já é tempo de transformar todo o potencial da região em medidas concretas que possam reverter a situação de miséria da maioria dos 25 milhões de habitantes da Amazônia, preservando a sua grande diversidade ambiental e suas ricas tradições. Isso é o que esperam as futuras gerações, e a realização deste III Simpósio será, com certeza, mais uma valiosa contribuição nesse sentido, priorizando a Amazônia no projeto de construção nacional.                               

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS