close
logorovivo2

Audiência sobre a coleta seletiva do lixo nesta terça-feira na Assembléia

Audiência sobre a coleta seletiva do lixo nesta terça-feira na Assembléia

DA REDAÇÃO

10 de Agosto de 2009 às 14:35

Audiência sobre a coleta seletiva do lixo nesta terça-feira na Assembléia

FOTO: (Divulgação)

Deputados, prefeitos, vereadores, empresários, catadores de lixo, professores, palestrantes e pessoas ligadas ao meio ambiente debatem nesta terça-feira (11-08), no plenário da Assembléia Legislativa em Porto Velho, sobre projeto da ‘Coleta Seletiva do Lixo’, de autoria do deputado estadual Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia. A audiência pública está marcada para começar às 15 horas. O deputado Tiziu aguarda pela presença de aproximadamente 500 pessoas.
O objetivo da audiência pública é debater como a comunidade em geral a respeito da coleta seletiva do lixo, tema o qual o deputado quer conscientizar a população. “Vamos fazer explanações de como funcionará o projeto, principalmente de que forma as empresas, órgãos públicos, condomínios, hospitais serão obrigados a fazer a separação do lixo, de forma diminuir os danos causados à natureza bem como ajudar a saúde pública”, explanou. Além desses benefícios, disse Tiziu, a implantação do projeto deve gerar de imediato em torno de três mil empregos diretos e indiretos.
Questionado sobre a criação desse projeto de lei, Tiziu Jidalias contou que a idéia surgiu durante uma das viagens que realizava pelo interior do Estado. O deputado disse que ficou observando a imensa quantidade de madeira estragada. A partir daí estendeu essa visão para outros tipos de materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados, mas que acabam desperdiçados. “É triste observar baterias, garrafas, pedaços de ferro, pneus, latas e, principalmente o lixo hospitalar degradando o meio ambiente. O projeto vai obrigar as empresas, condomínios, hospitais, órgãos públicos a fazer a separação do lixo”, afirmou o deputado, acrescentando que o próximo passo será um projeto de lei para criar usinas de tratamento de lixo. Tiziu disse que foram convidados os prefeitos e vereadores dos 52 municípios, como representantes da população.
Um dos palestrantes será vice-presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) e prefeito de Nova União, Luiz Gomes, que fará explanações a respeito de aterro sanitário. Representantes de associações de catadores de lixo e de órgãos ligados ao meio ambiente também farão palestras.
Final de semana
O deputado Tiziu Jidalias teve extensa agenda neste final de semana. No sábado pela manhã o parlamentar participou da cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária de Ouro Preto do Oeste, na companhia do governador Ivo Cassol e do senador Expedito Júnior. À tarde Tiziu participou de outra cavalgada, em Jorge Teixeira. À noite o deputado participou da Exposição Agropecuária de Rolim de Moura, novamente acompanhado de Cassol e Expedito. Tiziu destacou o crescimento das feiras agropecuárias em Rondônia, que fomentam a economia das cidades. “Fico contente em saber que os hotéis ficam lotados; que a comida acaba mais cedo nos restaurantes; que os bares estão vendendo mais. Enfim, é muito bom saber que o dinheiro está girando na cidade”, comentou. No domingo Tiziu esteve presente na 4ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross, em Jaru.
 
 
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS