close
logorovivo2

São Lucas abre inscrições para acadêmicos candidatos às bolsas do PIBIC

São Lucas abre inscrições para acadêmicos candidatos às bolsas do PIBIC

DA REDAÇÃO

10 de Julho de 2009 às 12:20

São Lucas abre inscrições para acadêmicos candidatos às bolsas do PIBIC

FOTO: (Divulgação)

A Faculdade São Lucas está com inscrições abertas aos pesquisadores interessados em concorrer às bolsas de iniciação científica para o período de agosto de 2009 a julho de 2010. Para concorrer às bolsas do PIBIC, o pesquisador deve encaminhar, à Secretaria do PIBIC/FSL (Bloco Murici – 2º andar), no horário das 8h30 às 11h30, o projeto contendo, em um só arquivo, a Carta de Aceite do Orientador, o Formulário de Cadastramento do PIBIC, o Resumo do Projeto de Pesquisa, o Cronograma de Execução e Plano de Trabalho Diferenciado para cada Candidato, estando todos em conformidade com as condições estabelecidas no Edital e acompanhado de uma cópia do CPF do candidato, Currículo Lattes do orientador contendo a produção científica (desde janeiro de 2004). O prazo para inscrição se estende até o dia 22 deste mês e os alunos que forem indicados a concorrer à bolsa devem, obrigatoriamente, preencher o formulário de cadastramento acadêmico disponível no site www.saolucas.edu.br até esta data.
 
O PIBIC tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo; estimular pesquisadores a envolver estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição. O CNPq considera a Iniciação Científica um programa voltado para o aluno e não para o pesquisador, tendo em vista que a bolsa se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos alunos a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida, como o conhecimento é adquirido. Esse objetivo é conseguido pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa.
 
O CNPq acredita que essa vivência ajudará o aluno a ver e entender o mundo sob o prisma da ciência, tendo em vista que a Iniciação Científica é, em essência, um programa de desmistificação cultural, avesso a dogmas, destinado a esclarecer e completar a formação intelectual dos alunos. Para concorrer às bolsas oferecidas pelo PIBIC, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação e ser indicado pelo orientador, apresentar desempenho acadêmico, comprovado através de histórico escolar atualizado, com coeficiente de rendimento global igual ou superior a sete inteiros (7,0). A seleção final será realizada pelo Comitê Externo e Comitê Institucional da FSL, mediante análise detalhada dos documentos apresentados, parecer do Comitê Institucional e classificação do orientador. A aprovação final das bolsas concedidas pelo CNPq deverá ser feita em reunião conjunta do Comitê Externo e Comitê Institucional com a presença do Coordenador Institucional.
 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3211-8006, no horário das 8h30 às 11h30.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS