close
logorovivo2

Ex-aluna da São Lucas faz Especialização em Fisioterapia na Emergência na Unifesp

Ex-aluna da São Lucas faz Especialização em Fisioterapia na Emergência na Unifesp

DA REDAÇÃO

30 de Junho de 2009 às 13:26

Ex-aluna da São Lucas faz Especialização em Fisioterapia na Emergência na Unifesp

FOTO: (Divulgação)

A fisioterapeuta Luciana Gusmão Medeiros, graduada na Faculdade São Lucas, faz o Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia na Emergência na Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Segundo Luciana Gusmão, trata-se de um curso ao estilo residência médica, tendo em vista a que a maior parte do tempo atua no Pronto Socorro, Enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Paulo, da Unifesp. Além do trabalho realizado na área de emergência, Luciana diz que ainda atua em plantões de 24 horas no hospital. “O curso aplica a teoria, mas na maior parte do tempo atuamos com atividades práticas no Hospital São Paulo. O curso exige uma dedicação muito grande, mas a experiência compensa todo o esforço”, comenta.
 
O trabalho do profissional fisioterapeuta em Pronto Socorro é uma novidade no mercado de trabalho e Luciana Gusmão faz parte da terceira turma do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia na Emergência oferecido pela Unifesp. “É mais um campo de trabalho que começa a ser oferecido ao fisioterapeuta”, diz Luciana. As aulas se estendem até fevereiro de 2010, mas Luciana Gusmão antecipa que pretende fazer outros cursos na área hospitalar cardiorrespiratória, sempre em busca da especialização mais ampla em sua profissão. “Está sendo muito gratificante”, acrescenta. 
 
Luciana Gusmão obteve aprovação para pós-graduação na Unicamp e na Unifesp, preferindo a segunda opção. Fazer Pós-Graduação em São Paulo sempre esteve nos planos de Luciana. Tanto que, após a conclusão do curso de graduação na Faculdade São Lucas, seguiu para São Paulo, junto com as amigas Gisele Alves Neves (faz o mesmo curso na Unifesp), Camila Patriota Ferreira (faz pós-graduação na Unicamp) e Charlene Mateus (que cursa pós-graduação na Unaerp em Ribeirão Preto). Natural de Porto Velho, Luciana Gusmão quer aproveitar todas as oportunidades. O pai Marcellin Medeiros (Macalé) faz questão de destacar que a base profissional de sua filha foi obtida na São Lucas. “A Faculdade São Lucas deu a estrutura com a formação acadêmica de Luciana”, diz. Marilene Pinto Gusmão, mãe de Luciana, destaca o espírito de liderança e a determinação de sua filha em atingir seus objetivos. “Ela sempre foi muito estudiosa e determinada”, salienta.
 
O Professor Doutor Marcelo Rubira, coordenador do curso de Fisioterapia da São Lucas, diz que Luciana fez parte de uma turma diferenciada e homogênea. “Eram alunos muito aplicados e dedicados”, registra. Segundo Rubira, Luciana sempre entendeu a necessidade de aprofundar seus conhecimentos para ser destaque na área profissional, principalmente porque sempre soube trabalhar em equipe. “Não adianta ser bom se não souber interagir”, observa o professor. Aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Luciana Gusmão sempre teve um perfil arrojado.
 
Referência
 
Marcelo Rubira observa que a Faculdade São Lucas, apesar de ser uma instituição de ensino superior ainda nova, já é consagrada porque soube implantar um ritmo forte em seu curso de Fisioterapia, com a visão de garantir resultados significativos aos seus alunos. “Tanto que obteve nota máxima em avaliação do MEC”, acrescenta. No Enade, o curso de Fisioterapia da São Lucas é um dos três melhores em toda a Região Norte, enquanto que em nível nacional está entre os 25 melhores. “O reflexo é o desempenho dos acadêmicos formados na instituição”, destaca o coordenador Marcelo Rubira.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS