close
logorovivo2

Porto de Porto Velho apresenta projeto de modernização e expansão junto ao DNIT em Brasília

Porto de Porto Velho apresenta projeto de modernização e expansão junto ao DNIT em Brasília

DA REDAÇÃO

29 de Maio de 2009 às 14:44

Porto de Porto Velho apresenta projeto de modernização e expansão junto ao DNIT em Brasília

FOTO: (Divulgação)

Em reunião realizada neste mês de maio em Brasília, com a Diretoria de Planejamento e Aquaviária do DNIT, Consórcio Enersus, Grupo Executivo do PAC, Ministério das Minas e Energia, Ministério dos Transportes e Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia, foram apresentadas as reais necessidades do Porto para o recebimento dos equipamentos importados das Hidrelétricas.

O projeto de modernização do Porto já está em andamento desde 2006, com a alocação de emendas, mas que, por motivos de contingenciamento do orçamento federal, não foram liberadas. Sendo assim, a saída encontrada foi alocar estes recursos dentro da verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). No projeto constam a construção de dois módulos com mais 115 metros de cais flutuante, empilhadeiras de 40 toneladas, duas rampas charriot, guindaste sobre rodas, pá mecânica, porta conteineres, asfaltamento dos pátios, recapeamento do asfalto dos outros pátios e outros equipamentos. Junto com o projeto de modernização do Porto, está sendo viabilizado também o projeto de ampliação, com a construção de um terminal remoto de cargas, 30 km a jusante do Rio Madeira.
O novo terminal terá 2,5 km de frente para o Rio Madeira, tendo no total, 5 milhões de metros quadrados, e faz parte do projeto de expansão que consta no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Porto Velho. Serão construídos terminais para graneis sólidos, fertilizantes, clinquer e cimento, combustíveis, conteineres e cargas em geral.
Para se ter uma odeia, os dois terminais de granéis sólidos têm o tamanho do Porto atual. No projeto também constam uma área destinada para instalações industriais, administrativa, reserva ambiental, estacionamentos e outros. De acordo com o governador Ivo Cassol, "o Estado tem que pensar e planejar o futuro, e este projeto contempla o desenvolvimento de Rondônia", enfatizou o governador.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS