close
logorovivo2

Aparício Carvalho integra mesa de honra durante abertura da Semana de Enfermagem

Aparício Carvalho integra mesa de honra durante abertura da Semana de Enfermagem

DA REDAÇÃO

15 de Maio de 2009 às 15:58

Aparício Carvalho integra mesa de honra durante abertura da Semana de Enfermagem

FOTO: (Divulgação)

O diretor das Faculdades FIMCA, Aparício Carvalho juntamente com a coordenadora de Enfermagem da Instituição, Josefa Ramos, docentes e cerca de 400 acadêmicos do curso prestigiaram na noite de ontem (13 de maio) a cerimônia de abertura da Semana de Enfermagem promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RO) no auditório da unidade III da Uniron. 
 
Com o tema “Perspectiva da enfermagem no Contexto Atual do Estado de Rondônia”, o evento contou com a presença de professores, acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), entre outras instituições de ensino superior, profissionais da área e associados do COREN da capital e interior.
 
Compondo a mesa de honra, o presidente do COREN/RO, Francisco Carlos Morais, representantes das quatro instituições de ensino que promovem cursos na área de saúde, entre eles Aparício Carvalho, diretor das Faculdades FIMCA, das secretarias de saúde do governo e município, da Assembléia Legislativa e do Senado Federal, assim como do Ministério Público.
 
De acordo com a presidente da comissão do Conselho, Givanilde Nogueira o evento mobilizará profissionais da saúde tanto na área de enfermagem quanto de medicina, com uma ampla programação que inclui: mesa redonda, palestras, workshops e programação cultural em seus quatro dias. A programação será encerrada no dia 16 com o baile dos enfermeiros.
 
A coordenadora do curso de Enfermagem da FIMCA, professora Josefa Ramos ministra palestra sobre o tema Fatores que estão interferindo no desenvolvimento das atividades do profissional     de enfermagem diante das mudanças econômicas e sociais do Estado.
 
“Participamos ativamente das atividades da Enfermagem assim como da organização do evento e da programação, no apoio financeiro e logístico. Na quinta-feira, sexta e sábado participaremos das mesas de debates sobre as mudanças em Rondônia em relação à Enfermagem e as qualificações para os profissionais da área”, ressaltou Josefa.
 
O presidente do COREN/RO, Francisco Carlos Morais explicou que anualmente a entidade comemora a semana de Enfermagem promovendo eventos onde são apresentadas inúmeras atividades como palestras. “Este ano buscamos parcerias com as faculdades formadoras que nos apoiaram integralmente e que contribuem para a formação de excelentes profissionais não apenas para Rondônia, mas também para atuarem em outros estados”.
 
Morais destacou a importância do evento para os profissionais e estudantes de Enfermagem que poderão participar das discussões em torno das perspectivas da profissão tendo como ponto de vista a nova realidade de Rondônia e do crescimento do estado. “Durante estes quatro dias discutiremos se estamos preparados para estas mudanças” afirmou.
 
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho falou que “o encontro promovido pelo Conselho em parceria com todas as faculdades de Enfermagem de Rondônia objetiva a união de acadêmicos e profissionais enfermeiros, traz novidades no sentido congregar novas idéias”.
 
Aparício afirma que o número de enfermeiros que se formam no estado é elevado e que mesmo assim os municípios são carentes desse profissional. “Então, Rondônia com seu crescimento na área acadêmica tem proporcionado a formação profissionais qualificados que certamente poderão suprir estas necessidades. Parabenizo ao Conselho e todas as faculdades representadas no evento por meio de seus acadêmicos e professores que têm a oportunidade de participar de uma nova era profissional e educacional”.
 
Durante seu discurso na abertura do evento, Aparício falou que ética é fundamental assim como o respeito ao paciente.
 
Um dos destaques da Semana será a apresentação teatral do grupo Anjos da Enfermagem baseada no texto “A revolta da caixa de sabão em pó”, de Simone Mamede. A programação oficial que terá início nesta quinta-feira (14) e se encerrará no sábado (16), com a premiação dos Trabalhos Científicos que serão apresentados durante o período do evento.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS