close
logorovivo2

Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima

DA REDAÇÃO

1 de Dezembro de 2008 às 08:00

Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima

FOTO: (Divulgação)

ACRE

Policiais aprendem a combater terroristas

A partir de segunda-feira, 1º dezembro, a delegada Sônia Ribeiro, do Grupo Antiassalto da Polícia Civil (Gapc), participa de uma oficina de combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo para delegados de polícia de todo o Brasil.

O evento tem como palco o auditório do Hotel Travel, localizado na Rua Borges Lagoa, 1.206, Vila Clementina, São Paulo, e contará com a participação de delegados de polícia de todos os Estados. Sônia Ribeiro será a representante do Acre.

O curso, financiado pelo Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ONLD), visa principalmente a dotar os policiais de conhecimento da lavagem de dinheiro e ao conseqüente financiamento ao terrorismo.

Como palestrantes, participarão William Terra de Oliveira, promotor público do MP de São Paulo, o juiz federal José Baltazar Júnior, além do promotor de justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Social, Eduardo Gazinelli.

No curso, que terminará na quinta-feira, dia 4, os delegados terão conhecimentos de financiamento ao terrorismo, sistemas formais de remessa de dinheiro, produção de prova, enriquecimento ilícito, sindicância patrimonial, gestão de casos, sigilo bancário e outros.

AMAZONAS

Manauaras ficam sem transporte coletivo nesta segunda-feira

A cidade de Manaus amanheceu sem ônibus circulando nesta segunda-feira (01/12). A greve iniciou no domingo (30) como estratégia dos Sindicato dos Rodoviários para cobrar dos empresários o pagamento da primeira da primeira parcela do 13º salário dos 8,5 mil trabalhadores. Alguns veículos começaram a circular após às 06h em apenas alguns pontos da cidade.

Uma liminar concedida no início da noite de ontem, pelo desembargador Eduardo Eduardo Pena Ribeiro, obriga a circulação de 40% da frota (cerca de 520 veículos) a partir das 6h de hoje, o que não aconteceu. Fátima Pereira, 23, enfermeira, moradora da zona Oeste de Manaus, declarou que chegou no ponto de ônibus às 5h30 e até às 6h30 não havia passado nenhum ônibus.

- Se era 40% que deveria funcionar isso não aconteceu. Fiquei uma hora na parada de ônibus e não passou nenhum, de linha alguma. Se eu quis trabaçhar tive que pegar um táxi porque a empresa em que trabalho se prontificou pagar -, afirmou a enfermeira.

Os empresários alegam que só poderam fazer o pagamento se conseguirem da prefeitura de Manaus para aumentar a tarifa de R$ 2 para R$ 2,50.

Greve

No início da noite de ontem, os rodoviários realizaram nova assembléia-geral, em frente à garagem  da empresa Transamazônica, antiga Eucatur, na zona Norte da capital, e decidiram pela greve por tempo indeterminado até que os empresários depositassem o 13º da categoria.

O prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, informou em entrevista à Rádio Amazonas FM, que as próprias empresas apoiaram a greve. "Quem entrou na Justiça do Trabalho foi a Prefeitura, e não as empresas como deveria ser. Das sete garagens, seis colocaram 40%, a Eucatur não colocou nenhum".

Serafim Corrêa informou ainda que o ato não vai mudar em nada a questão do aumento na terifa de ônibus. "O aumento será discutido apenas em fevereiro de 2009. Não há hipótese de haver aumento este ano. Não se pode confundir 13º com aumento de tarifa. O 13° é uma derterminação trabalhista.

De acordo com o prefeito, hoje (01/12), às 10h, o Ministério do Trabalho fará uma reunião entre patrões e empregados no ministério. "O encontro será para uma negociação, que aliás, foi decidida na sexta-feira (28), depois novamente no domingo (30), e não foi cumprida.

RORAIMA

Estudante morre em acidente de trânsito

A estudante de Jornalismo da Faculdade Atual da Amazônia, Nathalia da Silva de Alcântara, 20, faleceu na manhã de ontem, após se envolver em um acidente de trânsito na Rua Barão do Rio Branco, Centro. Nathália foi socorrida e levada para o Pronto Socorro Estadual Francisco Elesbão, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações constadas no Relatório da Polícia Militar, o acidente ocorreu às 6h15, quando Nathalia retornava para casa vinda da Exposição Feira Agropecuária, no Monte Cristo. O servidor público T.L.O., 20, seguia em sentido preferencial, conduzindo um veículo Palio, de cor cinza, placa NAP-4989, quando foi surpreendido pela motocicleta Biz, 125, cor cinza, placa NAL-7484, conduzida pela jovem.

O relatório informa que a estudante estava em zigue-zague pela rua quando colidiu na parte frontal do veículo de T.L.O., que se dirigia a uma escola onde seria fiscal no vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele contou que o veículo estava com velocidade de aproximadamente 20km/h quando houve a colisão. Para ajudar Nathália, o motorista teve que sair pelo vidro do carro e acionou a Polícia Militar e o Resgate do Corpo de Bombeiros.

Amigos de Nathália contaram que ela foi para a Expoferr de carona e guardou sua motocicleta na casa de uma amiga. Na volta, a jovem foi até a casa da amiga para buscar a moto e se envolveu no acidente minutos depois. Ela ainda chegou com vida no Pronto Socorro, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), antes de ser liberado para sepultamento.

Um irmão de Nathália e vários amigos da Faculdade estiveram no IMOL e lamentaram a tragédia. A estudante teve fraturas múltiplas em todo o corpo e uma hemorragia na região pulmonar, que causaram sua morte. O velório acontece em uma capela no Bairro Calungá. Esta foi a segunda tragédia acusada por acidente de trânsito no fim de semana. Em Iracema, o estudante Antônio Freitas Machado, 16, morreu também nas mesmas circunstâncias. Os casos serão encaminhados para a Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT).

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS