close
logorovivo2

Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima

DA REDAÇÃO

25 de Novembro de 2008 às 07:46

Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima

FOTO: (Divulgação)

ACRE

Dupla espanca e estupra dona-de-casa

Investigadores da Delegacia de Crimes contra a Mulher não tinham até a manhã de ontem pistas de dois homens que na madrugada de domingo espancaram e estupraram uma dona-de-casa de 35 anos.

Segundo denúncia, o fato ocorreu por volta de uma hora de domingo. Nesse horário, a mulher retornava de uma festa de aniversário e caminhava pela Rua Santa Terezinha, bairro Seis de Agosto, quando foi atacada pelos desconhecidos. Primeiro, eles tentaram fazer com que ela aceitasse a relação sexual com ambos de livre e de espontânea vontade. Como ela se recusou, passou a ser espancada para em seguida ser levada à força para um matagal.

Saciados, a mulher depois foi socorrida por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até a manhã de ontem, ela permanecia sob observação na Maternidade de Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora.

 

AMAZONAS

Miséria posiciona Manaus em segundo lugar entre as capitais do Brasil

Manaus tem a segunda pior situação de miséria entre as capitais do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). Segundo dados divulgados ontem (24) pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o IDF de Manaus é de apenas 0,49, o mesmo índice apresentado por Belém (PA) e Rio Branco (AC). As informações são doDiário do Amazonas.

As capitais que apresentaram o pior índice foram as de Porto Velho (RO) e Macapá (AP), com 0,48, de acordo com o ministério. Numa avaliação geral, o Amazonas detém a pior situação de miséria do Brasil.

Os melhores índices foram conquistados por Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), com 0,58, e Curitiba (PR), com 0,59.

A média nacional para o IDF, de acordo com o MDS, é de  0,60. "É um indicador que fiunciona mais para pressionar os gestores a atuar nas áreas mais deficitárias", afirmou o técnico do MDS Fernando Gaiger.

Abaixo

A pesquisa do Ministério aponta que Manaus fica muito abaixo de outros municípios amazonenses em relação aos indicadores do IDF. No indicador vulnerabilidade, por exemplo, que mede o volume de recursos que a família com membros vulneráveis (mães solteiras, idosos, crianças e deficientes físicos), precisam ter a mais para conseguir se sustentar.

RORAIMA

 

Mais de 1.700 empresas estão cadastradas

A Coordenação Regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) informou que até a tarde de ontem 1.769 empresas, na grande maiorira de comércio e serviços, já estavam efetivamente cadastradas junto à instituição para operar com a Área de Livre Comércio de Boa Vista.

O coordenador Joel de Sousa Cruz disse que só na semana passada foram feitas 17 vistorias em empresas que deram entrada ao processo. “Uma média de 4 a 5 empresários nos procuram diariamente”, destacou.

Ele lembrou que para que o procedimento aconteça de forma mais rápida é necessário que os empresários entreguem toda a documentação exigida pela Suframa, e que questões como o local de funcionamento e placa, sejam fornecidos pelo empresário. “Somente empresas que estejam funcionando de fato receberão o cadastro da Suframa”, ressaltou.

Joel Cruz explicou que os interessados devem acessar o site da instituição e dar início a todo o processo, e apenas após imprimir a guia de cadastramento é que devem procurar a Suframa com toda a documentação original solicitada para que a vistoria seja agendada. Segundo ele, em 72 horas após fazer o cadastramento via internet, o empresário procura o órgão e após o mesmo prazo é feita a vistoria.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS