close
logorovivo2

Notícias da Região Norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da Região Norte: Acre, Amazonas e Roraima

DA REDAÇÃO

11 de Novembro de 2008 às 08:04

Notícias da Região Norte: Acre, Amazonas e Roraima

FOTO: (Divulgação)

Amazonas- PF realiza operação "Varredura" em Manaus e flagra segurança irregular

A Polícia Federal do Amazonas notificou, ontem (10), seis shoppings  e duas universidades de Manaus por irregularidades no setor de segurança, durante a realização da operação "Varredura". A operação está sendo realizada na cidade até o dia 15 de novembro, o objetivo é vistoriar estabelecimentos que trabalham com segurança privada.

Duas  pessoas foram presas por  posse ilegal de armas e três pistolas foram apreendidas durante a operação, segundo informações do titular da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da PF, Marcelo Dias, que coordena a operação no Estado. 

Shoppings

De acordo com o delegado, vários estabelecimentos que trabalham com segurança privada passarão por vistorias. Essas empresas  devem obter autorização na PF para atuar. Foram fiscalizados ontem os shoppings Amazonas, Tvlândia Mall, Grande Circular, São José, Cecomiz e Studio 5, além das universidades Uniniltonlins, Universidade Paulista (Unip) e cinco postos da empresa de segurança Cobras, que teve a autorização cancelada pela PF.

De acordo com Marcelo Dias, as principais irregularidades encontradas no Amazonas são empresas de segurança que se utilizam do artifício de estarem atuando com fiscalização e não vigilância, atividade que deve ser autorizada pela PF. "As empresas utilizam esse artifício para desviar de  uma  série de exigências que são feitas para a contratação de profissionais de segurança", afirmou.

Notificações

Durante a operação, ontem, o motorista da Uniniltonlins, Edivam Pereira Alves, 42, foi preso, por posse ilegal de duas armas que foram encontradas na universidade,  uma calibre 38 no cofre da sala de segurança e outra, calibre 12, no fundo de  um sofá. Um vigilante da empresa Cobras, que trabalhava no supermercado Fugi, José Luiz OliveiraMota,42, também foi preso por posse ilegal de armas. A arma encontrada com o vigilante estava com o número de série raspado.

Na universidade, a PF constatou irregularidades  na contratação de, pelo menos, dez seguranças não qualificados como apoio à empresa que já trabalha com a segurança da instituição, a Visan. Segundo o delegado, os funcionários trabalham como "porteiros", mas prestam serviços de segurança nas dependências da instituição em motocicletas. 

O advogado da instituição Antônio Ferreira Neto informou  que a universidade irá contribuir com o trabalho da polícia e já havia enviado um oficio ao órgão informando que estava entrando em processo de legalização dos serviços  de segurança da instituição.

A PF também notificou  o Amazonas  Shopping e a empresa contratada para os serviços de segurança do local, a Depa. O delegado informou que o shopping já havia sido notificado anteriomente sobre as irregularidades  na contratação de empresas de segurança.

Fonte: Portal amazônia

Acre- Trabalhador é assassinado a punhalada

Em liberdade vigiada, a polícia da capital prendeu Moisés da Silva Mendes (28). Ferido, ele teve que ficar na emergência do pronto-socorro do Hospital de Base sob vigilância policial.

Ele é acusado de, na madrugada de domingo, ter apunhalado Antônio Cristiano da Silva Câmara (19) no coração, morrendo no local. Moisés, preso por policiais militares, será autuado em flagrante logo tenha condições de prestar depoimento.

BRIGA E MORTE
Na noite de sábado, dia 8, moradores do km 14 do Ramal Espinhara, BR-364, município de Bujari, resolveram fazer uma festa para reunir os amigos. Por não ser bem visto na região, Moisés não foi convidado, mas, mesmo assim, achou que deveria participar da confraternização.

Por volta das 19h45, teria iniciado uma discussão com o jovem Antônio Cristiano, que era estimado por todos na região. Em dado momento, sacou cravou o punhal no peito do rapaz.

Revoltados com a covardia do presidiário, moradores tentaram matá-lo, mas, mesmo ferido com uma faca na perna e na axila esquerda, conseguiu chegar à casa de sua mãe. Moisés foi preso ontem de madrugada por policiais militares e levado direto para o setor de emergência do pronto-socorro.

Fonte: Jornal a tribuna

Roraima- Concurso para Assistente Social do INSS terá vagas para Roraima

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta segunda-feira, 10, no Diário Oficial da União, o edital do concurso público para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social. Para todo o Brasil está prevista a contratação de 900 profissionais, que irão trabalhar junto à área de perícia médica. Eles serão responsáveis pela avaliação da incapacidade de pessoas portadoras de deficiência para acesso aos benefícios de prestação continuada. O INSS disponibilizou duas vagas para a Gerência Executiva do INSS em Boa Vista (RR).

A inscrição, que custa R$ 50, poderá ser feita pela internet, no site da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), organizadora do concurso, que é (www.funrio.org.br), entre 10 de novembro e 10 de dezembro 2008. Pelos Correios nas agências credenciadas, a inscrição poderá ser feita entre 14 de novembro a 3 de dezembro. O concurso deverá ser realizado no dia 11 de janeiro de 2009, com aplicação das provas em mais de 100 cidades em todo o país.
A previsão da Funrio é divulgar o resultado do concurso em fevereiro de 2009, antes do Carnaval. Todas as informações constam da página da Funrio na internet. Informações adicionais serão prestadas pela Central de Atendimento da Funrio, no telefone (21) 3972-9357.
O INSS vai realizar o concurso em cumprimento ao Decreto 6.214/2007 que regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social à pessoa com deficiência. No artigo 16, o decreto determina a realização de duas avaliações - médica e social -, que devem seguir os princípios estabelecidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da incapacidade física e mental, será analisado também todo o contexto social onde está inserida a pessoa com deficiência.

Nomeação

Os aprovados deverão ser nomeados no final de fevereiro e terão até o final de março para tomar posse. Na hora da inscrição, o candidato irá escolher a cidade onde irá fazer a prova e o município em que deseja trabalhar.

O endereço e o horário da prova serão divulgados no início de janeiro. Os assistentes sociais irão atuar na rede de Agências da Previdência Social, que somam cerca de 1.200 em todo o país. O salário inicial é de R$ 3.586,26.

Fonte: Roraimaemfoco.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS