close
logorovivo2

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

DA REDAÇÃO

8 de Novembro de 2008 às 08:48

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

FOTO: (Divulgação)

Acre- Escolas profissionalizantes do Acre recebem treinamento do Ministério da Educação

Técnicos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação estão em Rio Branco desde quarta-feira, 05, realizando um treinamento com representantes de escolas que oferecem ensino profissionalizante no Estado para a operacionalização do Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec.

O Sistec é um sistema pioneiro e, portanto, inovador no País por disponibilizar, mensalmente, informações sobre escolas que ofertam cursos técnicos de nível médio, seus cursos e alunos desse nível de ensino. Caso a escola também ofereça cursos de formação inicial e continuada, o Sistec apresentará ainda dados referentes aos cursos e aos alunos dessa oferta de ensino. O registro das informações no Sistec será obrigatório para que os diplomas e certificados expedidos por essas escolas tenham validade nacional.

Educação

Os representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Mec vão atuar como facilitadores junto às escolas , nas atividades de inserção de dados e como colaboradores e multiplicadores em parceria com o Conselho Estadual de Educação, órgão responsável no Acre pela validação das instituições e o reconhecimento dos cursos técnicos.

Todas as unidades de ensino credenciadas que ofertam cursos técnicos de nível médio, independentemente da sua categoria administrativa (pública e privada), sistema de ensino (federal, estadual e municipal) e nível de autonomia devem se cadastrar no Sistec.

No Acre, cerca de 12 instituições oferecem cursos técnicos na área de educação profissional em diversos setores tais como saúde, segurança, eletrotécnica, gestão, turismo, informática, meio ambiente dentre outros.

Fonte: Fonte: Governo do Acre - JK  

Amazonas- FMT-AM funcionará como posto de atendimento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, neste sábado

 A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – FMT/AM, na avenida Pedro Teixeira, D. Pedro I, será um dos postos de atendimento em Manaus da 10ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. A campanha acontece neste sábado (8). Durante todo o dia, cerca de 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos à população em 174 postos de 23 unidades do País.

No Amazonas, a campanha será realizada no município de Tabatinga e em mais cinco unidades de saúde da capital, além da FMT-AM: Fundação Alfredo da Matta, Fundação Cecon e Ambulatório Araújo Lima e nas policlínicas Castelo Branco (Parque 10) e Comte Teles (Zona Leste).

Na FMT-AM, o atendimento será das 8h às 16h, por uma equipe de cinco dermatologistas e duas médicas residentes, com o auxílio de uma turma de acadêmicos de Medicina. A dermatologista Carolina Talhari, integrante da equipe, disse que a instituição está preparada para atender a todos os pacientes que procurarem pelo serviço. “Estaremos nos desdobrando para atender a todos que recorrerem à FMT-AM, nesse dia, em busca de diagnóstico do câncer de pele”, assegura.

Durante o dia de sábado, a equipe de médicos da FMT-AM realizará procedimentos como biopsias, tratamentos cutâneos e terapias fotodinâmicas. Serão oferecidos exames completos da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e a importância de um diagnóstico precoce da doença. Além disso, os casos de diagnósticos positivos serão imediatamente encaminhados para tratamento ou cirurgia sem qualquer custo. Uma atenção especial será dada ao chamado grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer da pele na família ou quadro anterior da doença.

Ainda segundo a dermatologista Carolina Talhari, o trabalho dos médicos da FMT-AM durante a campanha será voltado principalmente para a detecção de novos casos da doença. “Os pacientes que já tenham detectado a doença ou que estejam acometidos de patologias que não sejam um caso de câncer de pele serão devidamente encaminhados a um atendimento específico”, completa.

O câncer de pele é um crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e a radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento deste tipo de doença. A campanha faz parte das ações de um projeto maior da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), criado em 1999. Desde então, a entidade realiza ações com o objetivo de diminuir, a longo prazo, o número de casos do câncer que é o de maior incidência no Brasil. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 120.930 novos casos no País em 2008.

Fonte: Assessoria

Roraima- Roraima sedia I Encontro de Radioimaginologia em homenagem a profissionais

Técnicos e tecnólogos em radioimaginologia do Estado de Roraima realizarão nesta sexta-feira e sábado (07 e 08) o primeiro encontro técnico da categoria. O evento será realizado no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET- e será voltado aos profissionais, estudantes do curso de técnico em radiologia e ao público.

A abertura está prevista para às 18h30 com a primeira palestra a ser ministrada pelo técnico, Valtênis Aguiar que abordará o tema "14º Região do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia e Conscientização Profissional". Esta palestra terá a finalidade de despertar os profissionais de imagem em saúde para a necessidade de filiação ao conselho, que no caso da região norte tem sua sede administrativa em Belém, estado do Pará.

O dia 8 de novembro foi escolhido pelo profissionais por ter sido a data em que o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen fez a primeira imagem com o uso da radiação ionizante ao projetar sua mão quando trabalhava em seu laboratório. A descoberta do cientista alemão rendeu-lhe o prêmio Nobel de Física em 1901, e, desde então este dia passou a ser comemorado como o dia da radiologia. Informações adicionais podem ser obtida com Weidell Sadar no telefone 9961-7056 / Naldo Santos 9122-6221.

Fonte: Fonte: Governo de Roraima - JK  

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS