close

AGRONEGÓCIO - Vilhena, em Rondônia, realiza seminário de apicultura

AGRONEGÓCIO - Vilhena, em Rondônia, realiza seminário de apicultura

DA REDAÇÃO

7 de Outubro de 2008 às 11:53

AGRONEGÓCIO - Vilhena, em Rondônia, realiza seminário de apicultura

FOTO: (Divulgação)

Evento que acontece pela quinta vez reunirá produtores, empreendedores, estudantes e palestrantes apontando oportunidades de mercado
 
Acontece nesta sexta-feira (10) em Vilhena o 5º Seminário Rondoniense de Apicultura, um dos maiores eventos do gênero, realizado por Sebrae e parceiros, devendo reunir em torno de 250 pessoas entre apicultores, técnicos e futuros empreendedores nesse importante setor da economia local e da região.
 
Durante o evento, que durará o dia todo, serão proferidas palestras com especialistas do setor.
 
“Vale destacar que, no evento deste ano, deverão se fazer presentes alunos do Projeto Jovem Empreendedor Rural, desenvolvido com o apoio do Instituto Cooperforte, da Cooperativa de Apicultores Portal da Amazônia (Cooapa) e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste”, disse João Machado Neto, coordenador do Programa Apicultura Integrada e Sustentável (Proapis) na Região do Cone Sul de Rondônia.
 
Na primeira etapa do seminário, pela manhã, acontecerão as palestras “Associativismo e Cooperativismo – A Importância da Participação para o Desenvolvimento Coletivo”, com o engenheiro agrônomo e secretário-executivo da Confederação Brasileira de Apicultura; e “Cooperação Apícola: Casos de Sucesso”, com o também agrônomo Laurielson Chaves Alencar, de Teresina (PI).
 
O seminário é uma das ações do Projeto Proapis, executado há três anos pelo Sebrae e parceiros, tendo como o objetivo modernizar a produção apícola da região, buscar novos mercados, tornando a atividade rentável e competitiva. Apóiam o evento as prefeituras de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras e Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste.
 
No período da tarde, “Desafios e Oportunidades do Mercado do Mel”, com o coordenador nacional da Rede Apis do Sebrae.
 
Logo após a palestra, acontecerá a inauguração da nova sede da Cooapa, recentemente concluída e que seguiu os padrões fitossanitários para a obtenção do Serviço Estadual de Inspeção sanitária (SIE).
 
“A obtenção do SIE representa, para o setor apícola da região sul de Rondônia”, diz Machado Neto, “um importante avanço na busca de novos mercados para os produtos da região. A conclusão das obras da Cooapa contou com investimentos da prefeitura de Vilhena, do Instituto Cooperforte e recursos próprios da cooperativa”.
 

Com uma produção de mel anual estimada em 110 t, a Cooapa é uma das maiores da região Norte, com 30 associados. Além do mel, também produzem sabonetes, culinária e própolis. A região sul de Rondônia é responsável por 60% da produção estadual.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS