close
logorovivo2

PISCICULTORES VENDEM PRODUTO PARA CONAB

PISCICULTORES VENDEM PRODUTO PARA CONAB

DA REDAÇÃO

7 de Abril de 2007 às 08:10

PISCICULTORES VENDEM PRODUTO PARA CONAB

FOTO: (Divulgação)

*Piscicultores dos municípios de Rolim de Moura receberam ontem, 6, da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, o pagamento pela venda de seus Produtos. Trata-se de Projeto Desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, através da Seapes, Emater, Sebrae e Prefeitura de Pimenta Bueno. Foram 5 toneladas de polpa de tambaqui compradas diretamente do produtor e distribuídas às escolas, creches e hospital.

*A distribuição de peixes adquiridos diretamente do produtor rural é uma ação que surgiu do Projeto Água Viva, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Abastecimento, Produção e Desenvolvimento Social, Seapes, para atender uma demanda de produtores de peixe na busca de novos mercados. Muitas ações foram desenvolvidas, em primeira instancia nas escolas estaduais a fim de incluir o peixe sem espinha na Merenda Escolar.

* Segundo o técnico da Seapes, Carlindo Pinto Filho, a aceitação nas escolas foi de mais de 90 por cento dos alunos. Esse resultado nós obtivemos através de testes de degustação, diz. Através de um Projeto de Desenvolvimento para Região, em parceria entre o Governo do Estado de Rondônia, através da Seapes, a Emater, as Prefeituras Municipais e o Sebrae foram criadas 10 oficinas distribuídas entre os municípios de Espigão do Oeste, São Felipe, Primavera de Rondônia, Pimenta Bueno, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste. No período de novembro/2003 a março/2004 as escolas estaduais incluíram o peixe na merenda escolar, enriquecendo assim a alimentação oferecida aos alunos.

*Posteriormente, através do Programa Fome Zero, do Governo Federal, foi realizado um projeto piloto em Pimenta Bueno, Porto Velho e Alvorada do Oeste, onde a Emater cadastrou e selecionou produtores do Programa Agricultura Familiar e as Prefeituras formalizaram convênios com a Conab para que esta adquirisse os produtos hortifrutigranjeiros que seriam repassados a entidades cadastradas como creches, hospital municipal, escolas e abrigos. Com o sucesso desse primeiro ato o secretário da Seapes, Luiz Cláudio Pereira Alves interviu junto ao superintendente da Conab, Sr. Niélcio Campanati Ribeiro, para que se incluísse o peixe nessa distribujição. Assim, um novo projeto piloto foi iniciado e o peixe sem espinha, envolvendo a Associação dos Piscicultores de Rolim de Moura começou a ser distribuído.

*Em março deste ano a Conab fez a primeira aquisição incluindo o peixe adquirido de 12 produtores de Pimenta Bueno, assistidos pelo técnico da Emater, Manoel Sávio Cordeiro de Abreu e 8 de Rolim de Moura, através do presidente da Associação, Paulo Jacomin e, no dia 6 de abril foi efetuado o pagamento, no valor de 40 mil reais aos produtores, que entregarão 5 toneladas de polpa de tambaqui.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS