close

DELÍCIA: Rica culinária da Turquia já pode ser apreciada em Porto Velho

O responsável é o turco Haci Menmet, que atende por encomendas com cardápios especiais. O carneiro é o carro chefe

DA REDAÇÃO

24 de Dezembro de 2019 às 09:12

DELÍCIA: Rica culinária da Turquia já pode ser apreciada em Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

A Turquia é um país localizado entre a Europa e a Ásia. Istambul, a capital, é a única cidade no mundo, que fica em dois continentes. No passado, essa cidade foi chamada de Bizâncio e depois de Constantinopla, sendo por muito tempo um dos mais importantes centros de comércio mundial.

 

Como um grande centro de trocas, a cidade se tornou também cosmopolita e espaço para pessoas de várias partes do mundo conhecerem novos produtos.

 

Essa capacidade de estar em contato com o novo, proporcionou aos turcos uma riqueza cultural em vários sentidos. Um desses é a culinária do país, marca pela variedade, simplicidade nas receitas e qualidade dos ingredientes.

 

Os pratos são preparados com base na gastronomia do Mediterrâneo e levam verduras frescas, molhos, peixes, frutas, carnes e azeite.  

 

Apesar da distância entre Porto Velho e a Turquia, é possível conhecer um pouco da rica culinária turca. O responsável por apresentar esses sabores aos rondonienses é Haci Mehmet Sahin, conhecido como Turco, e que desde 2017 adotou a nossa capital como moradia.

 

Apesar de falar pouco o português, mas muito bem o inglês, a conversa com ele no idioma dos Beatles fluiu muito bem. Mehmet afirmou que já conheceu outras partes do Brasil e do mundo, mas gostou mais de Porto Velho.

 

“As pessoas tem um grande senso de humor e são mais humildes”, disse. Hoje, ele é casado com uma moradora da capital, Ana Paula Lucena.

 

Sobre como aprendeu a cozinhar, ele contou que desde pequeno sempre esteve muito ligado a arte da culinária. O pai dele tinha um restaurante na Turquia e lá, é regra homens e mulheres aprenderem a preparar comida.

 

Menmet disse também que um dos pratos tradicionais no país dele, é o Lahmacun. “É uma espécie de pizza ou pastel, feita com guisado bem temperado com carne picada, cebola e tomate”, explicou.

 

Ele afirmou que prepara pratos turcos para quem esteja interessado, através de encomendas. Aliás, observou o Mehmet, existe uma curiosidade dos portovelhenses por esse tipo de comida.

 

 

 

Entre os pratos mais procurados está o carneiro, que é especialidade dele, e é feito de uma forma especial. “Um dia antes, eu preparo um caldo especial. Quando lavo a carne, eu seco, e coloco óleo e pimenta. Depois, deixo horas em fogo baixo. Eu prefiro carneiro com menos de um ano, a carne é melhor”, declarou.

 

Com a chegada das festas de final de ano, Mehmet informa que faz cardápios personalizados ao gosto do cliente. “São pratos especiais para essa época. Devo lembrar, que a comida turca é mais apimentada que a brasileira”, alertou.

 

Quem estiver interessado em conhecer a comida turca, pode entrar em contato pelo telefone 9 8132-4116.  

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS