close

CUIDADOS: Conheça sete alimentos que são indicados no combater a anemia

O problema provoca desânimo e cansaço constantes, mas pode ser controlado com a alimentação

METRÓPOLES

23 de Setembro de 2019 às 10:59

CUIDADOS: Conheça sete alimentos que são indicados no combater a anemia

FOTO: (Divulgação)

A anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina – elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para as células do organismo – ou na produção das hemácias, os glóbulos vermelhos. A queda na hemoglobina tem como consequência um enfraquecimento geral na performance do corpo, gerando cansaço, fraqueza, raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição. O problema pode ser tratado com medicamentos e ajustes na alimentação.

 

Os alimentos capazes de combater a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema, uma vez que melhora a absorção do ferro pelo organismo.

 

Incluir estes alimentos na dieta pode garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando os níveis de hemoglobina no sangue. Contudo, saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. Ou seja, o acompanhamento médico é obrigatório.

 

Veja alimentos que são indicados para pessoas que estão com anemia:

 

1. Carnes vermelhas
As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de duas a três vezes por semana.

 

 

2. Rins, fígado ou coração de galinha
Algumas partes específicas das carnes, como rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12. Grelhados ou cozidos podem ser introduzidos na alimentação.

 

 

3. Pão de cevada ou integral
O pão de cevada e o integral contêm alto teor de ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

 

 

4. Vegetais escuros
Salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, devem integrar o preparo de saladas e sopas.

 

 

5. Beterraba
Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de utilizá-la é misturar o vegetal nas saladas ou preparar sucos, que devem ser tomados diariamente.

 

 

6. Feijão preto
O feijão preto é rico em ferro, mas, para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição com sucos de frutas cítricas. A vitamina C melhora a absorção do ferro.

 

 

7. Frutas com vitamina C
Laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão são frutas ricas em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro.

 

 

(Com informações do portal Tua Saúde.)

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS