close

FITNESS - Festa junina: conheça as alternativas saudáveis para as comidas típicas

Nutricionista da Cia. da Consulta recomenda cuidados para consumir as receitas de forma saudável e sem culpa

NOTICIASAOMINUTO

24 de Junho de 2019 às 17:54

FITNESS - Festa junina: conheça as alternativas saudáveis para as comidas típicas

FOTO: (Divulgação)

Com a chegada do mês de junho, muita gente fica empolgada com a temporada de festas juninas. E, a maioria das pessoas, acaba se preocupando em sair da dieta e pensando nas horas que terá de compensar na academia para queimar todas as calorias. Porém, estar atento à alimentação balanceada nesta época também é fundamental. As comidas típicas podem ser deliciosas, mas é preciso ter atenção e tornar essas receitas mais balanceadas pode ser uma opção mais saudável.

 

De acordo com a nutricionista Tamiris Oliveira, da Cia. da Consulta, datas comemorativas é uma época que estamos mais propensos a exagerar na ingestão de alimentos não saudáveis. “É preciso ter moderação no momento de consumir as receitas e, se possível, deve-se optar por opções caseiras. Dessa forma, a preocupação é menor com o teor de sódio, açúcar ou gordura que estarão presentes nos alimentos.”

 

Confira, abaixo, as comidas de festa junina que podem ser saudáveis:

 

Milho verde – Consuma assado ou cozido e é importante economizar no sal ou na manteiga.

 

Pinhão – Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.

 

Pipoca – Existe uma maneira de deixar essa receita mais saudável. Em casa, prepare o milho no micro-ondas com a tampa própria do aparelho doméstico e deixe de 2 a 4 minutos em potência alta. Depois, acrescente pouca quantidade de sal.

 

Arroz doce e Canjica – Cereais com fonte de carboidrato. Se forem preparados, por exemplo, sem leite condensado e com menos açúcar, podem ser bem nutritivos.

 

Vinho quente e quentão – São calóricos porque contém álcool e grande quantidade açúcar, por isso, vale a pena moderar no consumo. Quem quiser uma alternativa, pode prepará-lo, em casa, sem álcool, usando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas e especiarias, como canela e cravo-da-índia. 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS