close
logorovivo2

Tocha olímpica chega a Porto Velho nessa quarta-feira (22)

Tocha olímpica chega a Porto Velho nessa quarta-feira (22)

DA REDAÇÃO

20 de Junho de 2016 às 15:24

Tocha olímpica chega a Porto Velho nessa quarta-feira (22)

FOTO: (Divulgação)

Nessa quarta-feira (22), a tocha olímpica chega a Porto Velho, 51º cidade do revezamento. A Prefeitura planeja uma programação, incluindo eventos culturais, de cerca de 12 horas, concentrada em cinco diferentes pontos da cidade que fazem parte do percurso de aproximadamente 37 quilômetros. Na terça-feira (21), às 8h30, no Teatro Banzeiros, será realizada coletiva de imprensa para esclarecer todos os detalhes do evento.Para celebrar a chegada da chama e do comitê olímpico no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, prevista para as 10h, acontece um evento fechado de boas vindas do prefeito, com coquetel baseado na culinária regional e uma rápida apresentação musical com caracterização do grupo Minhas Raízes. Após a cerimônia, começam as atividades abertas ao público, que seguem roteiro cronometrado para garantia do revezamento entre os 165 condutores, sendo 13 selecionados pela Prefeitura.

A proposta da Prefeitura é levar a oportunidade de aproximação da população com a tocha em diferentes regiões. Todos os eventos contarão com estrutura especial de banheiros, sonorização, iluminação, entre outros itens de acordo com a necessidade de cada. "O que nós queremos é a valorização da cultura local, tudo isso foi pensando na elaboração da programação em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Fundação Cultural", disse Lilian Leite, da Coordenadoria de Turismo.O percurso inclui ainda 8 escolas, são elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Vicente Rondon, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chuiquinho, Sesi Escola, Instituto Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse (Escola Padrão), Escola Estadual Professor Daniel Neri da Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros Cotrin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Campus Calama) e Colégio Padre Moretti.

 
Finalizada a cerimônia completa, a tocha segue para Cuiabá, no dia 23.
 
Percurso
 
A chama olímpica chega a Porto Velho às 10h05 do dia 22 de junho, no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, onde acontece uma solenidade fechada. De lá, a partir das 11h45, segue para a localidade ribeirinha São Sebastião, para a primeira parada, com apresentação de boi bumbá e quadrilha. A rota continua até a Praça das Três Caixas D'Água, com apresentações culturais e esportivas, por volta das 13h30, e segue para o Serviço Social da Indústria (Sesi), na avenida Rio de Janeiro, onde faz a parada aproximadamente às 15h40, com apresentações esportivas. A penúltima pausa está programada para as 17h30, no Parque da Cidade, onde acontecem novas atividades culturais e esportivas e, por fim, às 19h40, a tocha chega ao Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para o encerramento. Os horários poderão sofrer alterações.
 
Programação cultural
 
- 9h COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO
A comunidade do outro lado do Rio Madeira também está inclusa no roteiro de passagem da tocha e por isso, as 9h, começam as ações esportivas de artes marciais e também recreação. Posteriormente, vem a apresentação de Boi Bumbá e Quadrilha, recebendo a chama entre 12h02 às 12h17.
- 11h TRÊS CAIXAS D'ÁGUA
Com concentração agendada para as 11h, as atrações prometem agitar quem estiver de passagem pela praça. Haverão apresentações de Zumba, Ritmos, Funk, Danças Variadas, DJ, Tirolesa, Rapel Escalada, Slackline e Artes Marciais. Logo após, as 12h, se apresentam Silvinho e Silvio Santos, acompanhados de uma escola de samba. O espaço ainda será palco do Lançamento do Selo das Olimpíadas através dos Correios e de homenagens a personagens importantes da história da cidade. O horário oficial de permanência da tocha esta previsto para 13h11 às 13h45.
- 14h SESI - AVENIDA RIO DE JANEIRO
O Ginásio do Sesi concentra a partir das 14h demonstrações de artes marciais, badmington, basquete cadeirante, boxe, tênis de mesa e rapel, com parada da tocha de 15h16 às 15:31h.
- 16h PARQUE DA CIDADE
Yoga, aula de atividades sensoriais, dança do ventre, Ballet, dança, apresentação da Quadrilha Girassol e Rádio Farol, escorregador, futebol inflável, jump, cama elástica, pipoca e algodão doce são algumas das atrações que movimentam o Parque a partir das 16h, para a passagem da chama de 17h43 às 17h58.
- 16h COMPLEXO TURÍSTICO ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
O encerramento do tour da tocha está programado com um grande evento. As apresentações se iniciam as 16h com artes marciais, zumba, apresentação de ginástica, queima de fogos, concurso cultural promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre outras atividades seladas com o show da Banda Versalle. A tocha permanece no espaço de 19h30 às 20h. A festa tem previsão de encerramento para as 22h.
 
Condutores
Fazem parte da lista de condutores selecionados pela prefeitura:
Dirceo Shittolina
Letícia Batista
Gervásio Alves
Raimundo Santos
Lord Brown
Saulo Giordane
Úrsula Maloney
Rogério Lima
Silvana Oliveira
Gustavo Mota
Odaísa Fernandes
José Ferreira
Manoel de Castro
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS