close
logorovivo2

Cerejeiras comemora 32 anos de emancipação com esportes

Cerejeiras comemora 32 anos de emancipação com esportes

DA REDAÇÃO

3 de Agosto de 2015 às 10:00

Cerejeiras comemora 32 anos de emancipação com esportes

FOTO: (Divulgação)

 A Prefeitura preparou extensa programação para os moradores. Campeonatos esportivos fazem parte da programação...

No próximo dia 5 de agosto, a cidade de Cerejeiras comemora 32 anos de emancipação política e administrativa. Para homenagear o município, a Prefeitura deve realizar uma série de atividades na quarta-feira (05). Ao longo do dia, estão previstas apresentações, Alvorada, Jogo de Futebol de Campo Infantil, Jogo Veterano, Jogo de Futebol de Campo Sub - 16, Final do Campeonato Municipal Veterano 2015, Pedalada Familiar Final do Campeonato Municipal Amador 2015 e Corrida de Tartaruga.

O município foi criado apenas em 1983, mas a história de Cerejeiras é antiga. Dados históricos mostram que os primeiros imigrantes chegaram ao local por volta de 1975. O vilarejo criado pelos moradores acabou se tornando um ponto de apoio para quem desejava navegar pelas águas do Rio Guaporé.

 

História da cidade de Cerejeiras

Os primeiros imigrantes chegaram a Cerejeiras em 1875. Todavia, sua história teve início no século XVIII, com o acampamento fundado às margens do Rio Guaporé, pelo capitão Antônio Rolim de Moura, em 1750, em viagem de Vila Bela, então capital do Mato Grosso, à Conceição, onde hoje é o Forte Príncipe da Beira. Este acampamento, posteriormente, foi ocupado por escravos, em sua maioria, fugidos de Vila Bela e passou a ser então um ponto de apoio à navegação do rio Guaporé. O vilarejo ficou estagnado à margem da civilização durante quase dois séculos. Nesse espaço de tempo, o único fato notável ocorrido no lugarejo foi a colocação de um cruzeiro de bronze ilustrado com chumbo e com a transcrição de um versículo bíblico em alemão, datado de 3 de janeiro de 1907. Embora não existam registros, os moradores mais antigos dizem que essa cruz foi levada pela família de um alemão que, em viagem pelo rio Guaporé, ali faleceu vitimado pela febre amarela.

No Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, inicialmente chamado de Colorado, surgiu uma povoação no cruzamento da Linha Terceira Eixo com a Linha Três, onde antes existia a Fazenda Escondido.

O núcleo urbano de apoio rural que surgiu naquele lugar recebeu o nome de Cerejeiras, devido a existência em abundância da cerejeira, que é o nome vulgar de vários gêneros de árvores que vicejam nas regiões Norte e Nordeste, cuja madeira é utilizada na construção civil de luxo, carpintaria e construção naval.

Gentílico: cerejeirense

Formação Administrativa; O município foi criado na data de 05 de agosto de 1983, pelo decreto-lei nº 071, com área desmembrada do Município de Colorado do Oeste.

 

Confira a programação completa de aniversário:

 

Dia 05/08

05h00min Alvorada

 08h00min às 09h00min - Jogo de Futebol de Campo Infantil

10h00min às 12h00min - Jogo Veterano

15h00min às 16h00min - Jogo de Futebol de Campo Sub – 16

16h00min às 18h00min - Final do Campeonato Municipal Veterano 2015

16h20min às 18h00min - Pedalada Familiar

18h00min às 20h00min - Final do Campeonato Municipal Amador 2015 e no intervalo Corrida de Tartaruga

20h30min Encerramento e Entrega de Premiação. 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS