close

ESPAÇO ABERTO: A omissão e o descaso crônico na saúde de Porto Velho

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

26 de Setembro de 2019 às 08:54

ESPAÇO ABERTO: A omissão e o descaso crônico na saúde de Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

 

A CONTINUIDADE DO PIOR

 

Reportagem de capa do Rondoniaovivo revela que a saúde está longe de ser uma questão considerada prioridade para gestores públicos. O posto de saúde construído no Projeto de Assento Joana D’arc I, na Vila da Linha 11, com recurso de compensação das Usinas do Rio Madeira, é um exemplo disso.

 

Construído para atender as comunidades do Joana D’arc I, II e III o posto está fechado há oito anos esperando para ser inaugurado.

 

 

 

 

 

LONGA JORNADA

 

A região é distante do perímetro urbano de Porto Velho, fazendo com que os moradores da comunidade rural tenham que se deslocar por quilômetros, quando precisam de um atendimento médico. O prédio que foi entregue novo, pronto para ser usado, já apresenta sinais de deterioração.

 

 

NINGUÉM SE IMPORTOU

 

Durante o período já passaram três prefeitos e nada foi feito. Sem médicos na região, onde vivem milhares de pessoas o acesso a um profissional de saúde ainda é uma tarefa difícil. Em vídeo uma moradora mostrou a atual condição do prédio e mais um exemplo de desperdício do dinheiro público. 

 

 

 

 

 

EXPOPORTO

 

Uma Emenda Parlamentar do deputado Eyder Brasil, no valor de 250 mil reais, garantiu a realização da 1º edição da Expoporto, feira agropecuária de Porto Velho. O evento acontece no Parque dos Tanques entre os dias 02 e 06 de outubro. A entrada será gratuita.

 

 

OUTRA MORTE

 

Vereadora Cristiane Lopes perguntou no plenário da Câmara De Vereadores quantos vão precisar morrer para que a prefeitura coloque um semáforo no cruzamento da avenida Mamoré com a rua Julia, no bairro Igarapé, zona Leste da capital. Há pouco tempo um idoso de 70 anos morreu no local e nesta terça-feira, 24, aconteceu mais um grave acidente no mesmo cruzamento. Cristiane Lopes disse que em fevereiro de 2017 pediu providências para a Semtram que sequer se preocupou em, pelo menos, melhorar a sinalização no cruzamento.

 

 

SEMTRAN

 

O Secretário Municipal de Trânsito, Nilton Kisner, não respondeu as mensagens da coluna.

 

 

RUIM TAMBÉM NO INTERIOR

 

Se servir de consolo, o fornecimento de água da Caerd no interior é tão precário quanto na capital. Nesta quarta-feira, 25, moradores do bairro Tamandaré, em Guajará Mirim, ficaram sem água quase o dia todo. Um pesadelo para a população que enfrentou um calor de quase 40 graus sem uma única gota de água nas torneiras.

 

 

EXPLICAÇÃO

 

Ás 8h da manhã os moradores do bairro foram informados pela Caerd que uma peça havia estragado na central de distribuição e que em breve o problema estaria resolvido. Ás 11h15 a água voltou mas ao meio dia houve nova interrupção no fornecimento. Somente ás 19h00 o abastecimento foi parcialmente normalizado.

 

 

HOMENAGEM

 

Nesta quarta-feira,25, recebi honraria do 6º Batalhão de Infantaria de Selva em Guajará Mirim. Fui agraciado com medalha e certificado de amigo do 6º BIS. Agradeço ao coronel Bastos, comandante do Batalhão, e a todos os militares da unidade pela distinção. Meus agradecimentos também a direção do Rondoniaovivo pelo apoio e incentivo ao liberar minha participação no evento.

 

 

 

 

 

 

 

NEM RUIM NEM BOM

 

A Confederação Nacional da Indústria divulgou nesta quarta-feira, 25, a pesquisa CNI-Ibope de avaliação do governo Bolsonaro no terceiro trimestre de 2019. A parcela da população que considera o governo ótimo ou bom oscilou de 32% para 31%, na comparação com o resultado de junho. Já o percentual de ruim ou péssimo oscilou de 32% para 34%, na mesma comparação.

 

 

MAIS DE 100 MUNICÍPIOS

 

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, em 126 municípios, entre 19 e 22 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, segundo o Ibope.

 

 

PONTOS POSITIVOS

 

A pesquisa também avaliou a atuação do governo em nove áreas. A segurança pública segue como a mais bem avaliada do atual governo, e é aprovada por 51% dos brasileiros, seguida da educação (44%), do combate à inflação (42%) e da política para o meio ambiente (40%). O combate à fome e à pobreza têm avaliação positiva de 38%; a saúde, de 38%; o combate ao desemprego, de 36%; os impostos, de 32%; e a taxa de juros, de 31%.

 

 

POPULARIDADE

 

A popularidade do governo segue menor no Nordeste, onde 20% avaliam o governo como ótimo ou bom e 47% avaliam como ruim ou péssimo. Na região Sul, a taxa de aprovação continua mais elevada. Mas a parcela que considera a atual administração ótima ou boa caiu de 52% para 36%, enquanto os que a consideram ruim ou péssima subiu de 18% para 28%.

 

 

PACOTE ANTICRIME

 

Foi do texto do pacote anticrime a ampliação do excludente de ilicitude, dispositivo que isenta de pena policiais que tenham causado a morte ou provocado algum dano no cumprimento de suas funções. A sugestão do ministro Moro era de que o benefício fosse estendido para agentes que tivessem cometido excessos sob “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. O trecho foi derrubado por nove votos contra cinco. Pelo menos 05 deputados lúcidos votaram de forma coerente. Cidadão que não consegue controlar sentimentos não pode nem pensar em ser policial.

 

 

ADULTERADOS

 

O deputado estadual Roberto Duarte (MDB-AC), denunciou suposta fraude nos relógios de aferir o consumo de kilowatt/hora. “Tenho provas em mãos de um consumo descontrolado totalmente equivocado que só pode ter sido feito por um equipamento adulterado”, disse. Segundo Duarte, no Acre existem denúncias contra a Energisa que, supostamente, estaria adulterando medidores de energia para aumentar o consumo. Minha proposta é uma perícia nesses equipamentos por órgãos competentes. Roberto Duarte também convocou a população para protestar contra a Energisa nesta quinta-feira, 26. Segundo ele, a manifestação não será partidária, mas popular com o apoio de todos.

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS