close

ESPAÇO ABERTO: Novos soldados da PM pedem ajuda para efetivação

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

27 de Agosto de 2019 às 08:35

ESPAÇO ABERTO: Novos soldados da PM pedem ajuda para efetivação

FOTO: (Rondoniaovivo)

CONTRATAÇÃO


400 alunos que concluíram o curso para soldado da PM/RO estiveram na Assembleia Legislativa para pedir ajuda dos deputados. Eles foram informados que as contratações só devem acontecer em janeiro do ano que vem por isso querem que os deputados agilizem o trâmite. O deputado Jair Montes prometeu conversar com Governador para garantir a nomeação imediata.

 

 

 

 

JEQUITIBÁ


O combate à queimadas e incêndios florestais em Rondônia é a missão da Operação Jequitibá que conta com a participação de 70 profissionais, sendo 18 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 19 agentes do PrevFogo (Ibama) e 33 militares do Exército Brasileiro. Ao todo, 32 viaturas serão utilizadas, entre as de combate ao fogo, ambulâncias, caminhões, motos e quatro cisternas de água. 

 


NOVO EQUIPAMENTO


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) comprou um novo ureteroscópio, aparelho endoscópico para exploração do ureter, que permite a retirada de cálculos renais. 


Os procedimentos de urologia são realizados no HB, no entanto, o serviço para retirada de cálculo renal, pedra nos rins, estava reduzido.


Até a chegada do novo equipamento, de 16 a 18 de agosto, cerca de vinte pacientes que estavam internados no Pronto Socorro João Paulo II e Hospital de Base aguardando para o procedimento para retirada de cálculo renal (pedra nos rins)  foram atendidos em hospitais contratados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 

 

De acordo com o diretor técnico do Hospital, Ibrahim Massuqueto, são realizados cerca de 30 procedimentos para retirada de pedra nos rins mensalmente na unidade. “A demanda é crescente e o novo equipamento vem pra reforçar nossas frentes de trabalho”, explica o diretor.

 

 

NOVO COMANDO


Hoje à noite, 19h, tem troca de comando na 17º BIS. General Lima assume o cargo no lugar do general Leal que vai para o Ministério da Defesa, em Brasília. 

 


ENEM


Nesta terça-feira (27), às 10h, na Escola Estadual Major Guapindaia, o Governo de Rondônia realiza a solenidade de entrega dos Kits Enem "Trilhando Rumo ao Enem".

 

 

REJEIÇÃO AUMENTOU

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é reprovado por 39,5% da população brasileira, revela pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o instituto MDA. O dado é a soma do porcentual dos entrevistados que se referem à atual administração como “ruim” ou “péssima”. O levantamento revela, por outro lado, que 29,4% dos entrevistados consideram o governo “ótimo” ou “bom”. Para completar, 29,1% avaliam a atual administração como regular e 2% não souberam ou não responderam.


Esses dados revelam uma piora na avaliação dos rumos ditados por Bolsonaro ao governo brasileiro. Em fevereiro, quando foi feita a última pesquisa da série, a aprovação era de 38,9% e a reprovação era de apenas 19%. Consideravam o governo regular 29% dos entrevistados e 13,1% não souberam ou não responderam.

 


AQUISIÇÃO


A Passaredo anunciou  a compra de 100% da Map Linhas Aéreas, segundo o jornal Folha de São Paulo. Com a aquisição, as duas empresas, que continuarão operando de forma independente, terão 26 slots no aeroporto.

 

 

 

 


VEM PARA O NORTE


Segundo o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho, dois fatores foram essenciais na negociação: o fato de possuírem o mesmo modelo de avião, o ATR, e também de criar a oportunidade da Passaredo ingressar no Norte do Brasil.

 


PAU QUE BATE NO CHICO


Um País com mais de 200 milhões de pessoas, como o Brasil, é um mercado atraente para qualquer parceiro comercial. Boicote a produtos brasileiros pode render retaliação idêntica, e todos sairiam perdendo.

 

 


Congresso votará (finalmente) esta semana, a LDO

 

O Congresso reúne-se de novo nesta semana para analisar vetos presidenciais e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, em tese, deveria ter sido votada até meados de julho.

 

Existem pelos menos dois vetos do presidente Jair Bolsonaro que podem ser derrubados pelo Congresso:

 

1 - Artigos da Lei das Agências Reguladoras que previam a elaboração de uma lista tríplice para a escolha de diretores dos órgãos de regulação


2 - Artigos da lei que criou a Autoridade Nacional da Proteção de Dados

Proposta de Orçamento da União para 2020 irá até esta sexta para o Congresso

Até esta sexta-feira, o governo enviará ao Congresso a proposta de Orçamento para 2020 – o primeiro da administração Bolsonaro.

As previsões não indicam que haverá muitas novidades em relação a anos anteriores.

As comparações mais aguardadas miram:

 

1) as prioridades da União em investimentos, 

2) a reserva de custeio para os ministérios

3) as perspectivas fiscais.

 

Câmara votará nesta terça projeto que aumenta número de casos para porte de armas

 

A partir de hoje, o plenário da Câmara dos Deputados pode votar o projeto de lei que aumenta o número de casos permitidos para porte de armas e disciplina o registro de atiradores esportivos e caçadores.

 


AS JORNALISTAS E O IRÃ

 

O Irã  aumentou as prisões de mulheres jornalistas desde o início do mês de agosto. Segundo uma nota desta segunda-feira, 26, da organização Repórteres sem Fronteiras, o país tornou-se o que mais tem jornalistas presas: dez ao todo.

 


CHIBATADAS


Entre elas está Marzieh Amiri , que foi condenada a dez anos de prisão e 147 chibatadas no sábado, 24. Com 32 anos, Marzieh foi detida quando realizava uma matéria sobre o Dia do Trabalho nas proximidades do Parlamento. Ela foi acusada de conluio contra a segurança nacional, propaganda contra o estado e distúrbio da ordem pública. Em março deste ano, o Irã foi nomeado para participar do comitê responsável por analisar os direitos humanos das mulheres na ONU. 

 


SEM MANDANTE


Deve ficar pronto em duas semanas o relatório final da investigação aberta pela Polícia Federal para apurar se há mandantes ou patrocinadores envolvidos no atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro em Juiz de Fora, Minas Gerais. A exemplo do primeiro, esse segundo inquérito também deverá concluir que Adélio Bispo agiu sozinho, sem participação de terceiros, e que foi movido por sua doença mental.

 

 

 

 

 

DÚVIDA


Chama atenção o esforço do Palácio do Planalto, e de Eduardo Bolsonaro em especial, para que os órgãos de regulação brasileiros permitam a compra da Time Warner pela americana AT&T. Donald Trump teria feito um pedido especial ao governo para que o negócio seja liberado, com base em uma lei em vigor no Brasil proibir que produtores de conteúdo também atuem na distribuição daquilo que produzem e vice-versa. 

 


EUA


Nos Estados Unidos, a AT&T está fechando a aquisição do grupo, que controla canais como CNN, Cartoon Network e HBO. As duas gigantes estão presentes em 18 países e todos eles precisam aprovar o negócio – daí a importância, para os americanos, do aval brasileiro porque, aqui, a AT&T é dona da Sky. É justamente nesse ponto que mora a desconfiança do mercado. 

 


OUTROS INTERESSES


Há quem desconfie que, considerada a dimensão da Sky, a ginástica dos Bolsonaro – e o pedido de Trump – para deixar o negócio acontecer pode ter algo mais como pano de fundo. O objetivo real seria outro: abrir caminho para que a AT&T compre a Oi, que não faz muito tempo entrou na mira da China.

 


INTERESSES AMERICANOS


Em guerra comercial com Pequim, os EUA estariam interessados em evitar que os chineses entrem no estratégico mercado brasileiro. Embora esteja em péssima situação financeira, a Oi é vista como um ativo importante por seu alcance de mercado: está presente em cerca de 4 mil municípios do país. 

 


QUAIS OS INTERESSES


O presidente Jair Bolsonaro prometeu no Twitter, no início da tarde desta segunda-feira, 26, falar a “verdade sobre o que os outros querem” com a Amazônia, em reunião com governadores da região marcada para esta terça-feira, 27, às 10 horas. 


Será um João 8:32 imperdível, transmitido em nossa live“, escreveu Bolsonaro, referindo-se ao versículo do Evangelho de São João com a frase “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

 

 

- Amanhã, 27/ago, às 10h, em reunião com governadores da Amazônia, a verdade sobre o que os outros querem com essa rica região. Será um João 8:32 imperdível, transmitido em nossa LIVE.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2019

 

 

 


OPORTUNISMO


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje (ontem) que o presidente francês, Emmanuel Macron, foi “oportunista” e prejudicou a imagem brasileira com suas declarações sobre os incêndios na Amazônia.


 “O bom senso prevaleceu na reunião do G7, tivemos apoio de sete países dizendo que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, comentou a ministra sobre o resultado do encontro das sete maiores economias do mundo em Biarritz, na França

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS