close

ESPAÇO ABERTO: Políticos avaliam positivamente concessão da Flona do Jamari

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

20 de Agosto de 2019 às 09:09

ESPAÇO ABERTO: Políticos avaliam positivamente concessão da Flona do Jamari

FOTO: (RONDONIAOVIVO)

LIVRE CONCORRÊNCIA


A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) defendeu, em audiência pública no Senado Federal, que o relator do texto, Senador Marcos Rogério (DEM-RO), apoie a abertura do mercado de energia para o consumidor final. Atualmente, grandes consumidores têm opção de comprar a energia baseado em critérios como qualidade e preço. Opção que não é oferecida ao consumidor doméstico, já que para ele não é dada opção de concorrência. 


O Projeto de Lei do Senado n° 232, de 2016, está aguardando despacho da relatoria, na Comissão de Infraestrutura do Senado. Essa semana, mais duas audiências públicas serão realizadas no senado para discutir o tema.

 

 

ANESTESISTA


O governo de Rondônia  informa que o Chamamento Público Nº. 020/2018/CEL/SUPEL/RO, para a Especialidade de Anestesiologia, ainda está aberto. 


O chamamento determina, ainda, que o serviço seja realizado de forma contínua, a fim de atender a demanda de usuários dos serviços de saúde da rede pública do Estado de Rondônia, internados nas dependências do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. A comissão informa ainda que a análise da documentação se dará imediatamente após o recebimento pela Supel.


 

BEM-VINDA


A tímida chuva na tarde segunda-feira (19), em alguns pontos isolados da capital, foi recebida com aplausos pela população. Após uma estiagem longa como a que estamos vivendo qualquer pingo é comemorado como gol em final de campeonato.

 


BEM-VINDA 02


Em outros locais, como na rua Marechal Deodoro esquina com Dom Pedro, o vento forte derrubou parte do telhado de uma loja sobre uma camionete estacionada em frente ao estabelecimento. A Polícia Militar isolou parte da calçada.

 


BEM-VINDA 03


Na avenida Imigrantes, imagens feitas com celular mostraram uma chuva intensa, acompanhada de bastante vento,  que lavou a pista. Moradores da região comemoraram o “vendaval” de apenas 03 minutos que trouxe um pouco de refresco. Felizmente, ninguém se machucou nos locais onde houve incidentes provocados pela ventania.

 

 

MAIS ÁREAS PRODUTIVAS


Deputado Jair Montes pretende mobilizar colegas de parlamento sobre importante projeto do governo que prevê crescimento sustentável através da regularização fundiária. Acompanhe a entrevista sobre o tema:


 

 

FLONA DO JAMARI


Falando em sustentabilidade o contrato de concessão do manejo da Floresta Nacional do Jamari foi assinado nesta segunda-feira (19) com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, no Palácio Rio Madeira. 


Para o governador, a iniciativa demonstra como é possível manter a responsabilidade pela preservação ambiental e ao mesmo tempo dar condições para que a população possa viver de forma digna através do aproveitamento dos recursos naturais com a geração de emprego e renda.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Deputado Federal, Lúcio Mosquini, disse que a concessão da Flona não compromete em nada o meio ambiente e ainda contribuiu para a geração de emprego e renda. 

 

 


MINÉRIO

 

Deputado Laerte Gomes, Presidente da Assembleia, acredita que a concessão da Flona pode servir como modelo para outras explorações sustentáveis no estado.

 

 

 

 


ESTADISTA? NEM PENSAR


Após 28 anos de mandato parlamentar, o presidente Jair Bolsonaro sempre rejeita qualquer tentativa de auxiliares, inclusive militares, de convencê-lo a evitar declarações polêmicas, que frequentemente geram novas crises. Quando ouviu um auxiliar muito próximo sugerir “comportamento de estadista”, Bolsonaro deu uma gargalhada e, com seu jeito gozador, deixou tudo bem claro: “Nunca serei isso, ‘talkei’?”

 

 

NÃO MUDA


Nesta sexta (16), Bolsonaro voltou a marcar distância do modelito que muitos imaginam nele: “Eu não sou politicamente correto e ponto final! A espontaneidade, melhor atributo de Bolsonaro, está sendo usada contra ele, avaliam marqueteiros, após cada declaração à imprensa.

 

 

ELE MESMO SE ASSESSORA


Bolsonaro não dá ouvidos a assessores de imprensa. Não os respeita, como desdenha de marqueteiros. Confia mais no próprio taco.

 

 

OUTROS NÚMEROS


ONGs que pegam dinheiro de europeus voltaram a divulgar dados alarmantes sobre “desmatamento” da Amazônia. Se esses números fossem corretos já não haveria matas no Brasil – que, aliás, conserva intacta 94% da Amazônia, segundo o Banco Mundial.

 

 

DIFÍCIL ENTENDER


Os deputados federais do Novo apelaram ao tapetão do Supremo Tribunal Federal para anular a votação da Lei de Abuso de Autoridade. Depois reclamam de “interferência indevida no Legislativo”.

 

 

NÚMEROS DA DROGA


Segundo dados do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, em um ano o Brasil apreendeu 48 mil quilos de cocaína e 350 mil quilos de maconha. Foram 1.120 mortes relacionadas ao uso; 55% por overdose.

 

 

COMEÇO LENTO


Além da lei de Abuso de Autoridades (2017), desde o início do segundo semestre três projetos foram aprovados no Congresso e aguardam sanção presidencial. Apenas um deles foi elaborado em 2019.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS