AULAS: O segredo para ter um bom desempenho estudando online

Especialistas e alunos compartilham dicas de como melhorar os seus estudos em casa

AULAS: O segredo para ter um bom desempenho estudando online

Foto: Divulgação

Com o avanço da tecnologia nos últimos tempos, e com a pandemia que trouxe alguns limites em relação ao estudo presencial, optar por cursos online tornou-se bastante comum, e a procura por especialização tem crescido consideravelmente tendo em vista esse cenário atual e o excelente custo-benefício do ensino a distância. De uma forma geral, as pessoas têm aproveitado a maior quantidade de tempo em casa também para estudar.
 
Para algumas pessoas, no entanto, existe uma certa dificuldade para manter o foco, tendo em vista que em casa, muitos que estão trabalhando home office, ainda se dividem entre as tarefas domésticas, o casamento, cuidado com filhos, pet, atividade física entre outros.
E é por esse motivo que esse artigo, traz algumas dicas valiosas para o aluno que já estuda online e quer otimizar o aprendizado e também para aqueles que tem alguma dúvida sobre como ter um bom aproveitamento das aulas, driblando as distrações e mantendo o foco nos estudos.
 
A professora Carmem Silva, Mestre em educação e professora de pós-graduação no IPOG, afirma que tentar dar conta de tudo ao mesmo tempo atrapalha a aprendizagem durante a aula, por isso, sugere que o aluno mantenha o máximo de atenção nos estudos, delegando atividades que não estão relacionadas a aula e resolvendo pendências que possam atrapalhar o aluno nos dias de aula ao vivo ou gravada. Ela lista algumas sugestões importantes para ajudar o aluno a manter-se focado e melhorar a qualidade da aprendizagem online/offline.
 
1. Reduzir o número de distrações durante a aula. 
2. Colocar o celular no silencioso, longe e fora do contato visual durante os estudos.
3. Se organizar e se preparar para a aula é fundamental. Prepare o ambiente, e separe as coisas que vai usar (caderno, canetas, água, lanches, etc).
4. Não exagerar na cafeína, principalmente após as 18h.
5. Fazer blocos de produtividade. Se a aula for ao vivo com o professor, se organizar de acordo com o combinado com a turma. Avise sua família e os amigos sobre esses horários. Se a aula for gravada, definir blocos de 1h ou 2h de estudo ininterrupto e sem distrações ajuda muito.
6. Peça ajuda se possível, e organize uma equipe de apoio. Filhos pequenos e pets podem requerer muita atenção e isso pode comprometer sua aprendizagem.
 
A professora fala sobre a “romantização” do manter-se focado e trás uma dose de realidade pra quem quer manter o foco no estudos online: “Não crie romance quanto ao seu foco. Ele não é infinito, o foco não consegue ser dividido com o mesmo resultado e sim, ele vai  gastar sua energia física, por isso, cansa”.
 
A engenheira civil Karyze Gabriel, que cursa a especialização em engenharia rodoviária no IPOG, é adventista e por isso não consegue assistir as aulas ao vivo no final de semana, um fator que fez total diferença para aluna escolher um ensino a distância online que disponibiliza para o aluno as aulas gravadas posteriormente. Karyse ao assistir as aulas, garante um ambiente fechado e iluminado e livre de distrações bem longe do celular (com o wifi desligado). Segundo ela isso garante o foco para prestar atenção e fazer suas anotações.
 
 
A jornalista e influenciadora Emilli Sousa é aluna do MBA de Gestão e Influência Comercial no IPOG, confessa ter um pouco de dificuldade de focar totalmente nas aulas e diz que o que garante a qualidade da aprendizagem e o seu foco é se organizar para assistir as aulas ao vivo e interagir com o professor e os alunos na execução das atividades durante as aulas. “Separar meu material (caderno de anotações, caneta, água e lanches) e evitar o celular e as redes sociais me ajudam a prestar mais atenção e com isso aprendo muito mais”. 
 
Tudo que focamos, expande, e onde colocamos o nosso foco está a nossa energia. É importante na vida e para melhorar o desempenho dos estudos em casa, saber dizer não. Parafraseando Steve Jobs, ter foco é saber dizer não para oportunidades incríveis, mas que vão tirar você do caminho traçado. Se você se propôs a estudar online durante um final de semana por mês por exemplo, se organize ao máximo para nos dias de aula estar livre de outros compromissos e afazeres que possam dividir sua atenção e consequentemente prejudicando seu foco. 
 
Compreender que se lotar de compromissos e atividades diversas, fazer tudo ao mesmo tempo e ter resultados excelentes é impossível. Ter consciência de que dizer não para algum evento ou pessoa poderá ser necessário (e se preciso for, fazer isso como escolha consciente e sem sofrimento vai te ajudar). 
 
Aprender a priorizar nossas escolhas e o que realmente é importante é o “nome do jogo” do adulto focado em performance e resultados. Esse tipo de “não” garantirá um melhor aproveitamento do curso online que você elegeu, vai melhorar o currículo, a empregabilidade, além de te preparar para vencer a concorrência no mercado de trabalho com resultados acima da média.
 
 
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou www.ipog.edu.br 
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br
Instagram: @ipogportovelho
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS