close

ANIVERSÁRIO: Tratado de Petrópolis será comemorado com palestras historiadores

O evento será nesta quarta-feira,26, às 9h, na Escola do Legislativo

DA REDAÇÃO

26 de Novembro de 2019 às 13:57

ANIVERSÁRIO: Tratado de Petrópolis será comemorado com palestras historiadores

FOTO: (Divulgação)

Em comemoração ao 16º aniversário de assinatura do Tratado de Petrópolis, os historiadores Francisco Matias, Célio Leandro e Anísio Gorayeb ministrarão palestras nesta quarta-feira,26, às 9h, na Escola do Legislativo, que funciona no antigo prédio da Assembleia Legislativa de Rondônia. A entrada é aberta ao público.

 

Anísio abordará a “A Revolução do Acre”; Matias discorrerá sobre “O Tratado de Petrópolis” e Célio Leandro falará sobre o “Barão do Rio Branco”. A atividade será intermediada pelo jornalista Lúcio Albuquerque.

 

Tratado de Petrópolis foi um acordo diplomático entre o governo brasileiro e boliviano, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o qual anexou o território do Acre ao Brasil, pertencente à Bolívia desde 1750.

 

Composto de 10 artigos, o Tratado contou com a permuta de alguns territórios entre os países, ou seja, para o Brasil ficou declarado que o Acre inferior (142.000 km²) e o Acre superior (48.000 km²) seria anexado ao território, enquanto que a Bolívia ficaria com parte da região do estado do Mato Grosso, numa área correspondente a 3.164 km.

 

Fonte: Toda Matéria

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS