close

MEIO AMBIENTE: "Amazônia em nossas mãos" é realizada no Porto Velho Shopping

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e combater as queimadas

ASSESSORIA

23 de Outubro de 2019 às 15:13

MEIO AMBIENTE: "Amazônia em nossas mãos" é realizada no Porto Velho Shopping

FOTO: (ASSESSORIA)

O Porto Velho Shopping, administrado pela Ancar Ivanhoé, junto com o artista plástico Bruno Alves de Souza e o paisagista Thulio Castro, criaram a exposição em tamanho real “Amazônia em Nossas Mãos”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e combater as queimadas enquanto todos são responsáveis. A exposição está na Praça de Eventos Calama, até o dia 27 de outubro.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só em 2019 foram queimados 24.944 quilômetros quadrados no bioma amazônico. A área afetada é quatro vezes maior comparada a 2018, quando foram queimadas 6.048 quilômetros quadrados.

 

Sabemos que esse assunto não é recente, que temos problemas com as queimadas há anos, mas o tema é extremamente importante quando vemos números tão grandes de devastação. Por isso cumprimos nosso papel de agentes transformadores estimulando a população a olhar pela Amazônia e cuidar porque ela é nossa”, afirma Taciana Melo, gerente de marketing do shopping.

 

A exposição em tamanho real ganhou forma com galhos queimados, árvores, carvão em cinzas. Os animais empalhados foram cedidos pelo Mastozoologia & Vertebrados Terrestres da UNIR. As mãos gigantes foram produzidas pelo Artista Plástico, Bruno Alves de Souza e o paisagismo por Thulio Castro. O projeto conta com o apoio do Grupo Eletrosat, Antônio Araújo Reformas, Casa das Plantas e Emdur.

 

 

Conheça nossos projetos sustentáveis

 

 

Fábrica de Sabão

 

A Fábrica de sabão foi o primeiro projeto de sustentabilidade que o shopping implementou, desde 2017. O óleo coletado dos restaurantes da Praça de Alimentação somam mais de 22 mil litros. Deste óleo são reaproveitados 10%, para confecção de sabão em pedra e as velas.

 

 

Compostagem

 

A compostagem é feita através da coleta de restos de comida in natura como, frutas, legumes, verduras, borra de café, folhas secas e grama cortada, dos lojistas parceiros. A coleta começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes para experimentar a compostagem. Com isso já colhido em torno de 1.400 kg de comida até abril/2019  gerando 1.966 kg de adubo composto.

 

 

Horta Orgânica

 

Em 2018 iniciou o projeto de horta, baseado na compostagem de alimentos da praça de alimentação. São 15 canteiros de horta com capacidade total de 3 mil mudas de hortaliças.

 

 

Bituca de Cigarro

 

Em março de 2019 iniciou a reciclagem de bituca de cigarro. Os pontos de coleta estão em todas as entradas do shopping. As bitucas são enviadas para uma empresa especializada que a transforma em celulose.

 

 

 Loja Sustentável

 

Implantada em janeiro de 2019, para a comunidade participar na Coleta Seletiva a loja está localizada ao lado da Praça de Alimentação Calama, no 2º piso. Nela são divulgados os projetos e disponibilizados sabão e hortaliças produzidas no shopping.

 

 

Pilhas e Baterias

 

Já foram recicladas mais de 500 kg de pilhas e baterias. O shopping coleta esse material e envia para a empresa de destinação correta. Ponto de coleta: Loja Sustentável.

 

 

 Capsula de café

 

O shopping utiliza o pó concentrado na capsula para a compostagem e o recipiente para artesanato e produção de vela e sabão. E já foram reciclados mais de 95 kg, em 2019. Ponto de Coleta: Loja Sustentável.

 

 

 Lâmpadas

 

As lâmpadas utilizadas em todo o shopping que já não servem para uso são destinadas a empresa de reciclagem. Só em 2019 foram enviadas mais de 1.800 unidades de lâmpadas queimadas.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS