close

Funcet e Comca realizam a Conferência Municipal de Cultura

Eixos temáticos serão debatidos no auditório do Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

ASSESSORIA

5 de Agosto de 2019 às 17:41

Funcet e Comca realizam a Conferência Municipal de Cultura

FOTO: (Divulgação)

A Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET) e o Conselho Municipal de Cultura de Ariquemes (COMCA) realizarão a IV Conferência Municipal de Cultura nos dias 08 e 09 de agosto, no auditório do Polo da Universidade Federal de Rondônia, em Ariquemes. A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 3450, setor Institucional. A convocação para o evento foi publicada pela Prefeitura de Ariquemes na edição nº 2501, do Diário Oficial dos Municípios, no último dia 16 de julho, através do Decreto nº 15.567.

 

Etapa indispensável para formulação das políticas públicas que serão implementadas na cidade, no âmbito do setor, e integrante das Conferências Estadual e Nacional, trará como tema central “Uma política de Estado para a Cultura: os desafios do sistema estadual de Cultura”.

 

Segundo o coordenador da edição municipal e diretor de Cultura da FUNCET, Marcos Biesek, a participação dos artistas locais é essencial para garantir que todos os grupos sejam comtemplados, uma vez que a conferência dá subsídio à construção do Plano Municipal de Cultura, que uma vez aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo Municipal, normatiza e obriga, por força de lei, o investimento na área. “É um planejamento de ações para o benefício de todos os artistas, de todos os setores de cultura, porque foca na criação de leis que regulamentam o financiamento das ações e garantem acesso dos artistas a estes recursos.” Explicou Biesek.

 

O primeiro subeixo trabalhado será “Como promover acesso à cultura a todos os cidadãos de maneira democrática e inclusiva”, que será explanado por Ednair Rodrigues do Nascimento, graduada em Ciências Biológicas Unir, com Mestrado em Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora de ensino superior com experiência em: paleontologia, arqueologia, museologia, patrimônio cultural, memória, educação patrimonial, consultoria científica e formação de professores, e que desde 2011 é diretora do Museu da Memória Rondoniense.

 

Na sequência, a Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA – Argentina, Cândrica Madalena Silva, também Advogada e Consultora em Licitações e Contratos, trará o tema “Os desafios para a produção cultural diversificada e o papel das politicas públicas; Edson Cavalari, Graduado em História, pós - lato sensu em  Metodologia e Didática do Ensino Superior, Mestre em Geografia (UNIR), concluirá  com a exposição do tópico “Resgate e conservação do patrimônio histórico material e imaterial de Ariquemes”.

 

Terminadas estas etapas, as setoriais estabelecerão as metas para a cidade e farão a eleição dos dezesseis delegados que representarão o município na etapa Estadual, que ocorre de 18 a 20 de outubro, em Cacoal.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS