close

PRESENTE DE NATAL: Fernando Morais lançará livro sobre Lula antes do final do ano

Fernando Morais lançará livro sobre Lula antes do final do ano

247

26 de Julho de 2019 às 16:02

PRESENTE DE NATAL: Fernando Morais lançará livro sobre Lula antes do final do ano

FOTO: (Divulgação)

Até o Natal deve sair o primeiro tomo do livro que Fernando Morais está escrevendo sobre Lula. A obra começa na prisão do ex-presidente em 2018 e faz um recuo histórico até 1980,  na ditadura militar, quando o então líder sindical do ABC foi para a cadeia com outras lideranças grevistas. Trará histórias inéditas, avaliações e bastidores políticos colhidos pelo jornalista em diferentes momentos da trajetória de Lula.


 Autor de “A Ilha” (1976), “Olga” (1985) e “Chatô” (1994), entre outros, Morais atuou em jornais e revistas, recebeu diversos prêmios como jornalista, foi deputado estadual, secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo. Hoje, faz o blog “Nocaute” e está mergulhado na elaboração do livro. Espera aprontar o segundo tomo em meados do ano que vem.


Desde agosto de 2011 Morais colhe depoimentos de Lula. Até a prisão do ex-presidente, em abril do ano passado, esteve com ele em viagens, palestras, encontros políticos –“um privilégio, uma maravilha. O livro vai se encontrar com a história de hoje”, diz o escritor.
Morais fala do golpe, das mudanças tectônicas na política nacional e internacional, do papel da mídia –e do impacto de tudo isso em Lula. “Esse processo todo, vagarosamente, foi produzindo uma conversão do Lula a temas, questões que ele talvez antes achasse que fossem bandeiras de gente que estava muito à esquerda dele, que fossem um pouco exageradas.”
E faz uma avaliação:


“O período que vai do início do golpe contra a Dilma até a prisão dele acabou produzindo um amadurecimento político no Lula que provavelmente ele não tenha tido nas décadas anteriores como presidente da República ou como líder sindical, ativista político. Estou convencido disso. Foi uma coisa homeopática; tem um dia que ele deu uma sacudida”.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS