close

BIBLIOTECÁRIOS: Abertas inscrições para concurso de estágios internacionais

Serão selecionados 24 bibliotecários dos países-membro do Iberbibliotecas para conhecerem boas práticas das bibliotecas públicas na Costa Rica entre os dias 3 e 9 de novembro

DA REDAÇÃO

8 de Julho de 2019 às 08:58

BIBLIOTECÁRIOS: Abertas inscrições para concurso de estágios internacionais

FOTO: (Divulgação)

Estão abertas até 11 de agosto as inscrições para o 4º Concurso de Estágios Internacionais do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas (Iberbibliotecas). Ao todo, serão selecionados 24 profissionais para conhecerem boas práticas das bibliotecas públicas na Costa Rica entre os dias 3 e 9 de novembro deste ano. 

 

O tema do estágio é “Bibliotecas geradoras de uma cultura de paz”. Podem participar todos os profissionais que atuem em bibliotecas públicas ou comunitárias dos países e cidades integrantes do Programa: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e as cidades de Buenos Aires (Argentina), Medellín (Colômbia) e Quito (Equador). Inscreva-se.

 

Em sua quarta edição, o concurso de estágios tem se revelado uma boa oportunidade de intercâmbio. Para oferecer uma rica experiência aos selecionados, o Iberbibliotecas escolhe lugares que se destacam em diversas áreas na gestão das bibliotecas. Com isso, as boas práticas se multiplicam pelo mundo. Em suas edições anteriores, o concurso foi organizado em Medellín (Colômbia), em São Paulo e em Madrid (Espanha). Todos os custos com transporte, hospedagem e alimentação durante o estágio são custeados pelo projeto.

 

Durante os cinco dias do estágio, a programação será intensa. Os profissionais conhecerão bibliotecas e centros cívicos de seis cidades do país centro-americano: Santa Cruz, Liberia, Garabito, Heredia, San José e Cartago. Além de visitas aos equipamentos, a agenda ainda inclui oficinas e tours pelos centros históricos de algumas localidades.

 

Iberbibliotecas


O Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), com coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

O Iberbibliotecas promove o acesso à leitura, que impacta em tantas outras áreas, aumentando os níveis de escolaridade e empregabilidade, por exemplo. Para fomentar esse ciclo de leitura e conhecimento, o programa criou uma rede de cooperação ibero-americana, com benefícios para os 13 países e cidades filiadas.

 

No Brasil, a direção do Iberbibliotecas é exercida pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas. Atualmente, o País está na presidência do Programa para o biênio 2019/2021. Como todos os outros membros, o Brasil contribui anualmente com uma taxa que, juntamente às dos outros países, forma o fundo por meio do qual o Programa financia suas atividades.

 

Serviço


http://www.iberbibliotecas.org/estagios/ 
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS