close

PATRIMÔNIO: Boi-bumbá recebe certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

A entrega do certificado ocorreu durante a festa de Parentins

RONDONIAOVIVO - EDIÇÃO

1 de Julho de 2019 às 12:00

PATRIMÔNIO: Boi-bumbá recebe certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

FOTO: (Divulgação)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania, entregou durante a festa de Parentins neste final de semana, no Amazonas, o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil  aos Bois de Arena, de Rua e  de Terreiro do Amazonas, como forma de preservar essa manifestação cultural.

 

O reconhecimento foi realizado pelo Instituto no ano passado e é uma importante conquista dos grupos, mestres e atores que fazem parte dos bois-bumbás do Médio Amazonas e Parintins.  O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi inscrito pelo Iphan no livro das Celebrações em novembro de 2018.

 

Sinhazinha e Amo do Boi Caprichoso

 

Os festejos relacionados a esse bem cultural ocorrem de diferentes maneiras e de acordo com a localidade em que são realizados, sendo praticados em distintos momentos do ano com variações e denominações próprias na região amazônica. No Médio Amazonas e Parintins, o folguedo geralmente ocorre durante as celebrações juninas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro. Nesses contextos, há três principais versões da dança dramática: o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena.

 

O presidente do boi-bumbá Caprichoso, Babá Tupinambá, afirma que o certificado do Iphan é uma honra e que fortalece o folclore de Parintins.  “Esse reconhecimento deixa o boi-bumbá Caprichoso muito orgulhoso e valoriza ainda mais um trabalho de quase 100 anos, que é realizado no meio da floresta, numa pequena ilha. Então, ter esse reconhecimento de patrimônio cultural do Brasil é algo que os bois de Parintins mereceram e que vai fortalecer ainda mais a divulgação do nosso folclore, não só na região amazônica, mas no Brasil e no mundo”. 

 

Já o para o presidente do boi-bumbá Garantido, Fábio Cardoso, o certificado reconhece a identidade cultural do Amazonas. “O Garantido se sente muito orgulhoso em ser um dos principais responsáveis pela conquista desse título para a nossa cidade. Parintins, com seu talento extraordinário, deu identidade cultural ao maior estado brasileiro, o Amazonas. Nesse cenário, o Garantido se configurou por sempre ter a vanguarda da arte do Festival, do qual é o maior campeão e que, neste ano, vai trazer mais inovações e amor a esta festa que tanto orgulha o Brasil”.

 

Por reunir influências tradicionais de diversas etnias, a brincadeira do Boi se caracteriza como importante referência cultural. As origens da manifestação remontam às missões jesuíticas do século XVII, que trouxeram consigo tradições do Mediterrâneo europeu. Por sua vez, essas tradições com o tempo absorveram-se de elementos das culturas afro-brasileira e indígena. 
 

 

Fonte: Secom/Secretaria Especial de Cultura

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS