close
logorovivo2

JARU: Escritor lança livro sobre a história da música, literatura e comunicação do Município

O prefácio da obra foi escrito pela ex-secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli

RONDONIAOVIVO - EDIÇÃO

5 de Junho de 2019 às 09:14

JARU: Escritor lança livro sobre a história da música, literatura e comunicação do Município

FOTO: (Divulgação)

O livro “Um Tratado Sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense”,  do escritor  Elias Pereira será lançado nesta quinta-feira,  às 19h30, no auditório da Associação Comercial de Jaru. Esta é a terceira obra do autor, que é também professor da Rede Estadual de Educação.

 


O autor explicou que a obra contempla meio século de história. O trabalho que resultou na obra literária iniciou em dezembro de 2014, após quatro anos de pesquisa.  O prefácio da obra foi escrito pela ex-secretária estadual de Educação, Aparecida de Fátima Gavioli, que atualmente ocupa o mesmo cargo em Goiás.

 

A obra tem como tema “a história que cada cidadão jaruense ajudou a construir” e a forma que o escritor construiu a sua abordagem possibilita aos personagens serem protagonistas da própria história. Cada detalhe do enredo demonstra como foi construída a trajetória musical, literária e na comunicação do município.

 

O fato mais antigo é datado de 1969 quando um dos pioneiros locais, Jandiro Ferreira Lima implantou o primeiro sistema de comunicação em Jaru conhecido como “Pau do Fuxico” ou “A Voz de Jaru”, como o proprietário chamava o empreendimento. Visando garantir toda a  clareza possível, o escritor dividiu a escrita do livro de acordo com a história de cada personagem, onde todos têm a oportunidade de demonstrar o protagonismo que de fato exerceram ou, no caso de alguns, ainda exercem, por ser tratar de uma produção que narra fatos contemporâneos.

 

O primeiro capítulo é dedicado à música local e destaca tanto os nomes do campo secular quanto evangélico, além da importância dos festivais que, pela grandiosidade, conseguiram atingir todos os públicos. O segundo capítulo aborda  a área literária e traz a publicação de uma poesia inédita no formato de cordel elaborada pelo escritor Argentil Machado de França, onde o mesmo narra uma vertente da história da Região Norte. Em seguida, os nomes da literatura evangélica local.

 

O último capítulo é dedicado ao setor de comunicação e apresenta muitos fatos importantes desde os seus primórdios seja na TV local, a chegada dos provedores de internet discada, banda larga e de fibra; os sites de notícias, as emissoras de rádio, bem como os jornais impressos.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS