close
logorovivo2

CRÔNICA: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Espaço Alternativo: onde a Lei e a ordem passam ao largo e a desordem manda

ZÉKATRACA

4 de Maio de 2019 às 08:52

CRÔNICA: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

Com a devida autorização, reproduza a crônica do jornalista Lucio Albuquerque, publicada no site Gente de Opinião ontem, dia 3. A crônica versa sobre a situação atual do “Espaço Alternativo”.

 

**********

 

Espaço Alternativo: onde a Lei e a ordem passam ao largo e a desordem manda

 

***********

 

O que era para ser um local de lazer público, de orgulho para o morador de Porto Velho e cartão postal da capital está transformado num espaço sem lei, onde especialmente durante a noite e a madrugada – principalmente de sexta a domingo, parques infantis, botecos de bebidas diversas, motos com descargas abertas e ultrapassagens perigosas, mesmo  nos horários em que só uma faixa da pista está disponível para o tráfego.

 

***********

 

Some tudo isso à falta de fiscalização (inclusive à venda de bebidas), a omissão de agentes municipais de trânsito e da Polícia Militar idem idem, o excesso de cães circulando entre os que se arriscam a buscar o lazer ali, onde a cada vez o perímetro que seria utilizado pelo cidadão está ocupado por rodas de bebidas, comidas de todos os tipos – e sabe Deus como são manipuladas, o que denota mais um órgão ausente, chamado “vigilância sanitária”.   

 

***********

 

É apenas um quadro pequeno da situação em que se encontra a obra, destinada ao lazer e ao convívio social, construída no governo Confúcio Moura, o Espaço Alternativo, construção que, aliás não chegou ao fim porque, dentre outras coisas, falta acabar o estacionamento, no piso e na iluminação. Aos finais de semana, à noite, quando o Espaço recebe dezenas de milhares de pessoas, aí a baderna toma conta.

 

***********

 

Ano passado procurei as assessorias de comunicação do governo, do DER e da prefeitura pedindo informações sobre a quem estaria competindo a administração do Espaço. Não tive resposta. “Quem quer vem, instala sua barraca e vende o que quiser”, me disse no último domingo um vendedor de “cerveja suja”, acrescentando que “pelo menos comigo foi assim”. Ele conta, como outros que basta chegar e armar sua arapuca. Numa autêntica “terra sem lei”, enquanto isso a cada final de semana os espaços destinados ao lazer da população, numa cidade de praticamente nenhuma outra opção. (Voltarei ao assunto).

 

***********

 

É isso mesmo mestre Lúcio Albuquerque, tem mais um agravante: Para você realizar qualquer evento em ambiente aberto, a prefeitura exige que o realizador do evento, coloque BANHEIROS QUÍMICOS espalhados pelo espaço onde a festa estiver acontecendo.

 

***********

 

É assim com os blocos carnavalescos, é assim com os arraias juninos e em tudo quando é evento que seja realizado em espaços abertos.

 

***********

 

No Espaço Alternativo não existe nenhuma espécie de sanitários, nem mesmo os chamados BANHEIROS QUÍMICOS e as pessoas quando precisam fazer suas necessidades fisiológicas em especial urinar ou como é mais popular MIJAR têm que se embrenhar na mata da área da Infra Aéreo ou será da Aeronáutica, correndo o risco de ser atacada por uma fera, e até por cobra.

 

***********

 

Da próxima vez que você for procurar as autoridades, para cobrar maior atenção ao Espaço Alternativo, não esquece de lembrar, que é necessário colocar, ao longo da Pista do Espaço Alternativo, BANHEIROS QUIMICOS.

 

**********

 

Mudando de pau pra cacete:

 

***********

 

Hoje a tarde a pedida é curtir ao vivo, a 41ª edição do Projeto Samba Autoral a partir das 15 horas, no Bar do Calixto, ali na Jacy Paraná com a Brasília.

 

************

 

A noite, a melhor programação é o concurso de Melhor Casal de Noivo e Noiva e o concurso Lampião e Maria Bonita e seu Cangaço, promovido pela Quadrilha Girassol a Explosão do Norte, que vai acontecer na sede Novo Clube Ypiranga.

 

 

Projeto Samba Autoral  

Dedicado à Beth Carvalho

 

O samba não pode parar...Como muitas vezes cantou a Madrinha do Samba, que agora canta no plano superior, obra de Arlindo Cruz, "...o show tem que continuar...". 

 

 

 

 

A 41ª Edição do Projeto Samba Autoral, será dedicada à memória de Beth Carvalho, que deixou um grande legado e memorável contribuição à historia do samba no País. A justa homenagem será na 42ª edição, quando exaltaremos sambas por ela imortalizados.

 

Como há 4 anos acontece, o nosso encontro será neste sábado, dia 4 de maio, a partir das 15hs, no Bar do Calixto, cantinho das Acácias, da poesia e inspiração, que reúne a nata do Samba de Porto Velho. Bambas da cidade, que além de se confraternizarem, deixam aflorar os mais belos sentimentos por meio de suas lindas inspirações.

 

A realização é por conta da Escola de Escola de samba Asfaltão, que conta com a parceria da GRAFFPORTO e do Bar do Calixto.

 

Vamos lá encontrar pessoas do bem, sentir e trocar as melhores energias (Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro Diretora de Comunicação do GRES Asfaltão)

 

 

FOLCLORE

 

Junina Girassol a Explosão do Norte

apresenta, Uma Noite no Sertão

 

Neste sábado dia 04, a partir das 20 horas, a Junina Girassol a Furacão do Norte, realiza na sede do Novo Clube Ypiranga, à rua Anísio da Rocha Compasso, 5917, nas proximidades do condomínio Alphaville na estrada da Penal, o evento 8ª Edição do evento “Uma Noite no Sertão”.

 

 

 

 

A Explosão do Norte vai realizar os Concursos Melhor Casal de Noivo e Noiva que em seu intervalo contará com o show do Casal Nelson Castro e Suellen Albuquerque da quadrilha Babaçu do CE, com o espetáculo de dança “Os Reis de Branco”.

 

Outro concurso que está chamando a atenção dos quadrilheiros de Porto Velho,  é o que vai eleger o Melhor Casal de Lampião e Maria Bonita e todo o Cangaço. A direção da Girassol trouxe a Porto Velho o coreografo dançarino Biel Gomes e sua parceira Shakyra Farias que inclusive ministraram oficina de dança do Xaxado aos integrantes de vários grupos de Porto Velho. O casal de Lampião e Maria Bonita faz parte da quadrilha Mistura Gostosade Campina Grande – PB que vai atuar também como jurado do Concurso específico.

 

A 8ª edição de Uma Noite no Sertão será encerrada com a apresentação da Banda Forró Filé.

 

A junina Girassol, das Três Marias que colocou em sua nomenclatura o adjetivo Explosão do Norte esta ensaiando a coreografia do tema “As Sete Trombetas” com o qual pretende levar para sua sede da Zona Sul, o título de Bicampeã da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, marcado para iniciar no dia 27 de junho na Cidade da Cultura em Porto Velho. "Estamos bastante confiantes de que tudo será resolvido entre a Sejucel e a Federon e o Flor do Maracujá aconteça como projetado”, disse o presidente Bené.

 

Lembrando que a festa da Explosão do Norte, está marcada para começar às 20 horas, deste sábado, no Novo Clube Ypiranga. 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS