close
logorovivo2

DEBATE: Obra de Clarice Lispector no Café Literário

O romance “A Hora da Estrela” retrata a migração e a miséria nordestina

RONDONIAOVIVO - EDIÇÃO

9 de Abril de 2019 às 17:53

DEBATE: Obra de Clarice Lispector no  Café Literário

FOTO: (Divulgação)

O livro deste mês a ser discutido no  Café Literário é “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. O evento esta agendado para o dia 13 deste mês (abril) na Livaria Exclusiva, na Carlos Gomes, das 9 às 11 horas.

 

Macabéa, personagem central da obra literária, é uma entre as muitas mulheres nordestinas que saíram do sertão para a cidade. O tema da migração e da miséria do nordeste percorre o romance em paralelo com o desenvolvimento psicológico do narrador e da personagem.

 

A personagem é uma pessoa simples, tanto materialmente como psicologicamente. Macabéa não tem consciência de si mesma e quase nenhum desejo. As únicas vontades que ela possui vêm de sua fascinação pelas propagandas ou pelo cinema. São desejos simples e um pouco deslocados. Quando ela vê uma propaganda de um creme de rosto, seu desejo é comer o creme com colher.

 

Ditadura

 

A maioria das obras de Clarice Lispector foram escritas durante a ditadura militar no Brasil. Quando muitos escritores procuravam denunciar ou criticar a situação política nacional, Clarice Lispector focava sua obra no psicológico, deixando a política de lado.

 

A atitude da escritora de ignorar o momento histórico gerou diversas críticas que a acusavam de ser alienada. Clarice, porém, tinha consciência política e, além de explicitá-la em algumas crônicas, isso está presente no romance A Hora da Estrela.

 

FONTE SOBRE A OBRA:  CULTURA GENIAL

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS