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DEBATE: Obra em quadrinhos de artista iraniana no Clube do Livro deste sábado

A artista gráfica nasceu no Irã em 1969 e lançou os quadrinhos em francês, em quatro partes

DA REDAÇÃO

29 de Março de 2019 às 10:59

DEBATE: Obra em quadrinhos de artista iraniana no Clube do Livro deste sábado

FOTO: (Divulgação)

A obra HQ Persépolis, da artista gráfica iraniana Marjane Strapi, será tema de debate neste sábado (30/3) no Clube da leitura, na Livraria Exclusiva Café e Cultura, das 16 às 18 horas.

 

A artista venceu, em 2001, o prêmio Revelação do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême – premiação francesa considerada a mais importante do gênero.

 

Entenda a história

 

Em 2009, a população iraniana se rebelou contra os resultados da eleição presidencial.  O movimento ficou conhecido, sobretudo, pelas redes sociais, sendo apelidado de “Revolução do Twitter”. Desde então, o recurso da imagem se impôs como um veículo de contestação e resistência em oposição ao governo.

 

A artista gráfica Marjane Satrapi, autora dessa HQ autobiográfica, nasceu no Irã em 1969 e lançou os quadrinhos em francês, em quatro partes, entre 2000 e 2003 como forma de contar a história de seu país e de sua cultura às pessoas com as quais convivia na Europa.

 

A narrativa começa em 1980, quando Marjane está com 11 anos de idade e a sociedade iraniana lida com as consequências da Revolução Islâmica ocorrida apenas um ano antes, em 1979.

 

Quando a Revolução que tinha como objetivo a derrubada do Xá obteve sucesso em sua empreitada, entretanto, instaurou-se no país a ditadura islâmica após uma consulta popular que, segundo os pais da protagonista, apresentou resultados muito pouco confiáveis. Na sequência, vem a guerra contra o Iraque, combate para o qual os Estados Unidos passaram a fornecer armas para ambos os lados.

 

 À sombra desse novo confronto, Teerã vive sob constantes ameaças de bombardeio. Soma-se à tensão militar o medo instaurado pelo Estado em nome da religião, que passou a exercer controle severo às vidas social e pessoal dos iranianos.

 

De volta ao Irã aos 18 anos, após um período de quatro de estudos na Áustria, o conflito identitário da protagonista é latente: se na Europa Marjane sempre carregou o status de imigrante terceiro-mundista, em sua terra natal já não se sente igual aos conterrâneos por ter adquirido hábitos ocidentais. A dificuldade de se adaptar e as marcas que a guerra deixou nos iranianos dá a tônica das páginas restantes.

 

Segundo a artista, a opção pelo preto visou o minimalismo como forma de facilitar o ritmo de leitura de uma história na qual havia muito para ser contado. Em 2008, Persépolis ganhou uma animação dirigida pela autora em conjunto com Vincent Paronnaud.

 

 

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