close
logorovivo2

CARNAVAL: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

O carnaval em Porto Velho começou mesmo foi na noite de ontem dia 1º

ZÉKATRACA

2 de Fevereiro de 2019 às 09:41

CARNAVAL: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Zékatraca)

Porto Velho a partir deste sábado dia 2 de fevereiro, dia consagrado a Iemanjá, até meados do mês de março, passa a respirar carnaval.

 

***********

 

Na realidade, o carnaval em Porto Velho começou mesmo foi na noite de ontem dia 1º, com o ensaio do bloco Até Que a Noite Vire e Dia na Praça São José no Mocambo. A turma amanheceu cantando as marchinhas em homenagem ao grande Benjamim Mourão.

 

**********

 

Hoje o negócio é com os blocos da Jatuarana que passam a ensaiar, no Mercado Cultural. Essa base continua no dia 9 e depois já não será mais ensaio, passa a ser carnaval oficial

 

**********

 

É que no dia 16 a prefeitura abre oficialmente o carnaval de Porto Velho realizando o Baile Municipal, Tudo no Mercado Cultural. E aí meu irmão, sai da gente que eu quero passar, pra desfilar no Areal Folia dia 22 e no Até Que a Noite Vire Dia no sábado dia 23.

 

**********

Domingo dia 24 a tarde, é a vez das escolas de samba serem homenageadas no desfile do Bloco Pirarucu do Madeira que vai concentrar a partir das 15 horas, na Pinheiro Machado com a Rogério Weber no bairro Caiari e desfilar as 17 horas.

 

 

Também no dia 24 de fevereiro domingo, o Furacão da Zona Sul desfila pelo circuito Jatuarana. Dia 28 de fevereiro o Vai e Volta abre o circuito da Pinheiro Machado

 

*********

 

O mês de março começa com o desfile do bloco Us Dy Phora e a concentração do bloco Canto da Coruja pelo circuito Areal.

 

**********

 

Chegou a Banda a Banda a Banda a Banda do Vai Quem Quer… É o dia 2 de março, desfile do maior bloco da Amazônia Ocidental e um dos maiores do Brasil a nossa querida Banda do Vai Quem Quer.

 

**********

 

Não falamos do Galo da Meia Noite, porque o Galo não vai desfilar, este ano sua diretoria optou apenas por realizar alguns ensaios, por sinal, o primeiro acontece hoje dia 2 no Chopp do 4.

 

**********

 

Domingo de carnaval 3 de março, acontece o desfile do Bloco Murupi no circuito da Pinheiro Machado e o desfile do Furakão Kids na Jatuarana.

 

*********

 

Desfile Coletivo das Escolas de Samba – Esse evento vai acontecer domingo de carnaval dia 3 de março, na Praça Aluízio Ferreira durante a Feira do Porto. Todas as escolas de samba filiadas a Fesec confirmaram presença. Na oportunidade acontecerá a escolha do Melhor Samba de Enredo para 2019, uma promoção do Diário da Amazônia via coluna do Zekatraca.

 

**********

 

Segunda feira dia 4 de março, quem desfila é o bloco Jatuarana Sul no circuito Jatuarana e no dia 5 o Porto Maria pelo circuito da Pinheiro.

 

 

A Funcultural também promove no dia 5, o Carnaval na Leste o antigo CarnaLeste no Circuito Zona Leste.

 

 

*********

 

O bloco Leva Eu vai desfilar no dia 8 de março sexta feira após o carnaval oficial e quem encerra os desfiles de blocos é o Axé Folia na noite do dia 9 de março.

 

 

No meio disso tudo vai acontecer o Baile Amarelo e Preto, do Asfaltão, Verde e Rosa da Acadêmicos da Zona Leste e o Baile da Águia da escola São João Batista.

 

**********

 

Nem o carnaval baiano dura tanto tempo. É aí que a gente percebe o quanto o carnaval de Porto Velho faz bem a SAÚDE do povo. Se a pessoa vai brincar carnaval, quer dizer que tá todo mundo bem de saúde.

 

*********

 

Por isso é que certo dizer\z, que investir no carnaval, é investir na SAÚDE do povo. O que não vale, é dizer, que o dinheiro do carnaval vai para a saúde!

 

*********

 

Por falar em saúde, a sede da Banda abriu ontem e muita gente compareceu querendo comprar camiseta. É a Banda do Vai Quem Quer comandando mai um carnaval em Porto Velho.

 

*********

 

Para fazer o aquecimento para o carnaval, vamos participar dos ensaios dos blocos na noite de hoje no Mercado Cultural.

 

**********

 

Para esse primeiro ensaio vou levar como acompanhante minha alegria. Vamos que o Carnaval tá pra acabar!

 

 

Carnaval de Porto Velho

começa neste sábado

 

Com a participação de duas Bandas “Café com Leite” e “SD Banda”, extraoficial, começa na noite deste sábado 02 de fevereiro, o carnaval de rua de Porto Velho.

 

A festa está marcada para começar as 20 horas no já tradicional Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. Os ensaios envolvem principalmente os foliões dos blocos da Zona Sul que ensaiavam na avenida Jatuarana e graças a um acordo, firmado entre a Fercomercio/comerciantes da Jatuarana/blocos de trio elétrico/MP e Funcultural, passam a partir deste ano a acontecer no Calçadão Manelão. “A´proveito para elogiar a compreensão dos dirigentes dos blocos da Zona Sul por aceitarem a reivindicação dos comerciantes da Jatuarana”, disse o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes.

 

As Bandas que animarão os foliões neste primeiro ensaio: Banda Café com Leite e SD Banda que começam a tocar as 20 horas. A entrada é franca e os blocos responsáveis pela organização da festa, estarão comercializando seus abadás e camisetas em barracas estrategicamente montadas no Calçadão.

 

De acordo com decisão dos blocos, os ensaios de hoje dia 3 e do dia 9, serão coordenados pelos blocos que contam com o patrocínio da empresa Cristal.


 

 

Desfile das Escola de Samba

 

Outra programação que está chamando bastante atenção dos carnavalescos de Porto Velho, é a apresentação das escolas de samba filiadas a Fesec.

 

Em reunião realizada na última quinta feira 31 de janeiro, a diretoria da Fesec em comum acordo com todas as escolas de samba, bateu o martelo na seguinte programação:

 

Dia 24 de fevereiro desfile do Bloco Pirarucu do Madeira – Concentração as 15 horas na rua Pinheiro Machado com a Rogério Weber. As Bandeiras de todas as escolas serão o Abre Alas do Bloco mais democrático da Amazônia.

 

No dia 03 de março domingo de carnaval, a Fesec vai realizar o desfile coletivo das Escolas de Samba durante a Feira do Porto na Praça Aluízio Ferreira a partir das 19 horas. Na oportunidade acontecerá a escolha do “Melhor Samba Enredo de 2019”, uma promoção do jornal Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca o vencedor leva o troféu Sebastião Araújo da Silva – BABA.

 

 

Porto Velho recebe a Oficina de Palhaçaria

promovida pela dupla Las Cabaças

 

Estão abertas as inscrições gratuitas para a “Oficina de Palhaçaria: O Corpo Cômico e Jogos de Dupla e Trio”, que acontecerá em Porto Velho, entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Limitada a 25 vagas, a oficina será ministrada das 19h às 22h, no Espaço Tapiri. A atividade é parte do projeto de circulação por Rondônia do espetáculo teatral “O Dia da Caça”, da dupla de palhaças Las Cabaças.

 

As inscrições são gratuitas e as fichas devem ser solicitadas pelo e-mail bifiquinan@gmail.com ou pela página no Facebook da Las Cabaças. O formulário deve ser preenchido e enviado para o mesmo endereço de 01 a 12 de fevereiro. A ação é voltada a estudantes ou profissionais de teatro, dança, circo, música, boneco ou performance. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 e os aprovados têm até o dia seguinte para confirmarem participação.

 

“Queremos propor na oficina um estudo sobre a linguagem do palhaço e introdução ao jogo de dupla de palhaços, apresentando conteúdos e conceitos da palhaçaria clássica através de exercícios físicos, jogos teatrais em dupla e trio”, explicou Marina Quinan, uma das artistas e oficineiras da dupla Las Cabaças.

 

Após a realização da Oficina de Palhaçaria, a dupla Las Cabaças apresenta gratuitamente o espetáculo teatral “O Dia da Caça”, a primeira apresentação acontece em Porto Velho na Praça do Bairro São Sebastião I, no dia 22 de fevereiro (sexta-feira), às 19h. Depois, as atrizes pegam a estrada rumo a Ji-Paraná para, no dia 24 (domingo), às 18h, encenarem a peça na Praça Marco Zero também conhecida como Praça do Teatro, no centro da cidade.

 

 

 

 

Encenada pelas atrizes Juliana Balsalobre e Marina Quinan, que interpretam, respectivamente, as palhaças Bifi e Quinan, “O Dia da Caça” emprega elementos da palhaçaria clássica e tem como tema uma típica caçada noturna na floresta. O uso de vocabulários da região amazônica e objetos cênicos típicos, como boroca, canoa, terçado, arco e flecha, aliado a situações típicas do universo ribeirinho, trazem ao espetáculo um contexto totalmente regional.

 

A dupla Las Cabaças vem da região do Baixo Amazonas e faz intervenções em espaços públicos e no cotidiano de comunidades do interior do país, visando a troca humana e cultural a fim de transformar as experiências em roteiros teatrais por meio da linguagem da palhaçaria. Desde 2006 as artistas realizam pesquisa prática na Amazônia, com visitas a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas e apresentações e intervenções artísticas valendo-se do modo de vida, palavras, gestos e histórias que aprenderam com as populações desses locais.

 

Toda a programação é promovida pela Nascedouro Gestão Cultural, Namazônia Associação e Las Cabaças, por meio do Edital Petrobras Distribuidora de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS