close
logorovivo2

CARNAVAL: Mistura Fina sai às ruas nesta segunda

O bloco se concentra a partir das 13 horas no bar do Chulé; a participação é gratuita.

DA REDAÇÃO

31 de Dezembro de 2018 às 09:51

CARNAVAL: Mistura Fina sai às ruas nesta segunda

FOTO: (Divulgação)

Para o tradicional bloco Mistura Fina, o carnaval começa nesta segunda-feira (31/12), véspera de ano novo. A concentração será a partir das 13 horas no bar do Antônio Chulé, localizado na rua Joaquim Nabuco com rua Bolívia, no bairro Santa Bárbara. Já são 35 anos de história. O lema deste ano é “Venha em Paz”.

Às 16 horas deve iniciar o desfile pelas principais ruas da capital. A bateria é formada, em sua maioria, por integrantes da banda “Pura Raça”, dos mestres Danilo e Negão.

 

A principal característica do bloco são as brincadeiras usando maisena – por isso, que não quiser ficar melecado com esse produto, não apareça por lá. “Não tem um ser humano que vá ao mistura fina que não saia todo branco, da cabeça aos pés”, declarou a Maria de Fátima, que frequenta o bloco há cinco anos. “Não perco um, pois lembra o carnaval da minha infância”, diz.

 

O bloco começou de forma tímida em 1983, idealizado por alguns trabalhadores que vieram à capital ajudar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel. Cariocas, esses técnicos queriam reviver um pouco o carnaval que acontece todo dia 31 no Rio de Janeiro, quando o “Bloco das Piranhas” sai às ruas.

 

Desde a década de 90 que o Mistura Fina é comandado pela escola de samba Asfaltão. Com o passar do tempo, os brincantes deixaram de se vestir de mulher, característica principal do bloco, e passaram a usar a maisena, dando nova roupagem a essa brincadeira.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS