close
logorovivo2

FESTAS: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

O verdadeiro espírito natalino, é a paz!

ZÉKATRACA

22 de Dezembro de 2018 às 09:09

FESTAS: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

As festas de confraternização estão bombando pelos quatro cantos da cidade, é comida e bebida que não acaba mais. É aí que mora o perigo.

 

**********

 

Ninguém é proibido de comer as iguarias servidas nestas festas natalinas e de final de ano, até porque, a maioria do cardápio é formado por churrasco.

 

*********

 

O que não pode, é comer além da conta, é preciso moderação em tudo, aliás, o importante é comentar a festa depois e não lamentar que aquele arroz à grega, aquele peito de peru, a farofa com frutas cristalizadas estava azeda. O verdadeiro espírito natalino, é a paz!

 

*********

 

Beber bebida alcoólica também não é problema. Problema é exagerar na dose. Então meus amigos, vamos aproveitar as festas de confraternização sem exagerar, tanto na comida como na bebida. Lembre-se, se beber não dirija.

 

**********

 

Por falar em festa! Hoje acontece mais um ensaio do famoso Bloco Mistura Fina. Paralelo ao ensaio do Mistura Fina o Bloco da Maizena, a escola de samba Asfaltão realiza o 2º encontra da bateria Pura Raça.

 

*********

 

Se a Pura Raça vai marcar presença, pode ter certeza que o ensaio vai virar festa. O encontro está marcado para começar as 14 horas, no Bar do Calixto que fica na esquina da rua Brasília com a Jaci Paraná no bairro Nossa Senhora das Graças.

 

**********

 

O compositor considerado o Rei das Marchinhas Altair dos Santos Lopes popularmente conhecido como Tatá, vai apresentar sua marchinha composta especialmente para o desfile do Mistura deste ano.

 

*********

 

A música, muito boa por sinal, foi gravada quarta feira, 19, no Estúdio Verde do meu amigo Alkbal Sodré.

 

*********

 

O Mistura Fina vai desfilar no dia 31, dando adeus ao ano de 2018 e boas vindas a 2019. A concentração começa ao meio dia, no Bar do Antônio Chulé a rua Joaquim Nabuco esquina com a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara.

 

********

 

A fantasia do bloco é Maizena, caso você não tenha como se fantasiar não tem problema, é só chegar no Antônio Chulé que Maizena é o que não vai faltar.

 

********

 

A única maneira que o folião tem para não receber Maizena na cara é ir fantasiado seja lá do que for. Colombina, Pierrot. Bolsonaro, Lula, Marco Rocha e até de Travesti.

 

********

 

A Maria da Chave personagem criada pela artista plástica, bonequeira e arquiteta Lu Silva com certeza, irá a frente do Bloco abrindo os caminhos.

 

********

 

O folião Sílvio Santos que todo ano homenageia uma personagem de novela ou da sociedade cultural de Porto Velho, ainda não decidiu qual será a sua fantasia. Tão falando que ele vai se vestir de dupla personalidade. Muitos apostam que será o Pablo Vitar e a Tammy Gretch. A “mulher’ e o “homem” “sexe” de 2018. Vixe maria!

 

*********

 

Este ano, tudo indica, teremos um novo integrante, gozador desfilando no Mistura Fina. Trata-se do TONINHO DE IRENE um cara que passa o dia todo postando, coisas nas redes sociais.

 

********

 

Dizem que o mentor do tal personagem Toninho de Irene, é um dos mais respeitados carnavalescos de Rondônia. Vamos ficar na expectativa de como o Toninho de Irene vai estrear no Mistura Fina, uma coisa é certa, ele é muito debochado.

 

********

 

Estamos ansiosos para publicar a decisão da direção da Fesec, sobre se vai ou não, acontecer os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2019.

 

*********

 

A entidade maior das agremiações carnavalescas de Porto Velho, reuniu ontem a noite o Teatro Guaporé para deliberar sobre o assunto e o resultado pelo avançado da hora da reunião, só foi postado nas redes sociais, após as 23 horas de ontem.

 

********

 

Espero que a turma que se diz carnavalesca tenha optado pelos desfiles que estão programados para acontecer no dia 4 de março, na Passarela Edson Fróis que será montada na Cidade da Cultura.

 

 

 

Empresa distribuiu kits

escolares personalizados
 

Em clima de comemoração pelos bons resultados apresentados, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) presenteou os estudantes do Centro de Ciência e Tecnologia – Colégio Tiradentes da Polícia Militar II. A concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau distribuiu na última quarta-feira, 19, kits escolares personalizados com a marca do Centro, que inclusive foi criada por um dos estudantes.

 

O Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, agradeceu o desempenho e dedicação de todos os professores e elogiou o engajamento dos estudantes, que fizeram uma exposição dos trabalhos desenvolvidos. “Os protagonistas são os alunos. O que a gente espera é muito empenho, foco e entrega de cada um. Quero registrar o orgulho que eu, os demais empregados da ESBR e as pessoas que trabalham nesse projeto sentem por esta iniciativa. A ideia é que tenhamos verdadeiros especialistas ‘nascendo’ no Centro de Ciência e Tecnologia. Aqui os estudantes já contam com uma excelente infraestrutura para que alcancem voos cada vez mais altos”, destaca.

 

Recentemente o Diretor Júlio Freitas foi homenageado pelo IV Prêmio Rita Furtado de Jornalismo em Porto Velho devido à implantação do Centro de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento social da região por meio de projetos de iniciação científica e inovação tecnológica. O Prêmio traz anualmente um reconhecimento às empresas e personalidades de Rondônia que se destacam por realizações relevantes para o Estado.

 

Atualmente em torno de 80 alunos estão inscritos no Centro de Ciência e Tecnologia, com aulas duas vezes por semana no contraturno do ensino convencional, ministradas por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), aprendendo desenvolvimento de sistemas de robótica e programação web. A Coordenadora Pedagógica do Centro, professora Ailnete Nascimento, disse estar agradecida por este desafio. “Estou muito agradecida e feliz, pois vejo a evolução dos estudantes. Eles já estão na fase da produção de pequenos robôs e o grupo da web já está montando seus projetos. Então eu espero que 2019 seja um ano brilhante para todos nós”, conclui.

 

Gabriel dos Santos foi um dos alunos que apresentou seu projeto. “Quando eu e os colegas estávamos desenvolvendo projetos para apresentar na Ferocit, a gente não tinha nada disso, ou seja, uma internet de qualidade e todo esse apoio que temos agora. Com o Centro, temos mais incentivo para desenvolver ainda mais”, afirmou.

 

O Professor do IFRO, George Santos, acredita que o Centro se tornará referência para o Estado de Rondônia, Brasil e até para o mundo. “Essa oportunidade que a ESBR tem oferecido à comunidade tem um significado muito importante. Nós, servidores do IFRO, temos a missão de qualificar e transformar a sociedade e agora, com essa parceria, temos a oportunidade de trazer crescimento e investir na qualificação dos jovens de Nova Mutum Paraná e região. Isso nos dá um grau de satisfação muito grande porque é a realização do nosso trabalho”, ressalta.

 

 

Centro de Ciência e Tecnologia

 

O Centro de Ciência e Tecnologia – Colégio Tiradentes da Polícia Militar II está instalado num prédio de 1.800 m² em Nova Mutum Paraná, 120 km da Capital Porto Velho, e conta com laboratório de IoT (Internet das Coisas), laboratório de robótica, de informática, de alimentos, biblioteca, sala de estudos, wi-fi de alta velocidade e toda a infraestrutura necessária para os estudantes.

 

Para viabilização desta iniciativa, a ESBR investiu cerca de R$ R$ 2 milhões, subsidiados com recurso do subcrédito social do BNDES, firmou um convênio com o Governo do Estado de Rondônia, responsável pelo funcionamento e manutenção do espaço, sob a tutoria pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, e um Termo de Cooperação com o IFRO. As aulas no Centro foram iniciadas no dia 10 de outubro e o evento de inauguração oficial aconteceu no dia 6 de novembro.

 

 

 

FENAERT

 

Ministério do Trabalho atualiza

procedimento de registro de radialistas


 

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (FENAERT) comemora um avanço para o segmento, atingido nesta terça-feira, 18 de dezembro, com a publicação da Nota Técnica nº 228/2018 do Ministério do Trabalho. O documento trata da alteração no procedimento de registro profissional de radialista. Até então, os profissionais eram registrados para as funções ou atividades previstas no Quadro de Funções, sistema equivocadamente adotado e processado por todas as Secretarias Regionais do Trabalho no país.

 

“A Fenaert vê a ação como um grande êxito para o setor da radiodifusão. Com base em argumentos legais e fáticos, a entidade solicitou ao Ministério do Trabalho a revisão de tal procedimento, de forma a constar do registro profissional de Radialista apenas a profissão e não mais a função, uma vez que não há qualquer previsão na legislação no sentido de que o registro de radialista deva ser emitido considerando-se a função ocupada pelo profissional, conforme vinha sendo praticado atualmente”, afirma o presidente da entidade, Guliver Leão.

 

A atualização de procedimento representa um avanço significativo no processo de obtenção de registros da profissão de radialista, beneficiando a partir de agora, principalmente os trabalhadores desta categoria, que passam a requerer e obter um registro único na profissão, a exemplo das demais profissões regulamentadas do setor – jornalistas, artistas e músicos, por exemplo - e não, equivocadamente, em cada função a ser exercida, dificultando a progressão e evolução profissional. A medida passa a valer em todo o território nacional a partir da data da publicação da Nota Técnica.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS