close
logorovivo2

CONFRATERNIZAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

O Prêmio Rincão Cultural será entregue àqueles que se destacaram no Movimento Cultural de Rondônia nos últimos anos nesta sexta-feira

ZÉKATRACA

21 de Dezembro de 2018 às 09:34

CONFRATERNIZAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

Nesta sexta feira, a turma da cultura deve se encontrar em sua totalidade, em dois ambientes distintos, que estarão realizando eventos quase idênticos.

 

********

 

A turma da Cultura Popular no segmento danças folclóricas, se reunirão na sede da Federon na Cidade da Cultura, aonde participarão da festa de confraternização e os que fizerem jus, recebem suas medalhas e troféus pelas apresentações no Arraial Flor do Maracujá nos anos de 2017 e 2018.

 

********

 

Viu aí, somente agora, a Federon conseguiu concluir o Arraial Flor do Maracujá de 2017, com a entrega na noite desta sexta feira, da premiação devida.

 

********

 

Ao tempo que os convidados vão degustando os salgadinhos e ingerindo as bebidas que serão servidas, a Produção da Festa também entrega a premiação aos vencedores da 37ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu no Flor do Maracujá este ano.

 

********

 

De uma coisa tenho certeza, vai ser uma festa e tanto. Fernando Rocha, Severino Castro, Delídio, Joãozinho Alves, Cyanne, Silfarney e todos da diretoria estão de parabéns pela realização da festa de premiação e confraternização.

 

********

 

Pena que muitos não vão poder marcar presença, pois, no mesmo horário vai acontecer no Teatro Guaporé a festa da Sejucel em parceria com a Funcer denominada “Prêmio Rincão Cultural”.

 

*********

 

O Prêmio Rincão Cultural será entregue àqueles que se destacaram no Movimento Cultural de Rondônia nos últimos anos. Tem dançarino, sambista, ator, atriz, poeta, compositor, roteirista, músico enfim, de tudo quanto é segmento cultural alguém será agraciado com o Rincão Cultural.

 

*********

 

Dentre os homenageados, alguns receberão o Prêmio Maior da Cultura Rondoniense o Troféu Mirtes Rufino. O Mirtes Rufino é o prêmio dos prêmios que um agente cultural, pode receber do governo de Rondônia.

 

*********

 

Aliás, é tão importante como a Medalha do Mérito Rondon a maior comenda do Estado. Quero ver o Rodnei Paes ao lado do Fabiano Barros, sob o olhar curioso do Chicão Santos e da Marcela Bonfim, abrindo o envelope e proferindo a celebre frase: “E o Prêmio vai para...”.

 

**********

 

Aos trancos e barrancos o Movimento Cultural e seus agentes, em Rondônia, tiveram um ano razoável em relação a ações do governo estadual. Destacamos a edição dos Editais que beneficiaram praticamente todos os segmentos culturais e no apagar das luzes, a definição do valor que será destinado ao Fundo Estadual de Cultura pelo governo estadual.

 

*********

 

Por essa e por outras, é que os envolvidos com a cultura em Rondônia, gostariam que o novo governador, deixasse ficar a equipe que está a frente da Sejucel e Funcer, melhor dizendo, Rodnei Paes e Fabiano Barros. Esses caras fizeram e estão fazendo um ótimo trabalho em prol da classe artística de Rondônia. Não estamos mais à míngua.

 

*********

 

Coronel Marcos Rocha, por favor, não mexa com esse povo não. Eles já pegaram o fio da meada e não tem mais como desfazer o novelo. Não negocie com os políticos o cargo de Rodnei e Fabiano. Técnico por técnicos, eles são bons.

 

*********

 

Depois dessa puxada de saco, quem sabe eu seja agraciado com o Troféu Mirtes Rufino na “categoria” “Guaxeba”.

 

*********

 

Na tentativa de rever a decisão que foi tomada sábado passado, pela maioria dos dirigentes das escolas de samba de Porto Velho.

 

*********

 

A Fesec está convocando todos para uma reunião extraordinária, hoje as 19 horas, no teatro Guaporé, antes do início da solenidade do Prêmio Rincão Cultural.

 

**********

 

Espero que os dirigentes das escolas de samba tenham refletido melhor e concordem em desfilar no próximo carnaval. Vamos cantar: Quem disse que a minha escola não. Não tem cabeça pra pensar...

 

 

 

COMENDA

 

Rincão Cultural será entregue hoje,

em solenidade no Teatro Guaporé

 

O Governo do Estado de Rondônia, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação Cultural têm a honra de convidá-lo(a) a participar da solenidade e 1ª edição do Prêmio Rincão Cultural e Troféu Mirtes Rufino.

 

Esta solenidade vai acontecer no Teatro Guaporé na noite desta sexta feira 21, com início as 20 horas.

 

De acordo com o presidente da Fundação Cultural do Estado de Rondônia – Funcer Fabiano Barros o troféu Mirtes Rufino, a partir de hoje, passa a ser a maior Comenda Cultural do governo e acontecerá todos os anos, sob a coordenação da entidade que estiver a frente do comando da cultura.

 

Nessa primeira edição a comissão selecionou 24 pessoas que ao longo do tempo, fizeram ou fazem pela cultura de Rondônia. “Premiaremos as pessoas que de uma maneira ou de outra vem contribuindo com a cultura em nosso estado, não selecionamos por segmentos, porém, existem premiados em praticamente todos os segmentos culturais”, disse Fabiano destacando que a Comenda premiará sambistas, escritores, poetas, teatrólogos etc. “Esperamos agradar a todos e de antemão, pedimos desculpas se deixarmos fora da premiação, alguém de destaque em nossa cultura”, disse Fabiano. “Vamos encerrar mais um ciclo da cultura rondoniense com o Prêmio Rincão Cultural e o Troféu Mirtes Rufino” destacou o superintendente da Sejucel Rodnei Paes.

 

 

Federon entrega premiação

do 36º e 37º Flor do Maracujá


 

A Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, realiza na noite desta sexta feira 21, em sua sede, localizada na Cidade da Cultura, Zona Norte de Porto Velho, a festa de confraternização de final de ano, ao tempo que promove a premiação dos vencedores do 37º Arraial Flor do Maracujá que aconteceu nos meses de julho/agosto deste ano. “A premiação era para ter sido feita logo após a realização do Arraial, porém, alguns problemas que não vale a pena divulgar, tiveram que ser sanados o que fez com que, somente nesta sexta feira 21 de dezembro, conseguíssemos premiar o esforço daqueles que se destacaram em suas apresentações no Flor do Maracujá”, disse o presidente da Federon Fernando Rocha.

 

Aproveitando a festa dos campeões., a direção da Federon vai realizar também, a confraternização com a famosa e divertida troca de presentes entre seus diretores e dirigentes dos grupos folclóricos.

 

 

 

 

Para receber os premiados e convidados especiais, o diretor financeiro da entidade professor Severino Castro reuniu as afiliadas e solicitou de cada uma, que levasse uma iguaria própria das festas natalinas. “É importante celebrar o Natal assim como reunir todos para se confraternizarem, mostrando que entre os folcloristas a rivalidade é apenas dentro da arena de apresentação”, disse Severino.

 


 

PARCERIA COM A MARQUISE


 

O presidente da Federon Fernando Rocha declarou, que graças ao apoio financeiro que a entidade vem recebendo ha dois anos, da empresa Marquise Ambiental, podemos realizar o concurso entre os grupos e seus itens. “Somos mais de trinta grupos, pra ser mais preciso este ano foram 40, contando com os que disputam pelo Grupo de Acesso, desses, apenas os que fazem parte do Grupo Especial de Quadrilhas e Bois Bumbás recebem recursos pela participação no Flor do Maracujá”, disse Fernando lembrando. “Só temos que agradecer a Marquise Ambiental” disse Fernando.

 

Vale salientar, que desde 2004, a Federon e os grupos folclóricos não recebem nenhum recurso financeiro, seja do governo estadual ou municipal, daí a importância da parceria com a Marquise. “Se não fosse a compreensão dos dirigentes dessa empresa, nossos grupos folclóricos, não tinham como se apresentar condignamente na nossa maior festa folclórica”, finalizou Fernando.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS