close
logorovivo2

Empoderamento da mulher na programação desta terça

O documentário “Uma Bala” sobre a morte da vereadora Mariele também será exibido hoje

RONDONIAOVIVO

11 de Dezembro de 2018 às 10:55

Empoderamento da mulher na programação desta terça

FOTO: (Divulgação)

Henfil, Heróis, Menina de Barro, Batuque Gaúcho, As sementes, Uma Bala, Nomes que Importam e Repense o Elogio são os filmes que estão sendo exibidos nesta terça-feira (11/12) na 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no auditório do Senac.

 

A programação iniciou agora manhã e continuam na parte da tarde e noite. A entrada é gratuita. O evento encerra dia 15/12.

 

Serão exibidos durante a mostra 40 filmes, divididos em quatro mostras: Temática, Panorama, Mostrinha (dedicada ao público infanto-juvenil) e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

 

A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e produção local do CineOca e Palma Produções.

 

Programação

 

09h30 - Mostra Temática - 12 anos - ClosedCaption/Adiodescrição/Libras

Henfil

AngelaZoé / Brasil / 2017 / 74min

 

O documentário registra uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores: tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Além desse processo, o filme traz depoimentos de amigos e revelações sobre como o artista hemofílico lidava com sua doença e utilizava seus desenhos como instrumento de luta contra a censura política de sua época.

 

13h30 - Mostra Temática – Livre - ClosedCaption/Adiodescrição/Libras

Heróis

Cavi Borges / Brasil / 2018 / 70min

 

A judoca Rafaela Silva foi a primeira atleta da delegação brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, levando toda nação as lágrimas. Popople Misenga, o congolês convidado a participar da delegação composta por refugiados, fez o mesmo. Além disso, como esquecer de Rogério Sampaio e o ouro no mesmo esporte durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992. A partir de uma abordagem heroica, a carreira desses desportistas é transformada em filme.

 

15h - Mostra Panorama - 16 anos - ClosedCaption

Filme: Menina de Barro

Vinícius Machado / Brasil / 2018 / 97min

 

A jovem Diana é uma garota habilidosa e especial. Na aurora de seus 12 anos de idade já carrega uma bagagem de conhecimento e talento que se mostra difícil de lidar: ela traz a estigmatizada e dadivosa marca de ser superdotada.

 

Entre a solidão e a curiosidade, entre a agressividade e o carinho, Diana vai tecendo uma auto-crítica minuciosa ao passo que descobre a força do conhecimento e da amizade para liberar seus impulsos mais solidários.

 

Ao mesmo tempo que busca "combater" o Bullying em sua escola, Diana precisará estar pronta para enfrentar seus problemas de família, seu coração e uma fúria típica daqueles que não se contentam com a apatia alheia. Demais para uma garotinha? Sinta-se convidado para descobrir de qual barro são feitas as guerreiras.

 

17h - Mostra Panorama – Livre - ClosedCaption/Adiodescrição/Libras

Filme: Batuque Gaúcho

Sérgio Valentim e Mestre Paraquedas ( Eugenio Alencar) / Brasil / 2014 / 26min

 

O Batuque Gaúcho é o nome dado a religião africana no Rio Grande do Sul, maior fenômeno religioso do Brasil, com cerca de 8 a 10 mil casas em todo o Estado. Mesmo assim, ainda é a que mais sofre preconceitos e está inviabilizada devido o racismo.

 

Filme: As sementes

Beto Novaes e Cleisson Vidal / Brasil / 2015 / 32min

 

Neneide fala sobre empoderamento feminino e como o grupo “Mulheres Decididas a Vencer” passou a trabalhar com abelhas num assentamento no Rio Grande do Norte. Izanete resiste ao agronegócio que ocupa extensas terras no Rio Grande do Sul, onde produz leite ecológico e pães para a merenda escolar. Para Efigênia, horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais, independência. Maria dos Santos recorda lutas pela posse da terra e igualdade de gênero e contra a desnutrição nas áreas quilombolas da Bahia. Quatro sementes da economia solidária, do cooperativismo, do feminismo, da agroecologia.

 

19h - Mostra Panorama – Livre (Debate) - ClosedCaption

 

Filme: Uma Bala

Piero Sbragia / Brasil / 2018 / 2 min

 

Marielle Franco foi assassinada em 14 de março de 2018. Quem matou Marielle? Quem mandou matar Marielle? O crime permanece sem solução! "Uma bala. Uma bala realmente abala. Abala, mas não cala. Quem batalha por igualdade!"

 

Filme: Nomes que Importam

Muriel Alves e AngelaDonini / Brasil / 2018 / 15 min

 

Filme que aborda a importância dos nomes sociais das pessoas trans.

O curta-metragem nomes que importam revela as histórias que permeiam as escolhas dos nomes das travestis e transexuais que participam do filme. Por meio de depoimentos, o documentário aciona memórias afetivas.

 

 

Estela Renner / Brasil / 2017 / 48 min

Repense o Elogio

 

Repense o Elogio é um documentário que propõe a reflexão sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas são lindas, princesas e delicadas, meninos são fortes, inteligentes e corajosos. Até que ponto estes adjetivos aprisionam o verdadeiro ser de cada um? Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura, que trouxeram este desequilíbrio tão profundo na forma que elogiamos meninas e meninos.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS