/rondoniaovivo.com/media/fotos/2019/2/22/06180.jpg)
Confira a previsão do tempo para o fim de semana em Rondônia
Apenas na região do Vale do Guaporé e do Mamoré é que o sol deve aparecer,
22 de Fevereiro de 2019 às 17:43
A diretora, Simone Norberto, apresentará o trabalho pela primeira vez aos moradores do distrito
11 de Julho de 2018 às 09:41
FOTO: (Divulgação)
O Documentário “Nazaré Encantada”, sobre a comunidade de Nazaré, na região do Baixo Madeira, será exibido pela primeira vez aos próprios moradores do distrito, numa sessão de pré-lançamento que ocorrerá durante o Festival de Nazaré, nos dias 20 e 21 de julho. A produção, que tem direção de Simone Norberto, fotografia de Laelho Loyola, montagem de Michele Saraiva e trilha sonora do Minhas Raízes, grupo musical originário da própria comunidade, é uma homenagem à cultura ribeirinha e identidade amazônica.
O trabalho é resultante da dissertação de mestrado de Simone Norberto, ““Mitos e Identidade em Nazaré/RO, Uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha”, na Universidade Federal de Rondônia- Unir, sob a orientação de Miguel Nenevé.
Relato da diretora
Desde a primeira viagem a São Carlos, distrito de Porto Velho, Rondônia, no ano de 1995, as fortes impressões sobre o mundo ribeirinho e a identificação com o universo natural e simples exerciam uma forte atração. A localidade tinha, além de pessoas com estilo de vida próprio, uma arquitetura curiosa, antiga, que aludia a um modelo seringueiro vivido pela região por algum tempo. A derrocada econômica da época dos seringais era evidente, mas a riqueza cultural advinda dessa confrontação entre grupos colonizadores e índios fez emergir uma comunidade cabocla, com características peculiares, com forte ligação com a natureza, sobretudo com o fluxo das águas. Não há como esquecer do primeiro pôr-do-sol a bordo do barco “Deus é amor”, comprimida pela paisagem exuberante, extasiada pelo acolhimento da comunidade, em pleno festejo.
Ao longo dos anos, como repórter da TV Rondônia, fiz várias outras viagens, a trabalho, daquelas que dão imenso prazer e enriquecimento. A precária situação das escolas, a dificuldade de transporte para o ribeirinho, a história do canal entre o rio Jamari e o rio Madeira, aberto manualmente para transportar a seringa, o cultivo do feijão na área de várzea, a abertura da estrada até o distrito de São Carlos/RO, o trabalho extrativista na coleta das sementes para o artesanato das biojoias, a fabricação da farinha, a construção de um barco de linha, o acesso a serviços essenciais de cidadania com a justiça itinerante, os festejos religiosos, os festivais de pesca, a beleza turística das cachoeiras e até a retirada de ribeirinhos por causa da construção das hidrelétricas do Rio Madeira, foram assuntos que de “Teotônio/RO” a “Calama/RO”, em mais de quinhentos quilômetros de margens, foram pautados, investigados, filmados, tratados, reportados em canal de veículo de massa (Rede Globo de televisão).
Tantos temas, tantas paixões não produziram impacto maior que a comunidade de Nazaré, a pequena localidade, onde surgiu o grupo Minhas Raízes, formado por crianças e adolescentes cantores que produzem os próprios instrumentos a partir de raízes, galhos, sementes, cocos, castanhas, cipós, enfim, produtos da floresta. As pequenas vozes naquele ambiente idílico, com clareza e determinação exibiam uma atitude diferente, firme, com propósitos definidos sobre arte, política e local na cultura.
Criança Esperança
A viagem resultou em matéria especial, apresentada pela Rede Globo, em transmissão nacional, durante o programa Criança Esperança de 2005. E depois exibida num telão no terreiro central da comunidade durante a chamada “paragem cultural”, como uma contrapartida para a comunidade que pôde se ver ou rever no vídeo. O evento promovido pelo grupo Minha Raízes é mais uma faceta da proposta artística identitária que nos últimos anos vem brotando na comunidade.
Esse movimento, perceptível para quem se interessa pela cultura dentro de uma visão mais ampla e integradora, produz uma mudança significativa no cotidiano da localidade e desperta um forte sentimento de pertencimento nas pessoas que ali vivem. Isso é tão verdadeiro quanto óbvio, ao ponto de estarem abertas para a proposta de uma nova investida documental, mais profunda e abrangente, a fim de observar melhor essa transformação e de recuperar tradições que os próprios ribeirinhos passam a considerar importantes.
Como as canções do grupo Minhas Raízes estavam repletas de temas e motivos sobre mitos ribeirinhos, eles poderiam ser a ponte para a conexão com a comunidade. A partir de narrativas sobre os mitos, se poderia buscar toda uma visão de mundo, atitude de vida, relações humanas e políticas, além da revelação de uma identidade, ou muitas.
A proposta foi aceita por vários narradores, pessoas de várias idades, papéis e posição na comunidade e que se dispuseram a falar sobre suas vidas, 13 vivências, impressões, bagagens, tradições, práticas, costumes, que acabaram por mostrar muito além das origens e maneira de lidar com a existência e a condição do ribeirinho.
Coletar, registrar e perpetuar tais narrativas são práticas literárias. E ainda mais, investigá-las e analisá-las são exercícios de estudo científico. Daí a proposta de se captar em vídeo a visão de mundo de um grupo de Ribeirinhos e, a partir de uma transcodificação de linguagem, tentar mapear a mitologia nela contida.
É necessário destacar o caráter multidisciplinar da pesquisa que tem uma forte intersecção com o campo da comunicação. Por ser jornalista, com atuação em produções de etnodocumentário, a metodologia de coleta do material é impregnada dessa experiência. As narrativas, portanto, foram colhidas mediante entrevistas com a população.
Minhas Raízes
Foi fundamental a mediação valorosa de Timaia Nunes Maciel, músico e produtor cultural, diretor do Grupo “Minhas 14 Raízes”, uma espécie de ícone cultural em Nazaré. Essa colaboração foi relevantíssima na relação pesquisador/pesquisado e também no esclarecimento de vários pontos dos usos e costumes de Nazaré.
Os depoimentos foram colhidos, na maioria, em janeiro de 2011; ao todo, vinte cinco pessoas concederam entrevistas, algumas delas, duas vezes. O trabalho de documentação digital não se ateve aos depoimentos, pois a intenção era fazer um documentário sobre Nazaré; por isso, a paisagem, cotidiano, elementos da comunidade também foram captados em tomadas nas várias viagens feitas à localidade. O propósito atende ao compromisso firmado com os narradores que têm pouco ou nenhum acesso à produção acadêmica. É a contrapartida da pesquisadora para com a comunidade.
Pós-colonial
No total, foram dezessete horas de gravação. A transcrição das narrativas resultou em cento e dez páginas de depoimentos, depois separados por temáticas e analisados à luz da teoria pós-colonial e agora transformados no documentário “Nazaré Encantada”, no qual os narradores, iluminam com suas experiências de vidas, impressões, visões de mundo, a montagem proposta. Afinal, são os atuais personagens detentores do conhecimento das tradições míticas, valorizando a memória e oralidade do povo.
Apenas na região do Vale do Guaporé e do Mamoré é que o sol deve aparecer,
22 de Fevereiro de 2019 às 17:43
Segundo fonte, depois da discussão, o ator 'ficou arrasado e foi um custo gravar as cenas da dupla previstas no roteiro'
22 de Fevereiro de 2019 às 17:38
Através de videoconferência, Marcelo Tournier, médico brasileiro que está na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos, desenvolvendo projetos em ciência de dados e Inteligência Artificial
22 de Fevereiro de 2019 às 17:25
O processo seletivo será realizado em duas etapas: pré-seleção e curso
22 de Fevereiro de 2019 às 17:18
. Criado no ano passado com a denominação BAVOP, a unidade é responsável pelo policiamento e apoio aéreo a todas das ações desencadeadas pela Polícia Militar
22 de Fevereiro de 2019 às 17:12
Sete venezuelanos são atendidos em Roraima
22 de Fevereiro de 2019 às 16:57
Confira a carta na íntegra
22 de Fevereiro de 2019 às 16:41
Os ingressos antecipados estão sendo comercializados ao valor de R$ 10 (dez reais) na sede do clube
22 de Fevereiro de 2019 às 16:39
Instituições solicitaram apoio da Assembleia Legislativa para investimentos em atividades sociais
22 de Fevereiro de 2019 às 16:27
A ação acontecerá na sede da Associação de Moradores do Bairro Jardim Santana
22 de Fevereiro de 2019 às 16:07
Devido a idade avançada, o idoso também começou a ter complicações nos rins, o que pode ter causado falência múltipla dos órgãos
22 de Fevereiro de 2019 às 16:06
O motivo é a nível do rio Madeira
22 de Fevereiro de 2019 às 15:56
Medida visa a segurança no trânsito e a proteção da vida, para evitar que acidentes ocorram nesses locais
22 de Fevereiro de 2019 às 15:52
Folia tem início nesta sexta-feira, 22, com bloco desfilando no circuito Pinheiro Machado
22 de Fevereiro de 2019 às 15:49
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a construção dos terminais caracteriza oportunidade de desenvolvimento para o estado
22 de Fevereiro de 2019 às 15:39
A Escola Sesi de Vilhena oferece uma vaga para professor de Educação Infantil com inscrições até 24 de fevereiro
22 de Fevereiro de 2019 às 15:30
Sem problemas de jogadores lesionados ou suspensos, o treinador segue trabalhando com o foco de manter a ponta da classificação da chave B
22 de Fevereiro de 2019 às 15:30
A chuva de seis horas seguidas que caiu na madrugada de hoje em Ji-Paraná, (360 quilômetros de Porto Velho), alagou e interditou inúmeras ruas da cidade e já desabrigou cerca de 60 famílias da área ribeirinha. Confira vídeo com imagens aéreas.
22 de Fevereiro de 2019 às 15:29
A rodada será aberta no sábado, às 20 horas (horário de Rondônia), com o duelo entre Porto Velho x Rondoniense no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho
22 de Fevereiro de 2019 às 15:23
Parlamentar reforçou seu compromisso com a Polícia Militar e a segurança pública
22 de Fevereiro de 2019 às 15:23
O ingresso, no valor de R$20,00, pode ser adquirido na hora
22 de Fevereiro de 2019 às 15:18
Com 2,02m, Matheus Fornazari Custódio tem 23 anos e acumula passagens pelo União-PR, Francana-SP e Leça-POR
22 de Fevereiro de 2019 às 15:13
A fossa séptica a céu aberto, tem causado grandes transtornos aos servidores, detentos e moradores
22 de Fevereiro de 2019 às 15:10
O fato ocorreu por volta de 1:30hs da madrugada na Avenida Jamari área de acesso a rodoviária de Ariquemes
22 de Fevereiro de 2019 às 14:53
No total foram empossados oito servidores para a Seduc e 15 para a Sesau.
22 de Fevereiro de 2019 às 14:39
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 11 horas do dia 1º de março
22 de Fevereiro de 2019 às 14:38
Confira o vídeo com entrevistas exclusivas com os deputados estaduais.
22 de Fevereiro de 2019 às 14:36
Vítimas são marido e mulher, de acordo com ONG. Eles integravam grupo de civis que tentava manter aberta uma passagem entre a Venezuela e o Brasil
22 de Fevereiro de 2019 às 14:30
As escolas de samba também participam do desfile
22 de Fevereiro de 2019 às 14:29
A informação se espalhou pelas redes sociais e rendeu muitos memes e um dos primeiros lugares entre os assuntos mais comentados do Twitter
22 de Fevereiro de 2019 às 14:13
Em consequência da violenta colisão, as mulheres foram arremessadas ao chão e tiveram sérios ferimentos pelo corpo
22 de Fevereiro de 2019 às 14:09
Novamente agentes penitenciários impediram que presos da penitenciária Milton Soares de Carvalho - 470, em Porto Velho, tivessem acesso a serras e celulares.
22 de Fevereiro de 2019 às 13:18
Foram verificadas uma série de falhas em relação ao atendimento e medicamentos
22 de Fevereiro de 2019 às 12:12
De acordo com a PM, uma guarnição foi acionada após ligação informando um assalto, onde os bandidos levaram uma corrente de ouro da vítima
22 de Fevereiro de 2019 às 12:02
A água tomou conta da região deixando várias casas inundadas
22 de Fevereiro de 2019 às 11:55
A ideia do Talk & Coffee é trazer uma vez por semana assuntos relevantes para debate com o nosso pũblico que frequenta a Exclusiva Café & Cultura e os que se animarem em participar de um diálogo atualizado à base de café, entre eles, advogados, administradores, servidores públicos, empresários
22 de Fevereiro de 2019 às 11:38
Ao assumir a presidência da Emater-RO, o médico veterinário Luciano Brandão recebeu a missão de transformar a Emater-RO em uma entidade de referência
22 de Fevereiro de 2019 às 11:37
O governador do estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, classificou a reunião como extremamente importante pois foi o momento de enumerar as dívidas estaduais
22 de Fevereiro de 2019 às 11:28
Marcos Rocha pediu o empenho do ministro Albuquerque para que, com celeridade, ele possa dar uma solução ao problema que é de toda população de Rondônia
22 de Fevereiro de 2019 às 11:15
O Rondoniaovivo apurou que um carro modelo Prisma seguia em direção a um sítio
22 de Fevereiro de 2019 às 10:58