close
logorovivo2

TRADIÇÕES: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

O Museu de Gente de Rondônia completa o seu primeiro aniversário nesta quinta-feira, dia 5 de julho.

ZÉKATRACA

5 de Julho de 2018 às 17:00

TRADIÇÕES: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (ZÉKATRACA)

Os centros culturais de Guajará Mirim tiveram suas inaugurações adiadas, provavelmente para a segunda semana do mês de outubro.

 

**********

 

Vale salientar, que os dois galpões estão totalmente prontos e agora dependendo apenas da inauguração oficial, para os grupos Malhadinho e Flor do Campo passarem a utiliza-los nas confecções das indumentários para o Duelo na Fronteira deste ano, se é que vai ter Duelo em 2018.

 

*********

 

Outro problema foi que a prefeitura da Pérola do Mamoré por falta de recursos para manter o patrimônio, não quis assumir a administração.

 

*********

 

Como é uma obra construída com recursos do governo federal e contra partida do governo estadual, não pode ser passada de qualquer maneira para os Bois de Guajará. Para que isso aconteça, é necessário que o governo providencie documento de cessão dos galpões aos dois grupos folclóricos.

 

*********

 

Em suma: Quem está atrapalhando tudo, é a tal de burocracia.

 

*********

 

Enquanto isso em Porto Velho, os grupos folclóricos se reúnem na tarde desta quinta feira 05, na Federon, para deliberarem quem fará parte da Comissão de Organização do 37º Arraial Flor do Maracujá que deve começar no dia 27 deste mês, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques) em Porto Veho.

 

*********

 

A Federon está esparando o chamado do governador Daniel Pereira que ficou de contatar algumas empresas, com o intuito de conseguir patrocínios para os grupos folclóricos montarem seus temas. Quando falamos montar o tema, queremos dizer, adquiir material para confeccionar as indumentárias, cenários e alegorias.

 

********

 

A direção da Federon tá pra ficar doida com a falta de contato com Daniel Pereira. “Precisamos saber se ele conseguiu alguma coisa, ou seja, algum recurso financeiro pra passar pra gente”, cobra Fernando Rocha.

 

*********

 

Vale salientar que foi o próprio Daniel Pereira que ae comprometeu a conseguir o patrocínios para os grupos. O prefeito Hildon Chaves já cumpriu sua palavra e a empresa por ele contatada, já está providenciando o repasse. Falta só o senhor governador!

 

********

 

O dito popular diz: Promessa é dívida.

 

********

 

O Arraial da AFA que estava marcado mpara começar hoje, foi transferido para o mês de setembro. O Gato diz que “Gato escaldado tem medo de água fria”.

 

*********

 

Quem está na pauta é o Arraial do Orgulho do Madeira que vai começar no dia 18 deste mês. A abertura será com atividades do segmenbto Gospel.

 

*********

 

O bicho tá pegando entre as quadrilhas Nova Junina do Orgulho e a JUCARDIO é farpa pra todo lado. Vamos ver as duas se enfrentando no Arraial do Orgulho do Madeira, coisa que provavelmente não vai acontecer, porque a Jucardiro não foi convidado para dançar na festa do Orgulho.

 

*********

 

Não sei se eles estão fazendo as coisas na “encolha”, o que quer dizer às escondidas, ou é porque estão acomodados mesmo.

 

*********

 

Estou me referindo a Liga dos Bois Guarnecer que nunca mais se manifestou, se os Bois filiados, vão ou não participar de disputa pelo título de melhor no Flor do Maracujá.

 

********

 

Se manifesta aí presidente Simone Guedes. O povo quer saber. Vai acontecer o Duela entre Diamante Negro, Corre Campo, Az de Ouro, Vencedor, Manhoso, Teimoso, Tira Teima e  Estrela de Fogo (dessa vez não esqui Alex) e os Bois Mirins?

 

********

 

O Flor do Maracujá com a disputa entre os Bois é uma coisa, sem a participação do Bumbás é outra. Não estou dizendo que os Bois não vão se apreseantar no Flor do Maracujá. To querendo saber é se eles vão participar concorrendo ao título de melhor. Ano passado eles não concorreram!

 

********

 

Neste sábado 07, tem o Arraiual da UNIR no Calçadão Manelão. O Arraial da UNIR é tradicional em Porto Velho

 

 

Setur comemora um ano do Museu de Gente de RO

 

O Museu de Gente de Rondônia completa o seu primeiro aniversário hoje, dia 5 de julho. Instalado pelo ex-governador Confúcio Moura, a pedido do então Superintendente da SETUR, Júlio Olivar, o museu vem cumprindo com a sua missão.

 

É um museu diferenciado, virtual, com a finalidade de identificar, registrar em dvds e fotografias, organizar, manter, divulgar e disponibilizar na internet e no próprio Museu, depoimentos de pessoas que fazem parte da diversidade cultural de Rondônia, seja qual for o seu perfil ou condição social, visando contribuir para a construção da identidade cultural deste Estado. É um espaço destinado a buscar e registrar as histórias de vida das pessoas, dos mais diferentes segmentos socioculturais, que estão sendo convidadas a imortalizarem suas memórias, com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio cultural imaterial deste Estado, para a atual e as futuras gerações. Mais de 300 pessoas já tiveram suas histórias gravadas.

 

O médico, escritor, jornalista, artista visual, cartunista, comunicador de rádio e televisão, membro da Academia de Letras de Rondônia - ACLER e da Academia Rondoniense de Letras – ARL, Viriato José da Silva Moura fez a entrega, de grande parte das filmagens com entrevistas, realizadas pelo Programa Viva Porto Velho, no período de 2011 a 2014, como doação para o acervo do Museu de Gente de Rondônia.

 

O atual Superintendente da SETUR, Gerson Szezerbatz Zanato já autorizou a Professora Maria de Nazaré Figueiredo da Silva, administradora do museu, a dar continuidade aos trabalhos que vem desenvolvendo, para que todos os municípios do Estado de Rondônia possam estar representados.

 

Quem tiver interesse em conhecer o referido museu, pode acessar o www.youtube.com pesquisar museu de gente de Rondônia e clicar em vídeos.

 

Maiores informações na SETUR, Avenida Farquar nº 2986, Bairro Pedrinhas - Palácio Rio Madeira, Bloco B, Edifício Rio Cautário,  2º piso - Telefone: (69) 3216 1044 - CEP: 76.801-470 - Porto Velho/RO.

 

 

 

ARTES

Ji-Paraná e Porto Velho recebem Sesc Amazônia das Artes de 13 a 24

 

Em 2018 o Projeto Sesc Amazônia das Artes irá realizar sua 11º edição, contribuindo na circulação e intercâmbio da produção cultural da região Amazônica. Participam do projeto os Departamentos Regionais dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – Estados que compõe a área que corresponde a Amazônia Legal – tendo ainda o Departamento Regional do Piauí como convidado, em virtude da identificação com o cenário social e cultural da região, e também sua proximidade geográfica.

 

O projeto em formato de Mostra estimula e difunde os bens culturais da região, com apresentações de espetáculos nas linguagens de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais, Performance e Cinema e ações formativas.

 

Em Porto Velho acontece o lançamento oficial e em Ji-Paraná a mostra concentra a maior parte das apresentações. Nesta edição do projeto haverá a circulação de: 03 espetáculos de Música; 03 de Teatro; 02 de Dança; 02 exposições de Artes Visuais; 01 Performance/Intervenção Urbana; Mostra de Cinema com 05 filmes; E, ações formativas em todas as linguagens.

 

Esta edição do Amazônia será composta por três circuitos que estão organizados para acontecer no período de fevereiro a dezembro. Além disso, contaremos a contratação de 03 espetáculos locais, sendo que a linguagem escolhida para compor a programação ficará a critério de cada Regional e ainda o licenciamento de 02 filmes locais.

 

O presidente do sistema Fecomércio – Sesc – Senac – IFPE, sr. Raniery Araujo Coelho menciona que ‘o projeto Sesc Amazônia das Artes tem sido de suma importância ao reunir as manifestações artísticas da amazônia legal, dando visibilidade aos artistas regionais perante o público e dessa forma consolida a proposta do Sesc de formação de plateia nas mais diversas linguagens artísticas’.

 

TRADIÇÕES: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS