close
logorovivo2

Lenha na fogueira, por Zékatraca

Confira a coluna de Silvio Santos, o Zékatraca

ZÉKATRACA

20 de Fevereiro de 2018 às 08:31

Lenha na fogueira, por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

O carnaval de rua de Porto Velho no naipe bloco de trio elétrico terminou em alto estilo, na madrugada de domingo.


 

*******

 

A responsabilidade pelo encerramento oficial da festa, foi dos blocos Tô de Folga e Axé Folia Mix que desfilaram pelo circuito Pinheiro Machado.


 

*******

 

O Tô de Folga é formado pelos policiais militares que trabalharam durante o carnaval e ha alguns anos aproveitam o sábado após a quarta feira de cincas para extravasar suas energias, brincando carnaval.


 

*******

 

Este ano o bloco do PMs foi bem melhor que nos anteriores. Tô me referindo a presença de foliões e animação com a banda Piolho de Cobra. No vácuo do Axé Folia o Tô de Folga foi que foi!


 

*******

 

Enquanto isso Rafael Parada animou os sócios do Axé Folia Mix. Aliás uma multidão vestida com a camiseta do bloco do Nier.


 

********

 

O Axé Folia Mix talvez tenha sido o bloco que mais colocou foliões vestidos com a camisa do bloco este ano. Ganhou até do campeão Us Dy Phora. O presidente Nier estava com o sorriso da largura do rosto de tanta felicidade e o que foi melhor, sem nenhum registro de confusão séria durante o percurso.


 

********

 

O Axé lembrou os blocos do carnaval fora de época como no auge do Maria Fumaça. Valeu gente boa do Axé Folia!


 

********

 

Aliás, o encerramento do carnaval de rua foi praticamente com dois blocos ligados a PM, o primeiro diretamente, pois é formado por policias militares que atuam durante o carnaval.


 

********

 

O segundo tem no seu presidente Nier ensinamentos de um dos melhores comandantes que já dirigiram a Policia Militar de Rondônia seu pai Coronel Ferro.


 

*******


 

Por falar em carnaval, o artista plástico João Zoghbi que este ano será homenageado pela escola de samba Unidos da Rádio Farol, assumiu de vez a escola. Na edição do último domingo deste Diário da Amazônia, Zoghbi deixa bem claro que, se depender dele a escola do bairro Panair vai desfilar no grupo especial no carnaval de 2019, mesmo sem receber nenhum tostão da prefeitura, par se apresentar este ano


 

*******

 

A festa de aniversário de 47 anos de fundação da escola de samba Asfaltão foi bastante concorrida. Na realidade, foram dois dias de festejos na rua Jacy Paraná, teve até desfile técnico da escola de samba do bairro Nossa Senhora das Graças/Santa Bárbara. Parabéns!


 

*******

 

Outra escola que não parou nem no domingo, foi a Acadêmicos do São João Batista. A escola do Pai Beto ofereceu um cozidão aos seus integrantes e levou muita gente ao Parque dos Tanques. O ensaio foi tão positivo que até a corda do cavaquinho quebrou com o Arthuzinho emocionado.


 

********

 

O samba em homenagem ao Manelão já está na ponta da língua dos brincantes e a azul e branco, segundo seus dirigentes está pronto para reconquistar o título perdido para a Asfaltão no carnaval passado. “Só espero que a Neguinha e a Agérica não sejam convocadas pra atuarem como juradas”, disse Pai Beto.


 

*******

 

Enquanto isso, as alegorias da escola de samba Os Diplomatas já estão prontas, apenas aguardando a hora do desfile. O responsável pelo barracão é o Edson Caula e comandou a equipe na ex sede da Pobres do Caiari. Quem diria que um dia o barracão da Caiari serviria de barracão da Diplomtas!


 

*******


 

A escola de samba Império do Samba está lotando todas as noites no Cedel da rua Três e Meio com seus ensaios. O bicho tá pegando pro lado do Areal da Floresta. A disputa no grupo especial não vai ser fácil este ano!


 

********


 

Já por parte do grupo de acesso o negócio é entre a Armário Grande e a Acadêmicos da Zona Leste, enquanto isso a Rádio Farol com o Zogbhi mesmo sem receber subsídio da prefeitura diz que vasi pra cima das duas.


 

*********

 

Vamos nessa que os desfiles estão chegando. Dia 24 sábado que vem, é a vez das escolas de samba mostrarem seus trabalhos.

 

Manelão - General da folia

 

Tema da SJ Batista 2018


 

A escola de samba Acadêmicos do São João Batista vai apresentar durante seu desfile no próximo sábado 24, na passarela do samba “Edson Fróes”, o enredo “Manelão – O General da Folia o Rei da Alegria” com a história do fundador da Banda do Vai Quem Quer Manoel Costa Mendonça – Manelão.

 

A pesquisa foi realizada pelo compositor Silvio Santos e o desenvolvimento do tema está a cargo do carnavalesco Alberto Rodrigues – Pai Beto que também é presidente da agremiação. A história do Manelão começa com sua chegada a Porto Velho em 1966, vindo de Manaus - AM onde viveu sua infância e parte da adolescência, brincando nas escadarias do Teatro Amazonas. Já em Porto Velho fez o curso de piloto civil e passou a voar transportando garimpeiros para os garimpos de cassiterita da região do Vale do Jamari lembrando que antes havia se especializado em São Paulo em chaveiro abridor de cofre e montou em Porto Velho o “Chaveiro Gold” empresa que perdurou até seu falecimento em 2011.

 

Carnavalesco por excelência, Manelão junto com outros parceiros de boemia criou os blocos “Escorrega lá vai um”, “Bloco do Bode”, “Bloco do Zé Atraca”, “Bloco do Purgatório” e finalmente a “Banda do Vai Quem Quer”. Além disso, foi presidente da escola de samba Pobres do Caiari justamente no ano que a escola completou 25 anos de existência e em conseqüência, Manelão realizou um dos melhores desfiles da escola de samba do bairro dos categas, ganhando nota 10 em todos os quesitos do enredo “Mundo Infantil”.

 

O samba enredo contando a história do General da Banda – Manelão é de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro e será cantando na avenida pelo intérprete Fábio Góes que contará com o apoio do Silvinho Santos e da Cris entre outros interpretes. “Nosso interprete Banana Split em virtude de uma cirurgia delicado está impossibilitado de cantar o samba enredo da escola que ele ajudou a criar, este ano”, informou Pai Beto concluindo que o carro de som este ano vai ser dos melhores sob o comando do Fábio.


 

Samba


 

Manelão – O General da Folia o Rei da alegria

 

De: Jair Monteiro e Carlinhos Maracanã

 

Interprete: Fábio de Góes


 

A Águia vai pousar, pilotada pelo General

 

Trazendo fantasia e muita alegria

 

Numa festa genial

 

Menino esquentado, no boulevard criado

 

Fez em Porto Velho um turbilhão

 

As moças recatadas, meninas bemcriadas eram alvo desse bonachão


 

Paulistinha pilotou, garimpeiros conduziu

 

Nas barrancas do Madeira, fez história o povo viu

 

Abriu portas, passou chave, o chaveiro progrediu

 

Presto essa homenagem ao Menelão que já partiu


 

Eu viajei nas asas da fantasia

 

A Banda da região criei

 

Vem Porto Velho pra folia


 

Rei do carnaval, uma Corte comandei

 

No bloco da Cobra, à folia me entreguei

 

Fiz meu Purgatório, um cortejo colossal

 

E para coroar, com essa bateria,

 

A Treme Terra é pura harmonia


 

Chegou a Banda, a Banda, a Banda

 

Pode vir de rei ou de mulher

 

De sheik de pirata, de freira ou de gata

 

A São João Batista é Vai Quem Quer

Lenha na fogueira, por Zékatraca
Lenha na fogueira, por Zékatraca
Lenha na fogueira, por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS