close
logorovivo2

Lenha na Fogueira, por Zékatraca

Confira a coluna de Silvio Santos, o Zékatraca

ZÉKATRACA

9 de Janeiro de 2018 às 07:57

Lenha na Fogueira, por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

O governo de Rondônia extinguiu a Fundação Palácio das Artes (Funpar) e criou a Fundação Cultural de Rondônia (Funcer) que, vinculada a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), passa a responder pelo gerenciamento da Biblioteca Pública Estadual Doutor José Pontes Pinto, Casa da Cultura Ivan Marrocos, Museu da Memória Rondoniense e Teatro Estadual Palácio das Artes. O decreto foi publicado no Diário Oficial no dia 20 de dezembro de 2017.

 

********

 

Segundo o presidente da Funcer, Rodrigo Framil, a Fundação Cultural de Rondônia compete dar condições à ampliação do mercado de trabalho aos profissionais das artes cênicas, da música, da dança, museologia, artes plásticas, artes visuais e literatura, além de oportunizar constante aprimoramento aos profissionais que atuam no ramo, propiciar manifestações artístico-culturais pedagógicas de forma a colaborar com o aperfeiçoamento cultural da comunidade rondoniense, apoiar as realizações artístico-culturais pedagógicas, a criação e a apresentação de montagens de todas as manifestações artísticas.

 

******

 

A Fundação também deverá incentivar a participação da comunidade dando condições ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus membros e possibilitando a esses o acesso aos bens e atividades. Além de manter cursos de reciclagem e aperfeiçoamento, bem como formação profissional nas áreas das artes cênicas, da música, da dança, museologia, artes plásticas, artes visuais e literatura, oferecer condições para estudo e pesquisa no campo artístico-cultural pedagógico visando ao desenvolvimento cultural.

 

********

 

A Funcer deverá, também, incentivar o intercâmbio com outras instituições culturais e educacionais e criar mecanismos para aproximar cada vez mais o público da arte.

 

*******

 

O material acima foi publicado pelo site www.orondoniense.com.br no dia de ontem 08.01.18.

 

********

 

Esperamos que não seja mais um “cabide” de emprego, em ano eleitoral. Será que dessa vez os artistas e produtores locais terão vez, em especial na isenção das taxas que eram cobradas pela FUNPAR para quem quisesse apresentar qualquer peça no Palácio das Artes?

 

********

 

Quem deve estar com o sorriso da largura do rosto, é a paraense Nazaré Figueiredo da Silva, pois a Biblioteca José Pontes Pinto (sua paixão) faz parte da nova entidade do governo de Rondônia. Quem sabe, desta vez, lendo pela cartilha do “Francês”, a reforma seja concluída.

 

*******

 

Por falar em festa. A notícia publicada nesta página na última sexta feira, dando conta dos problemas com o bloco Galo da Meia Noite, tá dando pano pras mangas. Muita gente sem saber do que se trata, está criticando a direção do segundo maior bloco de Porto Velho.

 

*******

 

Diante das críticas, o principal fundador do bloco Edson Caúla nos informou que nesta terça feira dia 09, a direção do Galo vai expedir Nota Oficial explicando os motivos que podem fazer com que o Bloco não desfile no carnaval deste ano.

 

*******

 

Vem aí no próximo sábado 13, o concurso que vai escolher a Rainha Gay do Carnaval de Porto Velho. A promoção é da escola de samba São João Batista que tem a frente o carnavalesco Alberto Rodrigues – Pai Beto.
 

*******

 

As “meninas” estão caprichando nas fantasias, cada uma mais chic que a outra. “Será uma festa com muito glamour” disse o responsável pela produção Márcio Santos do DB.

 

******

 

Aliás, a São João Batista realmente saiu na frente em se falando de promoção, visando os desfiles previstos para acontecer no dia 11 de fevereiro. Dia 13 realiza o Concurso Rainha Gay e no dia 28 a Feijoada com a presença da ex Rainha do Carnaval Carioca Letícia Guimarães que vai acontecer no clube do Sindsef.

 

Banda Vai Quem Quer abre sua sede neste dia 10 e anuncia programação

 

Amanhã quarta feira 10 de janeiro, a Banda do Vai Quem Quer abre sua sede na avenida Joaquim Nabuco entre a D. Pedro II e Carlos Gomes, dando início a venda das camisetas para o carnaval 2018. “Na realidade, começamos nossas atividades carnavalescas deste ano, na noite de segunda feira dia 08, com a realização do primeiro ensaio da 'Banda da Banda' comandada pelo Silvinho Santos”, disse a presidente Sicília Andrade.

 

Ação Social

 

Este ano, a direção do maior bloco da região Norte, promoverá no dia 19 deste mês, a troca de dois quilos de alimento não perecível, por um chapéu da Banda. Foram confeccionados apenas 2 Mil chapéus. “Os chapéus são nas cores azul, amarela, verde, e branco. São as cores da seleção brasileira de futebol”, informa a presidente. A troca será realizada apenas na sede da Joaquim Nabuco. “Os alimentos arrecadados serão entregue a entidades que trabalham com pessoas carentes. “Ano passado a promoção foi feita com a troca pela Caneca com a logomarca da Banda, este ano será pelo Chapéu” finalizou Siça.
 

Programação
 

Dia 10/01 abertura da Sede da BVQQ

 

Dia 18/01 coquetel de lançamento da camisa 2018

 

Dia 19/01 troca de alimentos pelo chapéu

 

Dia 27/01 feijoada “esquenta com a imprensa com a participação da Letícia, Musa do Carnaval Carioca

 

Dia 03/02 feijoada BVQQ pré desfile

 

Dia 10/02 Desfile da BVQQ

 

Rainha Gay do Carnaval pela São João Batista


 

A escola de samba Acadêmicos do São João Batista, vai realizar no próximo dia 13, o concurso que vai eleger a Rainha Gay 2018 do Carnaval de Porto Velho.

 

A festa vai acontecer na Chácara do Enoque com show especial de Renata Evans e convidadas. As inscrições estão abertas sob a coordenação do Márcio Santos através dos telefones: (69) 98160-1349 e (69) 99226-0181. A Rainha Gay fará parte da Corte do Rei Momo. “De acordo com acerto entre a direção da SJ Batista e o presidente da Funcultural Antônio Ocampo a Rainha eleita, fará parte da Corte do Rei Momo” disse o presidente Alberto Rodrigues – Pai Beto.

 

A escola Acadêmicos do São João Batista foi a primeira a postar nas redes sociais, o samba enredo para o próximo carnaval cujo tema é: “Manelão o General da Folia – O Rei da Alegria” uma pesquisa dos carnavalescos Sílvio Santos e Pai Beto o samba de autoria de Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro, foi gravado pelo intérprete Banana Split e está fazendo o maior sucesso nas redes sociais. “Vamos desfilar a altura da história do Manelão relativa as suas atividades carnavalescas, você vai assistir na avenida um verdeiro espetáculo cultural”, disse Sílvio Santos.

 

Rainha Gay

 

A produção do evento “Rainha Day do Carnaval 2018”, promete uma festa glamourosa. “Os que forem à Chácara do Enoque na noite do próximo dia 13, vão se deparar com uma super decoração. Na realidade, vamos realizar um super baile de carnaval parta eleger a Rainha Gay do Carnaval de Porto Velho”, disse Márcio Santos.

 

Os convites/Mesa para quatro pessoas, já estão sendo comercializados ao preço de R$ 50. A coordenação também oferece ingresso individual ao preço de R$ 15.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS