close
logorovivo2

Judiciário de Rondônia realiza Semana da Paz em Casa

Judiciário de Rondônia realiza Semana da Paz em Casa

DA REDAÇÃO

15 de Agosto de 2016 às 14:55

Judiciário de Rondônia realiza Semana da Paz em Casa

FOTO: (Divulgação)

 A segunda edição da campanha "Semana da Paz em Casa" em 2016 começou nesta segunda-feira, dia 15, com a realização de audiências de processos relativos à violência doméstica em todas as comarcas de Rondônia, conforme portaria da Corregedoria-Geral da Justiça (n.252/2016), regulamentando a relevante ação de combate à violência contra a mulher que acontece em todo Brasil, por sugestão do STJ.

Na capital, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, agendou 4 audiências nesta segunda-feira, primeiro dia da campanha, com a participação da OAB, que recentemente teve uma capacitação sobre os aspectos psicossociais da Lei Maria da Penha, iniciativa que tem demonstrado um salto qualitativo no andamento dos trabalhos.

A capacitação, realizada, em parceria com a OAB Mulher, nos dias 3 e 4 de agosto, já foi uma ação preparatória da campanha, que também terá outras programações de cunho educacional e preventivo até o dia 19, quando se encerra a Semana.

Caminhos

Um dos destaques é a capacitação voltada para diretores, orientadores, supervisores, psicólogos e equipe técnica da educação estadual, para identificar os casos da violência doméstica com reflexos no ambiente escolar. Trata-se do projeto Caminhos, que propõe mudanças de atitude e postura sobre intervenções familiares no ambiente escolar nos casos de violência doméstica contra a mulher.

"É necessária uma melhor compreensão da legislação e dos fenômenos da violência para que todos colaborem em estratégias efetivas de intervenção, sobretudo porque esses fatos exercem enorme influência no ambiente escolar, explica o coordenador de mulheres do Tribunal de Justiça”, o juiz Álvaro Kalix Ferro, coordenador da Semana da Paz em Casa no âmbito da Justiça rondoniense.

Ao todo, 50 escolas da Representação Regional da Educação de Porto Velho estarão representadas na oficina, que acontece na Emeron - Escola da Magistratura de Rondônia nos dias 16, 17 e 18. Profissionais do Núcleo Psicossocial do Juizado ministrarão a oficina como forma de conscientizar mais um segmento da sociedade sobre os direitos e garantias constitucionais das mulheres.

 No ambiente da Escola da Magistratura também acontece a exposição fotográfica "Primeiro Plano", mostra com 10 quadros retratando doze mulheres protagonistas que, com seus exemplos, contribuem para conscientização sobre o papel da mulher na sociedade moderna.

São mulheres notáveis e, ao mesmo tempo comuns, que espelham a luta diária por oportunidades iguais, pelo tratamento digno e pelo fim de qualquer tipo de violência. Por meio de suas atitudes e trajetórias se colocam em primeiro plano, justamente para lembrar que devem ser respeitadas, nos seus diferentes papéis. A exposição é uma ação afirmativa de empoderamento e valorização da mulher, que, na maioria das vezes, sofre a violência de gênero, por uma questão cultural.

Agendamentos

A Corregedoria-Geral da Justiça acompanha diariamente a realização das audiências e fornecerá relatórios de acompanhamento diários para que a sociedade se informe e combata a violência doméstica.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS