close
logorovivo2

Petrobras apresenta espetáculo Pitoresca em Porto Velho

Petrobras apresenta espetáculo Pitoresca em Porto Velho

DA REDAÇÃO

1 de Junho de 2016 às 14:26

Petrobras apresenta espetáculo Pitoresca em Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

A história do Brasil contada de forma inusitada através do espetáculo Pitoresca da Cia Nu Escuro (GO). As apresentações acontecem no Sesc Esplanada de 02 a 05 de junho com entrada é gratuita. O espetáculo tem patrocínio da Petrobras.

Uma índia velha e grávida observa a história do Brasil por mais de 400 anos. Ela presencia a formação das identidades brasileiras que foram construídas a partir dos olhares estrangeiros. Relatos de cientistas e artistas europeus, autobiografia de um africano escravizado, livros de viagens de piratas aventureiros que passaram pelo Brasil forjam um caleidoscópio quase psicodélico de olhares no alvorecer da globalização que escancaram as contradições do nosso mundo moderno.

 Texto criado a partir dos relatos e diários dos viajantes estrangeiros que visitaram o Brasil no período do século XV ao XIX, como Pero Vaz de Caminha, Auguste Saint-Hilaire, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Cuthbert Pudsey, Gentil de la Barbinais, Gardo Baquaqua, Anthony Knivet, Gobineau, Louis Agassaiz, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas das expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos “Relatórios de Província” que o Governo de Goiás encaminhava ao Imperador do Brasil no Rio de Janeiro no século XIX.

 Trilogia Goyaz

Este espetáculo faz parte da trilogia “Goyaz”, um trabalho de investigação cênica proposta pelo Cia Nu Escuro, que tem como objetivo olhar de forma crítica e poética para a formação do Estado de Goiás. Pitoresca, dirigido por Hélio Fróes, é a terceira peça dessa trilogia, que começou com Plural (2012) e depois Gato Negro (2013).  A trilogia GOYAZ também tem como proposta fortalecer e aprofundar as linhas de estudos e técnicas do grupo e sua pesquisa estética.

Cia de teatro Nu Escuro

A Cia de teatro Nu Escuro, de Goiânia, Goiás, é um grupo de atores/ encenadores que trabalham juntos desde 1996, desenvolvendo uma estética própria, que tem suas vertentes mais fortes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo pelo elenco e nas construções poéticas desenvolvidas com o teatro de animação. No ano de 2013, a Cia Nu Escuro foi contemplada com o patrocínio Petrobras de manutenção de grupo (2014-2016)

 Projeto O Iconógrafo - Petrobras

Dentro do projeto O Iconógrafo com o patrocínio da Petrobras já realizamos diversas oficinas e seminários para aprofundar as técnicas do grupo e as propostas conceituais, estéticas e éticas desta nova montagem. Realizamos a sua circulação De Dentro Do Centro que sugere uma analogia com o tema dos viajantes. Esta turnê aconteceu com os espetáculos de repertório do grupo - Plural e Gato Negro - pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul. E também lançamos a revista Expedições Cênicas. E no ano 2016 a peça Pitoresca fará outra circulação De Dentro do Centro, com pelo menos 40 apresentações pelo Brasil.

Ficha Técnica

Elenco: Adriana Brito, Eliana Santos, Izabela Nascente, Lázaro Tuim, Liomar Veloso

Direção e dramaturgia: Hélio Fróes

Colaboração na dramaturgia: Abilio Carrascal e Izabela Nascente.

Consultoria em encenação: Julio Adrião

Preparação Corporal: Luciana Caetano

Coreografia: Luciana Caetano e Duda Paiva

Workshop Viewpoints: Fernanda Pimenta

Direção de Arte e cenografia: Benedito Ferreira

Assistente de Arte: Wilma Morais

Figurino: Rita Alves

Adereços e cenotécnia: Wagner Gonzalves

Iluminação: Junior de Oliveira

Bonecos: Izabela Nascente, Guilherme Oliveira e Marcos Marrom

Máscaras: Marcos Lotufo

Orientação em manipulação de bonecos: Duda Paiva e Adriano Bittar

Músicas: Cristiane Perné, Hélio Fróes, Izabela Nascente e Rui Bordalo

Arranjos percussivos: Abilio Carrascal

Narração off: Rui Bordalo

Direção de Vídeo: Benedito Ferreira

Produção e edição de Vídeo: Maurélio Toscano (Semáforo Audiovisual)

Projeção Mapeada: Lina Lopes

Desing Gráfico: Marcos Lotufo (Oficina Cultural Geppetto)

Assessoria de Imprensa: Nádia Junqueira.

Preparação Vocal: Patrícia Mello

Fotografias: Layza Vasconcelos (Oficina de Photos)

Documentação em Vídeo: Andreia Miklos e Sérgio Valério (Fora da Lei)

Produção: Luana Otto e Bruno Garajau (Balaio Produções)

Assistentes de Produção: Valmir Filho, Danilo Viera Fernandes e Larissa Bueno.

Coordenador técnico do Projeto: Marcelo Carneiro (Arte Brasil)

Coordenação do Projeto: Lázaro Tuim e Hélio Fróes.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS