close
logorovivo2

Apenados recebem apresentação do espetáculo musical

Apenados recebem apresentação do espetáculo musical

DA REDAÇÃO

24 de Julho de 2015 às 14:18

Apenados recebem apresentação do espetáculo musical

FOTO: (Divulgação)

 Na tarde da última terça-feira (21/07), o espetáculo musical “Sons de Beira” foi apresentado na Associação Cultural de Desenvolvimento do

Apenado e Egresso (ACUDA). O evento faz parte do cronograma de apresentação do projeto “Sons de Beira”, patrocinado pelo Banco da Amazônia e Governo Federal. A apresentação aconteceu no auditório da Associação e contou com a presença de cerca de70 apenados.

Luiz Marques, presidente da ACUDA, revela que a associação visa realizar a integração entre a sociedade e o cárcere e isso também se dá por meio da cultura e da arte. “O show realiza um resgate do passado, trabalhando a sensibilidade das pessoas, as lembranças e isso faz toda diferença para as pessoas que são atendidas pela associação”, comenta Luiz Marques.

O músico, Bira Lourenço, revela que o projeto “Sons de Beira” propõe o resgate dos sons realizados na beira do rio. “Os sons apresentados foram pesquisados e retirados de dentro das comunidades ribeirinhas, dos costumes, das lavadeiras, das histórias, da madeira, do barro, da água, dos animais e estes viram temas e cenas do projeto sons de beira”, explica o percusionista.

Catatau comenta sobre a pesquisa realizada para se chegar à construção do espetáculo musical. “Realizamos pesquisa in loco, saímos de barco no período da cheia do rio madeira em busca de sons que representassem a vivencia das comunidades ribeirinhas absorvendo desde o som das águas, da cigarra, do serrote acertando a árvore até os sons agudos dos barros, entre outros”, afirma o músico.

Projeto

Sons de Beira é um espetáculo musical concebido a partir de pesquisas sonoras em ambientes beradeiros, com laboratórios e audições in loco, relatos de ribeirinhos e indígenas e obras de compositores da região. Propõe um conjunto de timbres e ritmos na construção de paisagens sonoras que estimulam sensações peculiares a esse amazônico universo, explorando as possibilidades de sons através da manipulação de objetos e instrumentos diversos no resgate de memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres, ofícios e brincadeiras.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS