close
logorovivo2

Festival Palco Giratório encerra neste final de semana com espetáculo rondoniense “As nove luas” e o internacional “Mãe Coragem

Festival Palco Giratório encerra neste final de semana com espetáculo rondoniense “As nove luas” e o internacional “Mãe Coragem

DA REDAÇÃO

27 de Setembro de 2014 às 10:02

Festival Palco Giratório encerra neste final de semana com espetáculo rondoniense “As nove luas” e o internacional “Mãe Coragem

FOTO: (Divulgação)

Está chegando ao fim o Festival Palco Giratório. Sucesso de público na capital e interior, a programação encerra trazendo como espetáculos convidados “As nove luas” da Cia de Artes Fiasco (RO) e Mãe Coragem  do Teatro a cuestas de Cuba (Cuba).

“As nove luas”

O espetáculo propõe estabelecer uma reflexão sobre a cosmologia indígena a partir da “lenda do boto” e como essa mitologia serve para justificar abusos sofridos por meninas ribeirinhas. O trabalho permite dialogar esses universos com a estética do teatro contemporâneo criado a partir de relatos reais uma encenação singular no intuito de instigar a reflexão sobre essa realidade. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.

Mãe coragem

Em 1624, durante a Guerra dos Trinta Anos, a comerciante Anna Fierling, mais conhecida como “Mãe Coragem”, atravessa as estradas da Alemanha Central, seguindo os exércitos suecos na invasão da Polônia, levando uma carroça cheia de mercadorias, e tira proveito da guerra para o seu negócio... mas ela não vai sozinha leva consigo seus três filhos, dois meninos e Katrin, sua filha muda, adolescente. Mãe Coragem vive da guerra e é destruída pela própria guerra. Ela tem relações comerciais com os soldados, vendendo alimentos, roupas, bebidas e produtos de todos os tipos. Ela encontrou na guerra uma fonte de renda, a guerra é para sua conveniência, mas ao mesmo tempo é mãe, protetora de seus filhos e afirma que a guerra não ira tocá-los, mas como viver dentro desta máquina demolidora e evitar sua própria destruição? O espetáculo mostra um discurso que se refere à tragédia humana, dentro da guerra.

Noite de gargalhadas

O início da noite desta sexta-feira foi de sorrisos. Famílias se reuniram para assistir as peripécias da Palhaça Barrica em “Barrica Poráguabaixo” (SC). A vontade de aproveitar o dia de folga para ir a praia rendeu boas gargalhadas no público que lotou o espaço do Teatro 1 do Sesc Esplanada.  A criançada interagiu o tempo inteiro dando dicas a atrapalhada Palhaça.

O espetáculo conquistou adultos e crianças, que ao final da apresentação se aglomeraram para registrar o momento e posar ao lado da Palhaça Barrica, que disse estar adorando circular pelo Brasil inteiro com através do Festival Palco Giratório. “A gente pode conhecer as paisagens todas, as pessoas. A gente pode apresentar o trabalho em vários lugares”, explica Barrica.

Programação

Data: 27/09

Espetáculo: As Nove Luas

Grupo: Cia de Artes Fiasco (RO) - Convidado

Local: Teatro 1– Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h

Classificação: 16 anos

Entrada gratuita - retirada de ingressos a partir das 19h

Data: 28/09

Espetáculo: Mãe Coragem

Grupo: Teatro a Cuestas de Cuba de Cuba (Cuba)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 – Olaria

Hora: 20h

Entrada gratuita - retirada de ingressos a partir das 19h

Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS