close
logorovivo2

Última semana do Festival Palco Giratório

Em bate papo realizado após a apresentação, Paulo Martins Fontes e Eduardo Custódio explicam que o espetáculo é fruto de uma pesquisa de dez anos sobre animação e que o objetivo é resgatar essa forma de diálogo através das brincadeiras com a utilização de

DA REDAÇÃO

23 de Setembro de 2014 às 10:57

Última semana do Festival Palco Giratório

FOTO: (Divulgação)

O mês de setembro já se tornou referência como o mês que o teatro invade Rondônia. Desde o dia 31 de agosto, o Sistema Fecomércio Rondônia, através do Sesc promove uma diversidade de espetáculos dentro do Festival Palco Giratório. A programação continua até o próximo domingo (28) e traz apresentações de dança, teatro, circo. São grupos de vários estados brasileiros que apresentam em Rondônia a variedade de talentos que o país possui.


Nesta segunda-feira dois espetáculos demonstraram a riqueza cultural de nosso país. No espaço do Tapiri – O Imaginário foi apresentado Louça Cinderella, da Cia Gente Falante (RS) em duas sessões e no Teatro 1 do Sesc Esplanada o grupo rondoniense Boi de Piranha apresentou “Boi de Piranha”.

Louça Cinderella apresenta o clássico dos irmãos Grimm de uma maneira lúdica. A Cia Gente Falante utiliza o teatro de objetos para contar a história da Gata Borralheira, um dos mais conhecidos contos de fada. A apresentação encanta a todos, pois propõe a redescoberta das brincadeiras, da utilização de objetos para representação de histórias e acionam a imaginação de crianças e adultos.

Em bate papo realizado após a apresentação, Paulo Martins Fontes e Eduardo Custódio explicam que o espetáculo é fruto de uma pesquisa de dez anos sobre animação e que o objetivo é resgatar essa forma de diálogo através das brincadeiras com a utilização de objetos.  

“Boi de Piranha” aborda a chegada do nordestino a Rondônia para extração da Borracha. O chamado “ouro branco” da Amazônia atraiu muitas famílias que se sacrificaram e não tiveram o retorno prometido. Com texto e direção de Francis Madison, os atores Eules Lycaon, Gisele Stering e Ana Paula Venâncio contam essa história de luta e emocionam a plateia, discutindo um passado recente e mostrando que os  “soldados da borracha” ainda trazem as marcas desse trabalho.

O funcionário público Mário Ganarra vem acompanhando as últimas apresentações do Festival e diz que está achando interessante pela diversidade e pela vinda de atores de outros estados. Roberto Carvalho, professor e funcionário público também aprovou. “Achei muito interessante, você assiste a vários espetáculos. É um público diversificado que está vindo todo dia. Estão tendo peças de tipos e diversas oficinas. Acho que o público artístico e o que aprecia cultura em geral está muito satisfeito com esse trabalho”.

Uma flor de dama

Hoje o Coletivo Artístico as Travestidas (CE) apresenta "Uma flor de dama". Uma noite na vida de uma travesti: momento em que entra no camarim e se prepara para fazer um show até ir às ruas prostituir-se. No fim da noite, sentada no bar tomando a última e quente cerveja, fala sobre sua vida, suas escolhas, seus amores, seus desejos, seu ódio. A vida dessa personagem, criada a partir de uma pesquisa de campo traz à cena questões como HIV, política, preconceito, e, especialmente as escolhas que a vida dos oferece (ou das quais nos priva). A classificação etária para este espetáculo é 18 anos.

Programação

Data: 23/09

Oficina: Iluminação Cênica

Grupo: Alfândega 88 (RJ)

Local: Tapiri - O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora: 09h às 12h e 14h às 17h

 

Data: 23/09

Espetáculo: Uma Flor de Dama (Teatro adulto)

Grupo: Coletivo As Travestidas (CE)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h

Duração: 50 minutos

Classificação: 18 anos

 

Data: 24/09

Espetáculo: Labirinto (Teatro adulto)

Grupo: Alfândega 88 (RJ)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

 

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS