close
logorovivo2

Prefeitura destaca a importância da Semana dos Museus

Prefeitura destaca a importância da Semana dos Museus

DA REDAÇÃO

21 de Maio de 2012 às 12:37

Prefeitura destaca a importância da Semana dos Museus

FOTO: (Divulgação)

 
A presidente da FUNCCAL, Maria Lindomar, disse que na Cacoal de ontem os índios andavam nus, tentando se comunicar e por vezes não sendo bem interpretados
 
 
José Carlos Pereira – ACPMC - A presidente da Fundação Cultural de Cacoal – FUNCCAL, professora Maria Lindomar dos Santos, destacou a importância da Semana Nacional de Museus, evento realizado no período de 14 a 20 de maio em mais de 600 municípios brasileiros com o tema Museus em um Mundo em Transformação – Novos desafios, novas inspirações.
 
Em Cacoal o evento está sendo realizado no Teatro Municipal e a prefeitura está dando destaque a uma exposição com o tema "Cacoal Ontem, Cacoal Hoje", onde estudantes de várias escolas municipais, estaduais e a comunidade em geral têm prestigiado e na noite de quinta-feira, aconteceu à mesa redonda com o tema Cacoal era assim...
 
A presidente disse que na Cacoal de ontem os índios andavam nus, tentando se comunicar e por vezes não sendo bem interpretados, ressaltando que no ano de 1974 o missionário comboniano padre Franco Vialetto abriu as portas da igreja para receber os índios acometidos por doenças que eles próprios não conheciam. Na Cacoal de ontem tivemos a construção da BR 364, fator decisivo para o desenvolvimento do Estado de Rondônia.
 
Em seu pronunciamento na abertura da mesa redonda com os pioneiros do município, Maria Lindomar disse também que o Cacoal de hoje os índios já não anda mais nus, nossos índios estudam e chega ao mestrado, como o Chicoepab Suruí, primeiro índio de Rondônia a cursar mestrado na Universidade Federal de Brasília. Ganham prêmios como o professor Joaton Suruí, ganhador do prêmio Professor Nota Dez 2008 pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola, ganham prêmios internacionais como o chefe Almir Suruí que em 2011 foi eleito uma das personalidades mais inovadoras pela Revista Fast Company, além de receber uma homenagem nos Estados Unidos onde foi contemplado com o Dia do Chefe Maior Almir Suruí.
 
"Na Cacoal de hoje os índios fazem projetos e conseguem sensibilizar autoridades nacionais e internacionais como trazer o Google para Cacoal e montar o mapeamento cultural das aldeias" concluiu a presidente da FUNCCAL.
 
Maria Lindomar lembrou os pioneiros e dedicou o evento ao pioneiro Napoleão Ferreira Vieira, funcionário público falecido na semana passada.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS