close
logorovivo2

Fest Cineamazonia 2009 destaca reportagens ambientais entre os selecionados

Fest Cineamazonia 2009 destaca reportagens ambientais entre os selecionados

DA REDAÇÃO

18 de Novembro de 2009 às 17:00

Fest Cineamazonia 2009 destaca reportagens ambientais entre os selecionados

FOTO: (Divulgação)

Das 12 produções inscritas, seis são de produtores rondonienses.                                      
 
Porto Velho – A produção rondoniense “Andanças das lendas pelo Rio Madeira”, de Dislene Sales Queiroz, é uma das que disputam o troféu Mapinguari, na categoria Vídeorreportagem Ambiental, no Fest Cineamazônia 2009. O festival acontece em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro, no Teatro Banzeiros.
 
O roteiro traz o registro feito pela jornalista Dislene Sales Queiroz na comunidade Santa Catarina, no baixo rio Madeira. Com base no livro da artista plástica Rita Queiroz, nascida no Seringal onde hoje é a comunidade, a série de três reportagens retrata a vida e crenças dos moradores da localidade.
 
Concorre na mesma categoria, a produção de Orlando Junior, de Manaus (AM), que registrou uma expedição de estudantes de oito países amazônicos, que reviveram a aventura do navegador espanhol Francisco Orellana. O roteiro pelo rio Amazonas iniciou em Quito (Equador) até Belém (Pará/Brasil).
 
Outra videorreportagem selecionada é “Taru Ande – O encontro do céu com a terra”, de Marco Altberg, do Rio de Janaeiro (RJ). A produção registra o Festival de Cultura Indígena realizado na Serra do Cipó (MG), reunindo povos indígenas de várias regiões do País.
 
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS